POESIA BRASILEIRA EM LIVROS DE ARTE,

EDIÇÕES ESPECIAIS E ALTERNATIVAS

BREVE BIBLIOGRAFIA

[em construção]

Catarina Helena Knychala & Antonio Miranda

.

Organizada a lista por SOBRENOME do autor.       Organized by Author´s SURNAME.  Organizado por el APELLIDO del autor:  

ANTOLOGIAS  e obras coletivas devem ser buscadas pelo sobrenome do organizador ou, eventualmente, pelo título da obra.

AB CD/E FGH/I J/K L M N/OPQ/RS T U/V/WX/Y/Z

.

Definição de “livro de arte” segundo Cartarina Knychala:

“como sendo o livro que, além de símbolo cultura com valores semânticos, apresenta-se como um objeto com valores artísticos tais como boa qualidade e beleza do papel, dos caracteres tipográficos e de encadernação, arquitetura e diagramação  harmoniosas e não necessariamente ilustrado; mas, se contiver ilustrações, são consideradas não só as feitas com processos manuais como a xilogravura, a gravura em metal, a litografia e a serigrafia como também fotografias artísticas e reproduções por processos fotomecânicos”.

Falta ainda definir o que seja “edição especial” e propor um conjunto de critérios para definir a inclusão ou não de títulos na bibliografia e, se possível, uma categorização por níveis de excelência a partir de tais critérios. 

Consequentemente, os títulos a seguir são provisórios, apenas ilustram um processo em formação.

Não pretende ser um inventário de obras raras nem de primeiras edições para bibliófilos. Alguns livros podem ser categorizados como raros e serem primeiras edfções, mas entraram na Bibliografia por serem de circulação mais restrita ou por serem livros de arte e/ou especiais.

Outra intenção da presente bibliografia é revelar edições fora dos grandes centros editoriais, uma geografia da criação poética mais panbrasileira do que revelam os catálogos editoriais e as livrarias.

.

NÃO INCLUIMOS obras raras em geral, salvo aquelas que podem ser consideradas como Livros de Arte,  Edições Alternativas e Edições Especiais conforme os critérios adotados nesta Bibliografia seletiva.  O mesmo se aplica às edições comerciais em geral, por mais bem impressas que sejam,  e de autores consagrados pela crítica. Pode incluir, excepcionalmente, obras que contêm o número do ISBN ou ISSN mas que são notoriamente de circulação mais dirigida, gratuita e/ou de menor possibilidade de venda em livrarias, salvo no caso das edições especiais (que costumam ser distribuídas graciosamente pelos patrocinadores, mas com exemplares também comercializados, até em larga escala). O nosso objetivo é justamente destacar obras de circulação mais restrita, menos encontráveis em livrarias e bibliotecas, e que às vezes não são enviadas à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro em cumprimento à determinação da Lei do Depósito Legal..

RESUMINDO:

 Damos um destaque especial às edições de livros de autores brasileiros traduzidos a outras línguas, lançados fora ou dentro do Brasil, desde que apresentem alguma qualidade gráfica, porque eles não entram na Biblioteca Nacional pelo Depósito Legal e precisam ser inventariados.

Incluímos editoras como a de Massao Ohno que foi pródiga no lançamento de autores e títulos, sobretudo dos “novíssimos”. As edições vão de trabalhos primorosos como a caixa com os textos de Renata Pallotini (“Livro de Sonetos” , 1961) que pode ser considerado livro de arte gráfica; passando também por edições bem ilustradas e de esmerada confecção (“EE”: edições especiais) a outras mais modestas, algumas vezes de autores desconhecidos, mas que merecem ser inventariadas na categoria de “edição alternativa” (EA) agora que bibliotecas, bibliófilos e estudiosos estão reunindo e preservando os exemplares de sua vasta ação editorial.

Também incluímos obras atuais, contemporâneas, quando merecem destaque. Inclusives edições mais comerciais, mas com projetos gráficos esmerados, como muitos títulos da Ateliê e da CosacNaif.

Estamos mais inclinados pelo sentido do acervamento do que do colecionismo, entendendo que tais edições devem ser divulgadas para atender à demanda de pesquisadores, de leitores comuns, indicando-lhe as melhores edições havidas, ou acontecendo.  Trabalho mais de bibliotecário do que de livreiro ou bibliófilo.

O universo dos livros impressos estaria composto de categorias, destacando-se as seguintes: obras raras, edições de arte, edições especiais, edições alternativas, edições comerciais.  Há elementos que diferenciam tais categorias, mas sempre há uma zona de fronteira entre elas que exige arbítrio, dependendo dos objetivos da classificação. Há casos em que um livro caberia em mais de uma categoria e exige definir em qual localizá-lo preferencialmente.

Excluimos as obras raras (salvo aquelas cujos exemplares podem ser incluídas também em outras categorias, ex. ediçloes de arte , alternativas ou especiais) e as edições comerciais, salvo quando estas últimas possam também ser entendidas como de arte ou especiais.

[página em construção] 

Esta bibliografia faz parte do tema que Catarina Helena Knychala, mestre pela Universidade de Braília, vem pesquisando desde 1978 e fará parte de um trabalho que ela pretende publicar. Trata-se, portanto, de um adiantamento, incompleto.  É autora de muitos artigos científicos e divulgativos, catálogos bibliográficos e organizadora de mostras de livros brasileiros. Autora do célebre O Livro de Arte Brasileiro (editora: Presença ano: 1983), obra que está atualizando e revisando com a intenção de publicar a 2a. edição ampliada e revisada. 

.

C

A——————————————————————————————————

ALEIXO, Ricardocéu inteiro.  Belo Horizonte, 2008.  Projeto gráfico de Flávio Vignoli, composição manual,  folhas soltas em carpeta de cartolina, 220 exemplares.  Col. A. M.  (EA)

ALLEGRO, Djalma.  Retomada. São Paulo: Massao Ohno, 1999.  243 p.  Capa: Arcangelo Ianelli: Composição, óleo s/tela.   Tiragem: 1000 exs., impressão Lis Gráfica, formato 14×21 cm. autografado.  Col. A.M. (EA)

.

ALMANDRADE – [ Livro-poema ] Trabalho singular este livro-poema de Almandrade. A palavra surge de uma linha contínua que se articula, compõe, forma-se em páginas sucessivas até revelar-se caligraficamente. Caso raro de composição visual pois efetivamente parte da imagem para sua nominação, valendo-se do movimento — o browsing, folhear —no espaço-tempo de sua revelação, pela animação/participação do “leitor”. Manuscrito, artesanal, obra de artista calígrafo gerando sua própria inscrição objetual.  Edição artesanal, completada com carimbo. Não se tem notícia do número de exemplares.   Formato … cm.   Col. A. M.  (LA/ EA) 

ALMANDRADE.  Poemas.  Salvador: edição do autor, 1988.  15 p, ilus. p&b.   Capa: “objeto 1980”, contra-capa: escultura exposta na 19ª. Bienal de São Paulo, 1987”.  Tiragem 500 exemplares.  Formato 11×21 cm.   Col. A.M. (EA)

ALMANDRADE.Poesias.  [Salvador: edição do autor, 1997.  s.p. Capa: escultura (maquete) Contra-capa: escultura “Wittgenstein e a filosofia” ferro.  Formato 15x15 cm. Edição de 500 exs. com apoio da COPENE, CONTRASTE editora gráfica, Ideadesign e AM Pré-impressão Digital.  Col. A.M. (EA)

ALMANDRADESuor noturno.  2ª, ed, Salvador: Editora Fator, 1993.   S.p.  formato 14x15 cm.  Edição de 500 exs.  Col. A.M. (EA)

.

ALMEIDA, Guilherme de.  Era uma vez...  Versos de Guilherme de Almeida.  Desenhos de John Graz.  São Paulo: Oficinas da Casa Mayença, MCMXXII [1922].  113 p. , 5 p s.n. formato 16,7×12,2 cm.   Col. Guita e José Mindlin.  (EA)

.

ALMEIDA, Guilherme deRaça.  São Paulo: Typographia Paulista de José Napoli e Comp., 1925.  42 p.  formato 14×19,2 cm. No colofão:  Fizeram-se 8 exemplares em papel Whatman numerados e assinados pelo autor.  Exemplar Whatman, no. III”. Col. Guita e José Mindlin. (EE)

.

ALMEIDA, JoséCidade do Salvador. Poema.  Salvador: s.d.  formato 14,5 x 22,5 cm.   Composto e impressão na Fundação Gonçalo Moniz. Plaquete  de 24 p., vinhetas com imagens de Salvador em cor alaranjada, sem informação sobre a autoria.  Col. A,M. (EA)

ALMEIDA, Márcio.  Paixão. Poemas de …  Oliveira, MG: Gráfica Santa Cruz, 2006. s.p. Ilus.   col.  formato 19,5x 28 cm. Capa: detalhe do medalhão central do forro da Igreja Matriz Nossa Senhora de Olveira.   Ilustradores: Carlos Alberto Leão, Êda Leite, Eliana Soares, Elizete, Heraldo Laranjo, José Eugênio de Souza, Júnia Bernardino, Maria Isabel Andrade, Sérgio Carvalho, Túlio Silva e Vanusa França Ribeiro de Barros. Patrocínio Balas Santa Rita Baptista de Almeida.  Exemplar dedicado pelo autor. Col. A.M. (EE)

ALMEIDA, Serafim Vieira de.   Anthologia de poetas sergipanos.   São Paulo: 1929.  222 p. Impresso na Tipografia Cupolo, em papel rústico, padrão da época, amarelado pelo tempo. “Esta Anthologia contem dados bio-bibliográficos acerca de 54 poetas.”  Col. A.M. (EA)

.

ALVES, [ Antonio de ] Castro. Espumas flutuantes. 4 gravuras de Santa Rosa. Rio de Janeiro: Cem Bibliófilos do Brasil, 1947. 23x31cm. 203p. Brochura. Texto composto em tipos Romano Antigo, composição bem arejada. Além das 4 águas-forte, assinadas e numeradas a lápis e protegidas por papel de seda, há mais 61 desenhos e aguadas, ilustrando cada poema. Texto e desenhos impressos em papel Imperial Japão White Plate Finish. Poemas: Ao dous de julho; Os três amores; O phantasma e a canção; O gondoleiro do amor; Pedro Ivo; Aves de arribação; O livro e a América; Hebrea; Quem dá ao pobres empresta a Deus. Exemplar no 13, impresso para Ricardo Xavier da Silveira, encadernado em couro vermelho vivo, contendo 6 desenhos e uma ponta-seca, originais, assinados pelo artista, bem como o convite para o segundo jantar de Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil. O exemplar foi comprado pela BCe da UnB à Livraria São José.  Reproduzimos acima uma das gravurfas de Santa Rosa.

.

ALVES, Antonio de CastroNavio Negreiro. Tragedia no Mar. [20 xilogravuras de]

Hansen Bahia.   Textos do poema em português e tradução para o Inglês         [tradução de Hyplitte Pujol] e o Francês [tradução de Luiz Angélico da Costa]. Composto e impresso nas oficinas do CED/Gráfica Universitária da UFBA, em outubro de 1979. Formato: x cm.  Existe uma edição anterior(1959), pela mesma editora, com gravuras do mesmo artista, mas em 4 línguas (a quarta seria o espanhol). Segundo Augusto Mascarenhas, que faz a apresentação de 1979, em comentário sobre a edição anterior, informa que a qualidade gráfica das gravuras de Hansen não é de boa qualidade, ao contrário da presente edição. Exemplar da Coleção A.M. que fez parte do acervo de Antonio Marcelino, o fundador do célebre Tempostal de Salvador.

.

ALVES [ Antônio de ] Castro.  Poesias; edição comemorativa dos 150 anos de

Antõnio de Csstro Alves. Apres. Odebrecht, Fundação Banco do Brasil, Nova

Terra Comunicações, Claudius Portugal; pref. Eduardo Portella; ensaio literário Flávio Aguiar; capa e fotografia Mario Cravo Neto.  Rio de Janeiro:Odebrecht; São Paulo: Nova Terra Comunicações; Brasília: Fundação Banco do Brasil, 1997.  279 p.  il.  26×31 cm   Col. A.M.

.

ALVES, Antonio de Castro. Vozes d´África. Ilustrações de André Côrtes.  Rio de Janeiro:  Escrita Fina, 2010.  s.p.  ilus. col. Formato …     Col. A. M.  ISBN  978-65-63248-10-7  (EE)

.

ALVIM, Francisco.  Festa.  S.l.: Janex Gráfica e Editora Ltda, 198. [10] p.  ilus. Edição bem modesta. Produção de Eudoro Augusto. Capa: Heloisa Buarque de Holanda. Diagramação: Vera Bernardes. Composição: Alvanir Lima. Produção gráfica: Marcia Zoladz e Silvia Steinberg.  autogr.  Col. A.M. (EA)

ALVIM, FranciscoPassatempo.  Rio de Janeiro: Coleção Frenesi, 1974. 82 p.  ilus.   Capa de Heloisa Buarque de Holanda. Arte final Rita Parreiras Horta. Fotogramas Aby Flaksman. Diagramação Antonio Herranz. Composto e impresso nas Oficionas da Cia. Editora Fon-Fon e Seleta. Formato 16×21,5 cm.   autogr.  Col. A. M. (EA)

ALVIM, FranciscoSol de Cegos.  Rio de Janeiro: Gráfica Olímpica Editora, 1968.  113 p.  formato  11,5×13 cm.  autogr.  Edição simples, papel com boa gramatura. Não informa a tiragem.  Col. A.M. (EA)

AMARAL,  Beatriz Helena RamosEncadeamentos.  São Paulo: Massao Ohno, 1988.   68 p.    Composição Criarte Letras. Impressão Palas Athena. Formato 15×15 cm.  N. 03 312  autografado Tiragem 500 exs.  Col. A.M. (EA)

.

AMAZAN.  Palavra de Nordestino.  Capa: Lopes.  Brasília: 1967. 92 p.   Capa: Lopes. Impresso no Cenro Gráfico do Senado Federal por indicação do Senador Humberto Lucena. Apresentação de Zé Laurentino e do Vereador João Danas.  Formato 15×22,5 cm. (EA){

==

AMOR, CANTO PRIMEIRO. Poemas de Manuel Bandeira, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Ricardo Reis, Jorge Guillén, Joaquim Cardozo, Miguel Torga, Vinicius de Moraes, Pedro Salinas e Camilo Pessanha; desenhos de Matisse. Rio de Janeiro: Alumbramento, 1968. 17x25cm, capa solta contendo 7 cadernos. Os poemas são, respectivamente: A ninfa; Não, não digas nada; O quarto em desordem; A flor que és; Salvación de la primavera; Poema do amor sem exagero; Idílio; Soneto de fidelidade; Amiga; Desce em folhedos.  Exemplar no 100 de Edson Nery da Fonseca.

AMOR, CANTO SEGUNDO. Poemas de Augusto Frederico Schmidt, Cassiano Ricardo, João Cabral de Melo Neto, Dante Milano, Jorge de Lima, Lêdo Ivo, Mário Quintana, Murilo Mendes, Paulo Mendes Campos e Péricles Eugênio da Silva Ramos; desenhos de Augusto Rodrigues. Rio de Janeiro: Alumbramento, 1976. 18x26cm, caixa e capa solta contendo 7 cadernos; tipos de caixa Garamond; impressão serigráfica da capa em papel Ingres Cover Fabriano e texto e ilustrações em papel Ingres-Fabriano. Os poemas são, respectivamente, os seguintes: Vejo a aurora surgir; Geografia amorosa; Paisagem pelo telefone; Imagem; O nome da musa; Quando a luz estender; Soneto de abril; Poema do semeador; Jandira; Balada de amor perfeito. Exemplar no 158 de Catarina Helena Knychala.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Álbum para Julieta, organizado por Carlos Drummond de Andrade. Fac-símile do álbum de dedicatórias  com desenhos e manuscritos originais, recolhidos por Carlos Drummond de Andrade, entre seus amigos, na década de 40. 18x25cm.; encadernado, inserido, juntamente com Cantar de amigos, em caixa de 26x35cm, com capa ilustrada com reproduções a cores de retratos de Carlos Drummond de Andrade e de Maria Julieta, óleo sobre tela de Cândido Portinari. Exemplar de Catarina Helena Knychala.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Amor, amores. Desenhos de Carlos Leão. Rio de Janeiro: Alumbramento, 1975. 26x35cm, caixa e capa solta contendo 9 cadernos; tipos de caixa Garamond; impressão serigráfica da capa em papel Murillo Fabriano e texto em papel Ingres Cover Fabriano. Contém os seguintes poemas: Estâncias; Campo de flores; Entre o ser e as coisas; Amar; Corporal; O quarto em desordem; Coito; Escada; Quero; Tarde de maio; Fraga e sombra; Amar e seu tempo; Ainda que mal; Declaração de amor.Exemplares examinados: no 293, com dedicatória de Carlos Drummond de Andrade para EN F e no 29, com a seguinte dedicatória na falsa folha de rosto: “No exemplar de meu caro José Mindlin: Emudece, minha canção pobre de cor. Depois de Ovídio, é pretensão falar de amor. Carlos Drummond de Andrade, Rio, 28.VI.1981.” (LA)

AMDRADE, Carlos Drummond de.  O amor natural. 16 poemas inéditos de Carlos Drummond de Andrade.  Ilustrações de Gastão de Holanda.  Rio de Janeiro 8 de setembro de 1977.  S.p. Formato 34×25 cm.   “Trata-se de uma edição dos poemas eróticos de Drmmond, que na ocasião não circulavam, e para os quais Gastão de Holanda  lhe pediu autorização para fazer dois exemplares em meu aniversário, um para mim e outro para o próprio Drummond. Este concordou com a edição, mas recusou o oferecimento de um exemplar para ele, dizendo que não era colecionador. Desta forma, este ficou sendo o único, com um verso e dedicatória de Drummond, numa edição feita em prensa manual, assinada e ilustrada por Gastão de Holanda”, informaram Guita e José Mindlin, os bibliófilos proprietários desta obra.  (LA)

ANDRADE, Carlos Drummond de.   Amor sinal estranho.  Antologia poética.  Litografia de Enrico Bianco.  Rio de Janeiro: Lithos Edições de Arte, 1984.  57 p, 4 p.s.n.  Formato  50×34,2 cm. Iniciativa de Genaro e Guilherme Rodrigues. Álbum de luxo, detalhes cuidados como papel importado para o texto, weaterprint para as 10 litografias. 30 poemas de Drummond, dos quais cinco de sua poesia erótica, trazendo ainda “José”, “Sentimento do mundo” e “No meio do caminho”. Tiragem de 100 exemplares. Notícia prévia do lançamento,  a 4 milhões de cruzeiros cada exemplar, no Jornal do Commercio, 11-11-1984 (Fred Ayres). O Jornal do Brasil anuncia, depois do lançamento, o preço de Cr$ 3 milhões cada, em 2 de maio de 1985. Ex.n. 62/100 assinado por Drummond. Col. Guita e José Mindlin.   (LA)

ANDRADE, Carlos Drummond de.. Cantar de amigos. Acompanha a edição fac-similar do Álbum para Julieta, com textos extraídos da obra do autor que fazem referência aos artistas e escritores que participaram do álbum. Rio de Janeiro: Edições Alumbramento/Livroarte Editora, 1989. 16x23cm.; 48p.

ANDRADE, Carlos Drummond de.Carmina Drummoniana. Carlos Drummond de Andrade; versão para o latim de Silva Bélkior. Rio de Janeiro: Salamandra; Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1982. Edição bilíngue. Foto de Drummond e José Olympio Pereira Filho. Diagramação, capa e vinhetas de Antônio Vaz. Volume encadernado, com sobrecapa, 21x28cm., 143p. Exemplar de Catarina Helena Knychala.

ANDRADE, Carlos Drummond de.. Ciclo. Desenhos de Reynaldo Fonseca gravados em madeira. Recife: O Gráfico Amador, 1957. 18x24cm. Brochura constituída por uma tira de papel de quase 3 metros de comprimento, formada por 4 fls emendadas, dobrada em sanfona, a primeira e última dobra encapadas em papel encorpado. O poema é impresso na dobra interna, iniciando-se os versos na página par e terminando na página ímpar. Os brancos laterais são ocupados por xilogravuras. O poema ocupa 4 páginas duplas, A capa, de Abel Accioly, é impressa em branco, com quadriculados em losango. Exemplar no 21 de Edson Nery da Fonseca. 

ANDRADE, Carlos Drummond deConfissões de Minas. São Paulo: Cosac Naif, 2011.   336 p. ilus.  ISBN 978-85-7503-783-6  Coordenação editorial de Augusto Massi e Milton Ohata. Capa (dura) de Elisa von Randow e Paulo André Chagas. Tiragem: 5000 exs.  Col. A.M. (EE)

ANDRADE, Carlos Drummond de. D. Quixote: 21 glosas. Glosas de Carlos Drummond de Andrade a 21 desenhos de Cândido Portinari, acompanhados do respectivo trecho da obra de Cervantes. Diagraphis Editora, 1973/74. Formato quadrado, grande, encadernado em tecido. Exemplar examinado: BCeUnB ART

ANDRADE, Carlos Drummond de. D. Quixote: 21 glosas. 21 desenhos de Cândido Portinari. 4.ed. Rio de Janeiro: Fontana, 1978. 36×52; 100 p.; estojo e capa solta contendo 21 desenhos a lápis de cor, de Portinari, inspirados no romance de Cervantes e acompanhados de 21 glosas de Carlos Drummond de Andrade. Exemplar no 212, de Catarina Helena Knychala.

ANDRADE, Carlos Drummond de.Drummond, frente e verso: fotobiografia de Carlos Drummond de Andrade. Seleção de textos e introdução de Salvador Monteiro e Leonel Kaz. Rio de Janeiro: Edições Alumbramento/Livroarte Editora, 1989. Encartado no estojo, um disco da Polygram com Élvius Vilela ao violão e poemas de Carlos Drummond de Andrade gravados por ele mesmo: “No meio de caminho”, “Viagem na família”, “Quadrilha”, “Confidência do itabirano” “Amor e seu tempo” e “O lutador”. 19×27, estojo ilustrado com foto de Drummond aos dois anos de idade. Contém livro encadernado, com foto de Drummond em 1927 na capa e, no miolo, poemas e fotos de Drummond, família e amigos. 18×26, 216p., 219 fotos; Exemplar de Catarina Helena Knychala.

ANDRADE, Carlos Drummond de.. Mosaico de Manuel Bandeira: 21 poemas de Carlos Drummond de Andrade. In: Bandeira a vida inteira. Textos extraídos da obra de Manuel Bandeira. Rio de Janeiro: Edições Alumbramento/Livroarte Editora, 1986. Estojo, 19x27cm., contendo um disco da Polygram “Manuel Bandeira por ele mesmo” e volume encadernado. Exemplar de Catarina Helena Knychala.

ANDRADE, Carlos Drummond de. A paixão medida. Desenhos de Emeric Marcier. Rio de Janeiro: Alumbramento; Livroarte,  1980. Vinhetas das capitulares reproduzidas de gravuras dos séculos XV e XVI; 27x38cm; caixa e capa solta contendo 8 cadernos. 94 p.; tipos de caixa de Garamond, papel Ingres-Fabriano. Exemplar no 13, de Catarina Helena Knychala.

ANDRADE, Carlos Drummond dePasseios na Ilha – Divagações sobre a vida literária e outras matérias.   São Paulo: Cosac Naif, 2011. 344 p. ilus.     ISBN 978-85-405-01009-6  Coordenação editorial de Augusto Massi e Milton Ohata. Capa (dura) de Elisa von Randow e Paulo André Chagas.  Tiragem: 5000 exs. Col. A.M. (EE)

ANDRADE, Carlos Drummond dePoema de Carlos Drumond de Andrade. Gruvuras de Milton Dacosta.  São Paulo: Julio Pacello, 1967,   “As Vênus calipígias de Milton Dacosta”.  Col. Brasiliana Itaú.  (LA)

ANDRADE, Carlos Drummond deSonêto da Buquinagem.  Rio de Janeiro: Philobiblion, 1955.  4 p.  “Poesia bibliofílica de Drummon, impressa por Manuel Segfalá, encomenda do liveiro Carlos Ribeiro em 1955, para ser distribuído no Natal, com tiragem de 100 exemplares”, informa Oto Dias Reifschneider em sua tese doutoral “A Bibliofilia no Brasil” (Brasília, FCI/UnB, 2011, p. 172) Col. Oto Dias Becker Reifschneider (LA?)

.

ANDRADE, Carlos Drummond de..A visita. Fotografias de Maureen Bisilliat.

      São Paulo, José Mindlin, 1977. Capa solta (245x340mm) ilustrada com fotografia a

4 cores da cabeça de uma bela mulher em mármore. 40p. em cadernos soltos de 2

folhas. Duas folhas de guarda em papel pardo. Título, em tipos bem grandes,

impresso em relevo na falsa folha de rosto e na folha de rosto. Números das partes

do  poema em relevo na parte inf. esq. de uma página em branco. As ilustrações são

macrofotografias de pedras mineiras, de Ouro Preto e Mariana. O papel do miolo é

Fabriano; da capa e das ilustrações, Eurokete. O tema do poema é a visita de Mário

de Andrade a Alphonsus de Guimaraens em 1919. Edição particular de 125

exemplares,      numerados de 1 a 120 e de I a V, todos assinados pelo poeta. Exemplar

examinado: no 29, de Edson Nery da Fonseca.. (LA?}

Importante: existe também uma edição fac-similar da edição original, pela Digital Gráfica Limitada, publicada para o Grupo Boston, em 1979, de 3.500 exemplares, cuja assinatura do poeta é uma reprodução impressa, embora, à primeira vista, pareça manuscrito. Col. Antonio Miranda (EE)

ANDRADE, Carlos Drummond de.Uma pedra no meio do caminho. – Biografia de um poema.  Seleção e montagem Carlos Drummond de Andrade.   Apresentação: Arnaldo Saraiva.   Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1967.  194 p.   Composto e impresso nos Estabelecimentos Gráficos Borsoi. Capa da equipe de Thompson Propaganda.  É um livro do poeta sobre a avassaladora quantidade de manifestações (“fortuna crítica”) sobre o seu polêmico poema de apenas 10 versos, alguns deles repetidos, que    causou tanta celeuma, dos que tentaram ridiculizar o poeta e dos que acabaram reconhecendo e consagrando o autor.    Surpreendente também é a tiragem (3.000 exs.? numerados).  Nem raro, nem especial, nem alternativo, muito menos livro de arte, mas fora do comum em diversos sentidos.  Col. A.M.

[ ANDRADE, Mario de] Há uma gota de sangue em cada poema     por  Mario Sobral [pseudônimo].  São Paulo: Pocal & Comp.  MCCMXVII [1917].  45 p.   formato 22,7×14,2 cm.  É o primeiro livro de Mário de Andrade, sob pseudônimo, numa tiragem muito pequena e de difícil acesso. Col. Guita e José Mindlin.   (EA)

ANDRADE, Mário de. A imagem de Mário. Fotobiografia de Mário de Andrade, textos em prosa e versos extraídos de sua obra,  fotos de Mário, amigos e família. Seleção de textos e introdução de Telê Porto Ancona Lopez. Rio de Janeiro: Edições Alumbramento/Livroarte, 1984. Sobrecapa com retratos de Mário pintados por Lasar Segall, Cândido Portinari e Anita Malfatti e fotos de Mário de frente e de perfil. Volume encadernado, 19×27, 184p. 201 ilustrações. Exemplar de Catarina Helena Knychala.

ANDRADE, Mario deLosango cáqui ou afetos militares de mistura com os porquês de eu saber alemão.  Capa de Di Cavalcanti.  São Paulo: Casa Editora A. Tisi, 1926.   s.p.  formato 17×12,5 cm. Col. Guita e José Mindlin.   (EA)

ANDRADE, Mario de.  Paulicea desvairada  por  Mario de Andrade, dezembro de 1920 a dezembro de 1921.  São Paulo: Casa Mayença, 1922;  143 p.  formato 19,3×14,2 cm.   O exemplar da Col. Guita e José Mindlin contém uma “redicatória”  do autor a Manuel Bandeira, datada de 1933, acompanhada de um poema autógrafo não incluído na edição original.  (EA)

ANDRADE, Mário dePoemas da Negra. Desenhos de Di Cavalcanti. Rio de Janeiro: Edições  Alumbramento Livroarte Editora Limitada, 1976.  59 p; ilus. Composto  em tipos de caixa de Garamond, corpo 20, foi impresso na tipografia de Luís Franco, em Bonsucesso, no Rio de Janeiro, durante os meses de janeiro a abril de 1976. Planejamento editorial e direção gráfica de Salvador Monteiro e Leonel Kaz. Desenhos especialmente feitos pra a edição por Emiliano di Cavalcanti. Impressão tipográfica dos poemas e relevos por João Duarte e José Medeiros, em papel Rafaello Fabriano. Impressão serigráfica da capa e dos desenhos por Arcindo Madeira. Papel Clássico Fabriano utilizado na capa e Ingres Cover nas folhas de guarda. Caixa executada por Mauro Bellintani.  Tiragem: 473, numerados de I a 450 e  de A-Z “destinados aos amantes da poesia e da arte gráfica”. Col. A. M.  Exemplar 421. (LA)

.

ANDRADE, Oswald de(1890-1953) Poesias reunidas O. Andrade. Um prefácio de Paulo Prado. Ilustrações de Tarsila, de Lasar Segall e do Autor, São Paulo: Edições Gaveta, 1945.  172 p. Edição de 180 exemplares em papel Buffon, numerados e assinados pelo autor (EE) de 20 exemplares em papel Méca Creme, marcados de “A” a

“T(LA), contendo cada um uma ponta-seca original de Tarsila. Contém os livros Pau Brasil (1925), Primeiro Caderno do Aluno de Poesia Oswald de Andrade (1942), Cântico dos Cânticos para Flauta e Violão (1942) e “alguns poemas menores”. Exemplar na coleção A.M. : n. 131 da Coleção de Antonio Miranda.

ANDRADE, Oswald de.  Primeiro caderno do alumno de poesia Oswald de Andrade. São Paulo: Typographia da Rua Santo Antonio no 19, 1927. p.s.n., 215x265mm. Desenhos do autor, capa da Tarsila do Amaral. Publicado em 300 exemplares, em homenagem a Julio Prestes. A Brasiliana do Itaú tem um único exemplar impresso em papel de grande qualidade, especialmente para Tarsila do Amaral. Na folha de rosto Oswald o dedica a Tarsila com um desenho no qual se ajoelha a seus pés oferecendo-lhe o livro, com a dedicatória: “À sua dedicada esposa dedica o esposo delicadamente, S. Paulo, 2 de maio de 1927. Oswald de Andrade”.  Exemplar examinado: da BCeUnB.(EA)

ANDRADE, Oswald de. Primeiro caderno do alumno de poesia Oswald de Andrade. São Paulo: Typographia da Rua Santo Antonio no 19, 1927.   p.s.n., 215x265mm. Desenhos do autor, capa da Tarsila do Amaral. Publicado em 300 exemplares, em homenagem a Julio Prestes. A Brasiliana do Itaú tem um único exemplar impresso em papel de          grande qualidade, especialmente para Tarsila do Amaral. Na folha de rosto Oswald o dedica a Tarsila com um desenho no qual se ajoelha a seus pés oferecendo-lhe o livro, com a dedicatória: “À sua dedicada esposa dedica o esposo delicadamente, S. Paulo, 2 de maio de 1927. Oswald de Andrade”.  Exemplar da BCeUnB

ANDRADE FILHO, João EvanagelistaDe Zeppelin, de gatos e de cambucás(Pavana para um cunhado morto)  Florianópolis:2006.  68 p. ilus. O poeta e ilustrador numa obra surpreendente. João Evangelista dirigiu os museus de Brasília e de Florianópolis.  Uma edição de autor, sem informação sobre sua edição, pepel, etc.  Col. A.M. (EA)

ANJOS, Augusto dos.  Yo.  Traducción de Marinalva Freire da Silva e Carlos García-Romeral Pérez.   João Pessoa, PB: Idéia, 2002.  134 p.  Col. A. M. (EA)

.

ANTUNES,  Maria Renata Ferreira.  Poezen Imazen.  Xilogravuras da autora.  São Paulo:    Ateliê Editorial, 2001.   96 p.  formato 14×21 cm. Capa dura de cartão cinza 2 mm. Milo em Vergê branco 120 g/m2. Edição de 500 exs.  Impressão Lis Gráfica.            ISBN 85-7480-088-0  Col. A.M. (EE)

ARAÚJO, Laís Corrêa deDecurso de prazo.  Ouro Preto, MG:  Tip. do Fundo de Ouro     Preto,1988.    Col. A. M. (EA) completar dados


ARAÚJO, Lais Corrêa dePé de página.  Ouro Preto, MG: Gráfica Ouro Preto, s.d.  s.p.  

 formato 15×20 cm.  Projeto gráfico Guilherme Mansur e Arlindo Diorio.  Capa de  papel artesanal Gráfica Mariana. Autógrafo da autora de 1995.  Col. A.M. (EA)

.

ARCANJO, ClauderNovenário de espinhos. Ilustrações: Fred Veras, Augusto Paiva, Lourenço, João Helder Alves Arcanjo. Mossoró, RN: Sarau das Letras, 2011.  144 p.  capa dura formato 21,5×21,5  ISBN 978-60650-2-0  Composto na fonte Swis721 Th Bt, em papel couchê fosco, e impresso na Expressão Gráfica – Fortaleza, CE.  Exemplar da Biblioteca Nacional de Brasília, doação de Aricy Curvello.  (EE)

ARMOND, Helena.   Água Forte. São Paulo:  Escrituras Editora. 1998.   s.p.  formato:   cm x   cm.   R$ 15.  c/ autpografo   

ARMOND, Helena.  Cantochão.  São Paulo: Escrituras, 2005.  80 p.  ilus. capa dura tecid e miolo Reciclato 120 g/m2. Composto em CartoriaMT, corpo 13pt. ISBN  85-7531-169-7 Editor: Raimundo Gadelha. Capa, projeto gráfico e editoração eletrônica de Vera Andrade. Impressão Prol Gráfica. Col. A.M. (EE)

ARMOND, HelenaCorredor de espera.  São Paulo: Massao Ohno, 1988.l s.p.  Composição Criarte Letras. Fotolito: Laborgraf. Impressão: Palas Athena. Formato: 13,5×20,5  Tiragem: 1000 exemplares  Col. A.M. (EE)

.

ARMOND, HelenaEnigma.  São Paulo: Escrituras,1996.  s.p Col. A.M. (EE)

ARMOND, Helena.  Falo de Fogo.  São Paulo: Escrituras, 2001.  62 p.  ilus.  Col. A.M. (EE)

ARMOND, Helena. Travessuras arte. São Paulo: Melhoramentos, 1990. 48 p.  (Série Arte e Forma)   ilus p&b   Formato 16×23 cm.   ISBN 85-06-01270-8      Col. A.M. (EE)

.

ARMOND, Helena.   Velaturas.  São Paulo: Massao Ohno Editora, 1987.  s.p.  ilus. col.  coladas

ATIK, Maria Luiza Guarnieri.  Vicente do Rego Monteiro –  um brasileiro na França.   São Paulo: Editora Makenzie, 2004.   221 p.   ilus. col.    formato 21×23 cm. Col. A.M. (EE)

ATLAS  Almanak 88. São Paulo: Kraft Comunicação, 1988

formato 44 cm x 30 cm. Ilus col.  Col. A. M.  completar dados…

AUGUSTO,  Eudoro.    O Misterioso ladrão de Tenerife /  EUDORO AUGUSTO e AFONSO HENRIQUES NETO.  Goiânia: Oriente, 1972 – 78 p.  Col. A. M. Edição limitada, obra hoje considerada escassa, de difícil obtenção mesmo em livrarias de usados.  (EA)

AUGUSTO,  Eudoro.   Carnaval… Narrações sobre 13 poemas … segundo Luiz Aquila.   São Paulo:Massao Ohno, Roswitha Kempf, Jorge de Souza Editores,  1981.   Formato 22×31 cm ilus.  col. A. M.    (EA)

.

.

ÁVILA, Affonso. o belo e o velho.  Florianópolis: editora noa noa, 1987.  49 p.

          Capa de Cleber Teixeira.  27,5 x 21 cm.   Composto e impresso

manualmente na oficina da Editora Noa Noa. Tiragem de 350 exemplares,

impressos com tipos romanos, corpo 12, sobre papela alta alvura, 120 g.

Terminou-se de imprimir em junho de 1987, na ilha de Santa Catarina.  O

autor é um dos expoentes da poesia de vanguarda no Brasil, no pós-

concretismo. A ilustração da obra é a visualidade do próprio texto. Edição

muito cobiçada por bibliófilos interessados na temática das vanguardas

verbivocovisuais. Exemplar excepcionalmente com autógrafo do autor

dedicado a A.M.

ÁVILA, Affonso.  Delírio dos cinquent’anos. Fotomontagens de Evandro Salles. Brasília: Edições Barbárie, 1984. Envelope branco (225x325mm) que se abre como um livro,  contendo 15 folhas soltas. O envelope é fechado com uma larga cinta, do mesmo papel, presa com um pequeno pedaço de papel dourado. Um retângulo alto e estreito, na capa, traz o nome do autor, o título e o nome da editora. Cada folha, com o verso em branco, contém um pequeno poema e uma fotomontagem  sangrando na borda inferior e, algumas vezes, nas laterais. Os poemas eróticos são ilustrados com colagens de fotomontagens de partes do corpo humano com alguma paisagem e uma flor. Composição com tipos da família Elzevir. Papel vergé com marca d’água. Tiragem de 350 exemplares. Exemplar examinado: de OM, ofertado pelo ilustrador e editor, Evandro Salles, filho de seu amigo, o escritor Fritz Teixeira de Salles. (LA)

AYALA, WalmirPoema. Esmaltes Renée Sasson.   Sâo Paulo: Julio Pachello, s.d.   Acondicionados em caixa revestida de pano.  Col. Banco Itaú. (LA)

AZEVEDO, CarlitoCollapsus linguae (poemas).  Rio de Janeiro: Editora LYNUX, 1991. 

59 p.  Sobrecapa e  Capa: Cecília Castro, reprodução fotográfica de manuscrito português) Projeto gráfico de Braulio Fernandes.  formato  14 x19,5 cm Impresso pela Imago Editora.   CCol. A.M. (EA)

.

.

b——————————————————————————————————-

BACELLAR, Luiz.   Sol de feira. Manaus: Editora Umberto Calderaro, 1973.

86 p.  ilus.   Capa de Getúlio Alho. Impresso com letras de cor verde.   

Composição de Carminha Bernardes e Wilma Araujo.  Montagem de Flavio

Motta, sobre lay-out do autor.  Desta edição, patrocinada pelo prefeito Frank

Abrahim Lima, foi feita uma edição especial de 155 exs., fora de comércio,

rubricados pelo autor.

BACK, Sylvio.  Eurus.  Bilingual edition. Translation by Thereza Christina Rocque

da Motta.  Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2008.   36 p.  Papel miolo Pólen Bold

90 gr. Capa, Cartão Super 6 Quartz Bulky 250 g.  Edição de 150 exs.

BACK, Sylvio.  As mulheres gozam pelo ouvido.  Gravuras de Géza Heller.  São

Paulo:           demônio negro, 2007.   79 p.   ilus.   ISBN 859039319     Editor:

Vanderley Mendonça. Revisão: Victor Del Franco. Capa com relevo na

impressão. Impressão e acabamento Bandeirantes on demand.

BACK, Sylvio.  Yndio do Brasil.  Poemas de filme.  Ouro Preto, MG: Gráfica

         Ouro Preto, 1995.  19,5 x 14,5 cm.  Projeto gráfico de Guilherme Mansur,

papel artesanal, miolo em papel Vergê classic areia 120 g/m2, cia Suzano de

Papel e Celulose. .  Não informa sobre a tiragem, mas sabe-se que se trata

de uma edição limitada, esgotadíssima.(EA)

BAIRÃO, Reynaldo.  O Primeiro dia. (Poemas em prosa).  São Paulo: Orfeu, 1950.  61 p.       Capa: d p  (Darcy Penteado ?)   Exemplar autografado pelo autor.  Col. A. M. (EA)

BALEIRO, ZecaA Vida é um souvenir made in Hong Kong. Ed. Universidade Federal de Goiás, 2010.  96 p. e mais 3 anexos (formatos variados) em caixa de acrílico, 30×22,8×2 cm.  ISBN 978-85—7274-320-4.  Concepção editorial, seleção e organização de André Barcellos, Carlos de Souza, Marid das Graças Monteiro Castro.  Concepção gráfica, edição de arte: Roger Mello.   Col. A.M. (EE)

Inclui as publicações:

A Vida é um souvenir made in Hong Kong: livro de canções. Ilustrações de Roger Mello. . Ed. Universidade Federal de Goiás, 2010.  96 p.  formato 15,5 x 21,5 cm. (Aertexpressão, 2)    capa dura

Maldição: canção. 1 tira de papel enrolada, em forma de língua (139 x 2 cm, numa caixa de remédio de 11 x 6 x 2 cm.

 — Mundo dos negócios: canção. 1 tira de papel sanfonado, 12 x 4 cm.

—  Bienal: canção.  1 livro de 88 p. ilus, 9,5 cm.

.

BANDEIRA, Manuel. Alumbramentos. Desenhos de Marcel Gromaire; fotografia de R.M. Clermond. Salvador: Edição Dinamene, 1960. 16×22, capa solta contendo 5 cadernos soltos de 10 folhas cada um; tipos Romano Antigo; papel Westwerpost.  Os poemas são os seguintes: Poemeto erótico; Ingênuo enleio; Boda espiritual; Poemeto irônico; A fina, a doce ferida; Madrigal; Hiato; Toante; Alumbramento; O silêncio; Felicidade; Caminho triste; Madrigal melancólico; Sob o céu todo estrelado; Mulheres; Teresa; Madrigal tão engraçadinho; Namorados; O impossível caminho; Canção das duas índias; A filha do rei; Jacqueline; A estrela e o anjo; Cossante; Cantar de amor; Soneto inglês no 1; Pousa a mão na minha testa; Água-forte; A estrela; Ubiquidade; Brisa; Letra para uma valsa romântica; Unidade; Arte de amar; Flor de todos os tempos; Francisca; Rosa Francisca Adelaide; Teu nome; Cântico dos cânticos; A ninfa; Ad Instar Delphini; Vita nuova; Rosa tumultuada. Exemplar no 86 de Edson Nery da Fonseca.

BANDEIRA, Manuel.  Alumbramentos. Edições Alumbramentos, 1979. (completar dados)

BANDEIRA, Manuel.  Carnaval. Edição preparada por Júlio Castañon Guimarães e

 Rachel Teixeira Valença.  Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Casa de Rui Barbosa, 1986.  96 p.  “Edição crítica comemorativa do centenário de nascimento de Manuel       Bandeira.”  Formato 10,5×185 cm.   Existe uma edição em separata, especial: “Desta edição foram tirados 100 exemplares impressos em papel Vergé branco de 85 g;m2 para o texto e Vergé creme de 180 g;m2 para a capa, numerados de 1 a 100 e assinados pelos editores.”  Obs,: só conhecemos a edição comercial. (EE)

BANDEIRA, Manuel. Título?????Desenhos de Aldemir Martins, Darel Valença, Enrico Bianco e Marcelo Grassmann. Rio de Janeiro: Edições Alumbramento, 1979. Desenho de Carlos Leão reproduzido em relevo na capa e no frontispício. Encarte com disco de vinil prensado especialmente pela Polygram contendo os poemas “Água-forte”, “Arte de amar” e “Evocação do Recife”. 36x26cm; caixa e capa solta contendo 7 cadernos, 105p.; tipos de caixa de Garamond corpo 16; papel Fabriano. Exemplar no 361 de Edson Nery da Fonseca. Exemplar no 400, de Catarina Helena Knychala.

BANDEIRA, Manuel. Bandeira a vida inteira. 21 poemas de Carlos Drummond de Andrade. Textos extraídos da obra de Manuel Bandeira. Rio de Janeiro: Edições Alumbramento/Livroarte Editora, 1986. Estojo, 19x27cm., contendo um disco da Polygram “Manuel Bandeira por ele mesmo” com os poemas “Evocação do Recife”, “Pneumotórax”, “Vou-me embora prá Pasárgada”, “Canção do vento e da minha vida” e “consoada”. Volume encadernado contendo poemas e fotos de Bandeira com amigos e a família; na capa, foto de Manuel Bandeira em 1954; 18x27cm.; 184p. 189 fotos. Exemplar de Catarina Helena Knychala.

BANDEIRA, ManuelEstrela da Manhã.  Capa de Santa Rosa.  Rio de Janeiro: 48 p, 2 p s.n.  índice. Formato 19,3×14 cm.  Contém um retrato de Bandeira, reproduzido fotograficamente de um desenho a fusain de Portinari. Tiragem de 57 exemplares numerados e assinados pelo autor, composta e impressa sob a direção de Luiz  Camillo de Oliveira Neto e Manuel Alves de Sousa.  Segundo Mindlin, Luis Camillo contava que o papel só foi suficiente para cinquenta exemplares. Exemplar n. 37 da Col. Guita e José Mindlin.  (EE)

BANDEIRA, Manuel. Estrela da tarde. Salvador: Dinamene, 1960. 15x16cm. Capa solta contendo 3 cadernos de 12, de 10 e de 12 fls, respectivamente. A capa reproduz uma xilogravura portuguesa do século XVIII, um anjo músico, impresso em ocre, que se repete na folha de rosto. Poemas: Fim da tarde; O vale; Letra para Heitor dos Prazeres; A ninfa; Ad Instar Delphini; Vita nuova; Versos para Joaquim; Variações sérias em forma de soneto; Antôni; Ad alia neliana; Homenagem a Tonegaru; Rosa tumultuada; Ponteio; Homenagem a Niomar; Azulejo; Embalo; A lua; Mal sem mudança; Sonho branco; Passeio em São Paulo; Elegia de Londres; Mascaradas; A anunciação; Acalanto para a mães que perderam o seu menino.  Exemplar no 14, assinado pelo autor, de Edson Nery da Fonseca. A imagem acima corresponde ao exemplar n. 17, da Col. Guita e José Mindlin. (LA)

BANDEIRA, Manuel.  Mafuá de Malungo. Jogos onomásticos e outros versos de circunstancia.  Barcelona: O Livro Inconsútil, 1948.  77 p.  formato  20,7x18cm.  No colofão: “Esta edição de Mafuá de Malungo, que consta de cento e dez exemplares em papel linho, foi impressa para os amigos de Manuel Bandeira por João Cabral de Melo.  Barcelona, 1948”. Edição alternativa, feita em prelo em casa do JCMN, hoje peça bem rara. Exemplar da Col. Guita e José Mindlin. (EA)

BANDEIRA, Manuel.  A Morte. São Sebastião do Rio de Janeiro, Antonio Grosso, André Wil Lième, 8 de abril de 1965.  15 p. duplas. Formato 42×28,2 cm.  Treze poemas litografados, acompanhados por sete litogravuras de João Quaglia, inspirados nos poemas e desenhos marginais de Manuel Bandeira.  Tiragem de cem exemplares numerados, mais oito. Exemplar n. 56, da Col. Guita e José Mindlin.  (LA)

BANDEIRA, Manuel; GOELDI, Oswaldo. Noite morta. Catálogo de exposição.  São Paulo: Centro Cultural da Caixa, 1995.  44 p. ilus. p&b  formato 15×21 cm.Curadoria de Nuno Ramos, Paulo Pasta e Fabio Miguez.  Edição da Casa da Imagem, Curitiba, Paraná.  Inclui capa e 15 reproduções de obras de Oswald Goeldi. Apresenta 11 poemas de Manuel Bandeira, inclusive “Noitee Morta”. Col. A.M. (EA)

BANDEIRA, Manuel. Opus 10. Água-tinta de Fayga Ostrower. Niterói: Edições Hipocampo, 1952. 16x24cm. Álbum contendo 13 cadernos de 2 folhas cada um. Composto à mão sobre papel Ingres Ecoles não guilhotinado. Os poemas são os seguintes: Boi morto; Cotovia; Tema e variações; Elegia de verão; Vozes da noite; O grilo; Poema encontrado por T. de M. no Itinerário de Pasárgada; Uma face na escuridão; Discurso em louvor da aero-moça; Saudação a Murilo Mendes; Minha gente, salvemos Ouro Preto!; Alegrias de Nossa Senhora (texto de oratório extraído do poema de uma monja Carmelita). Exemplar no 76, numerado e assinado pelo autor, de Edson Nery da Fonseca.

BANDEIRA, Manuel. Pasárgada. Gravuras em cores de Aldemir Martins. Rio de Janeiro: Cem Bibliófilos do Brasil, 1960. 24x30cm. Estojo forte deixando à mostra a lombada de uma capa solta. Uma outra capa envolve a primeira e a última folhas de cadernos soltos de 4 folhas, totalizando 80p. Os 30 poemas, escolhidos por Manuel Bandeira, foram ilustrados por Aldemir Martins com 39 gravuras a cores. Os poemas e os títulos foram impresso com tipos Grotesca Reforma Magra, sobre papel Vélin Arches com linha d’água não guilhotinado. Décima quarta publicação dos Cem Bibliófilos do Brasil, foi composta à mão e impressa em prelos manuais.  Exemplar no 13, impresso para Ricardo Xavier da Silveira, comprado pela BCE da UnB à Livraria São José.

[ BANDEIRA, Manuel] O Recife de Manuel Bandeira. Texto de Edson Nery da Fonseca. Pesquisa iconográfica de Marco Aurelio Alcântara e do Autor.  Recife: Pool Editorial  S;A., 1986.  57 p.  ilus. col.  Capa e sobrecapa, diagramação e arte final: Arlindo Soares de Oliveira. Com o patrocínio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes e da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco. Inclui, além do texto de Edson Nery da Fonseca sobre o Poeta e sua aépoca, uma “Antologia recifense” com o poemas de Manuel Bandeira sobre a cidade. Ilustrado com reproduções de cartões-postais da época. Exemplar autografado pelo autor do estudo biobibliográfico.  Col. A. M.  (EE)

.

BARAÚNA, Alberto LuizQuarenta quase sonetos e uma sextantina hexagonal para viola d´amore.  Ilustração e capa de Calasans Neto. Salvador: Edições Macunaima, 1975.  24 p.  ilus   formato irregular   ilus Edição de 300 exemplares.  Col. A. M. (EE)

BARBOSA, Orestes.  Chão de estrelas.  Poesias escolhidas de… Rio de Janeiro: J. Ozon  editor, 1965.  312 p,  ilus.  Inclui poemas, letras de músicas, textos sobre o autor, fotos e ilustrações.  Col. A.M. (EA)

BARRETO, BrasilVestígios do tempo (vinte e um poemas presentes). Rio de Janeiro: Kalamares Edições, 2003. 32 p. em formato de caderno amarrado com cordão. Formato 16×23 cm.  Composto no tipo Arial Black, impresso em offset sobre papel Couchê fosco 90 gm/m2 no miolo. Tendo sua capa impressa em serigrafia sobre papel Kraft 300 gm/m2 na oficina gráfica do SINDISPREVE.  Autografado.  Col. A.M.  (LA)

.

BARROS, Manoel de.  O Encantador de palavras.  Poemas escolhidos de Manoel de Barros. Ilustrações de Siron Franco.  Rio de Janeiro: Sociedade de Bibliófilos do Brasil, 1996. Foram tirados 150 exemplares, numerados de 1 a 150, e mais 15 exemplares de colaboradores, numerados de I a XV, com miolo em papel Strahmore da Inter Pape, todos assinados pelo poeta e pelo artista. O projeto gráfico foi de Diana Mindlin, com supervisão gráfica de Gláucia Altmann e coordenação editorial de Guilherme Rodrigues. A composição foi feita no MacIntosh em caracteres Optima, e a encadernação por Antonio da Fonseca. A cobra da página de rosto foi tirada do livro de Spix e Martius, “Voyage au Brésil (Monachii, 1825). Impresso em processo serigráfico nas oficinas da LIthos, em abril de 1997. Formato 33×25,5 cm. Acondicionado em caixa vermelha. Exemplar n. 141/150. Col. A.M.

BARROS, Manoel deMemórias inventadas para crianças.  Iluminuras de Martha Barros. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010.   32 p.  ilus. col.  capa dura  ISBN 978-85-7665-559-6 formato  21,5x 28,5 cm  Projeto gráfico de Cacau Menezes.  Composto em FreightSans. Papel couchê.  Col. A.M.  (EE)

.

BARROS, Manoel de.  Silêncios, nadas e borboletas. Uma entrevista de Manoel de Barros a Douglas Diegues.  Edição do autor. Um folheto (formato   x    ) editado pelo poeta Douglas Diegues, sem referência ao número de exemplares, circulação restrita.  

BARROSO, IvoVisitações de Alcipe.   Lisboa: Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, 1992.  40 p. ilus.  formato 14, 21 cm.  “Este livro contém dois desenhos de Mafalda Osório (actual Marqueza de Fronteira e Alorna) e quatro reproduções de retratos da 4ª. Marqueza de Alorna.”   Col. A.M. (EA)

.

BATH, SergioCantos ao minotauro. 2ª ed.  Ilus. Augusto Estellita Lins. 

         México: Imprensa Fígaro, 1966. 39 p.  Edição de 250 exs, formato 17×11,5

cm.   Col. A.M. exemplar n. 56  (EA)

BATISTA, LigiaO anjo maldito. Poesia.  Ilustrações de Fernando Odriozola. São Paulo: Massao Ohno editor, 1979.  s.p., formato  16×22,5 cm.  Edição de 1000 exs. , composição da Expressão Propaganda Ltda, impresso pela Planimpress Ltda.  Col. A.M. (EA/ee)

BAX, Petrônio.Das Águas do Espírito. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2004  completar dados…

BAX, PetrônioEspelho de Alexandra.  Ilustração do autor.  Belo Horizonte: Mazza Edições, 1999.  76 p. il. Col.   formato 21×30 cm.  Composto em tipologia Gatineau corpo 14/16,8 e impresso em papel Pólen rustic 120 g/m2 o miolo e papel Supremno 300 g/m2 a capa. Coordenação de Simone de Carvalho Bax. Diagramação e composição eletrônica de Maria Carmelita Ferreira Andrade.  Impressão e acabamento: OMEIO Oficina Mineira de Edições.  Apoio da Fundação Municipal de Cultura de Divinópolis, patrocínio de BDMG Cultural, Prefeitura de Carmópolis de Minas e Divinópolis Clube.  Col. A.M. (LA)

BAX, Petrônio.  Som de um caramujo. Belo Horizonte: Mazza Editores, 2002

.

BEÇA, Anibal.  Filhos da várzea. Programação gráfico-visual: Roberto Evangelista.  Manaus: Casa Editora Madrugada, 1984.  221 p.  24 cm.Composto e impresso nas oficinas gráficas da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas, com o apoio do Sistema Financeiro BEA.  Col. A.M.

BELL, Lindolfo.  As Annamárias. Poesia. 2ª. edição. Ilustrações: Elke Hering Bell. São Paulo: Massao Ohno, 1979.  31×22 cm Edição de 1.000 exs, Col. A.M.

BELL, Lindolfo. Convocação – poesias de Lindolfo Bell.  Capa: Guilherme de Faria. São Paulo?:  Brasil Editôra, 1965.  70 p. formato 15×21 cm Texto de apresentação por Nogueira Moutinho. Foto do poeta recitando na contracapa. autografado Col. A.M. (EA)

BESSA,Gilka.  Câmara lúcida.  Fotografias de Rosary Esteves. Goiânia: Editora UCG, 1987.  164 p.  ilus.  projeto gráfico de Rosary Esteves. Uma combinação de fotografia e poesia que as autoras denominaram “fotopoemas”.    formato….     Col. A. M.    (EE)

BEZERRA, Milania. Equilíbrio de mim. São Paulo: Massao Ohno Editor, 2000.  291 p.  s.p. Na capa a imagem da escultura O Beijo de Rodin. Inclui desenhos de Henri Matisse.   Edição de 1000 exs. a cargo de Massao Ohno e Macelo Tapia, impressa nas oficinas da Gráfica Art-Press. Formato 14×21 cm.  autografado Col. A.M. (EA)

BEZNOS, ClovisOutros poemas.  São Paulo: Massao Ohno Editor, 1973.  s.p. ilus. p&b  formato 29×31 cm. Capa planejada sobre trabalho cinético do venezuelano Jesús Soto. Ilustrações de Flávio de Carvalho. Impressão em papel Westerprint 120 gr/m2.  Planejamento gráfico de Graphic-Studio A. edição esmerada, arte gráfica.  Col. A.M.  (LA)

BILAC, Olavo. O caçador de esmeraldas. 51 Buris originais de Enrico Bianco. Rio de Janeiro: Cem Bibliófilos do Brasil, 1949. 25x32cm. 118p. Cada estrofe é ilustrada por uma das 51 gravuras. Texto composto à mão em Caslon Romano corpo vinte e impresso em prelos manuais. Exemplar no 13, impresso para Ricardo Xavier da Silveira, encadernado em couro marrom, contendo dois desenhos originais a bico de pena, assinados e datados a lápis por E. Bianco, estudos feitos para duas gravuras, e o menu do jantar de lançamento do livro. O exemplar está na Seção de Obras raras da BCe da UnB.

.

BONFIM, João Bosco Bezerra.  Chronica de D, Maria Quitéria dos Inhamuins.  Ilustrações de Côca Torquato.  Brasília: GE Editores, 2004.  S.p.  ilus. col.   31x23cm  Editor: Antonio Carlos A. Navarro. Inclui alfabeto armorial de Virgílio Maia. Projeto gráfico de Wagner Alves. Coordenação editorial de Anna Cristina de Araújo Rodrigues. Aurografado pelo autor. ISBN  85-7238-220-8 Col. A.M. (EE)

BONFIM, João Bosco BezerraUm pau-de-arara para Brasília.  Ilustrações Alexandre Teles.  São Paulo: Biruta, 2010.  s,p.  ISBN 978-85-7848-051-6   Projeto gráfico: Casa Rex.   Col. A.M. (EE)

BONVICINO, RégisMás companhias. Poesia 1983-1986.  São Paulo: Editora Olavobrás, 1987.   s.p.   formato 12,5×21 cm.  Editores: Macelo Tápia, Luis Dohlnikoff.  Capa e assessoria editorial: Marcelo Tápia. Composto em tipo garamond na Linoart.  Inclui 5 ilustrações (“botânica nonsnse”) de Edward Lear (1812-1888) ao final do livro.  Col. A.M. (EA)

.

.

BOPP, Raul.  Cobra Norato (nheengatu da margem esquerda do Amazonas).  Xilogravuras de Oswald Goeldi. 36 p.  Formato 34,5 x 27,5 cm.  Rio de Janeiro: Mestre Armindo Di Mônaco, 1937.   Exemplar “A” de um total de 130 cópias, apresenta uma gravura adicional assinada por Goeldi.  Col. Banco Itaú. O ex. de no. 100 faz parte da Col. Guita e José Mindlin, cujos proprietários informam tratar-se de uma edição de 150 exemplares. Outra divergência: Guita e José Mindlin informam não aparecer o nome do editor (“[s.l.p.: s.c.p.]” enquanto o curador da Col. do Itaú dá o Mestre Di Mônaco como sendo o editor.   (LA)

BORGES, Celso.  Belle époque.  s.l.: Pitomba G, 2011?  s.p. ilus. Inclui CD Quase. ISBN 978-85-905917-2-6   Col. A.M. (EE)

BORGES, Celso.  Música.  Curitiba: Editora Medusa, 2005. Com um CD musical

ISBN 859059171-9 – Col. A.M. (EE)

BORGES, Celso.   vinte e um: poemas de celso Borges.   São Paulo: A.C.B. Araujo, 2000.  Col. A.M. (EA)

.

BORGES FILHO, Afonso.Bandeiras no varal. Belo Horizonte: Edições Paper, 1983. (poema-plaquete). Capa de Siron Franco, executada em serigrafia por Jimmy Mercy e Marlette Menezes. “Trata-se de uma extensão dos trabalhos iniciados no 16o Festival de Inverno de Diamantina na oficina de textos de Ronald Claver. O poema foi musicado por Caio Gracco, da Fundação da Educação, e uma mini-orquestra acompanhará a peça, que será falada pelo teatrólogo Bernardo Mata-Machado.” (O Estado de Minas, 6-12-1983)

BOSSI, CecíliaRio de Tempo.  Sonetos.  São Paulo: Massao Ohno editor, 1995.  79 p. ilus. p&b  Capa : óleo de Alvar Aalto, sem título. y Inclui ilustrações de Picasso e outros sem idenficação de autoria.  autografado.  Inclui também, ao final, uma fortuna crítica e relação de livros da autora, além de uma orelha com apresentação do crítico Fausto Cunha e foto da autora. Tiragem de de 1000 exs. impressos pela Gráfica Digital, formato 15×21,5 cm.  Ex. autografado.  Col. AS.M. (EA)

BRANCO, JoaquimConcreções da Fala.  Cataguases, MG: Edição do Autor, 1969.   s.p.  formato 16,5×23,5 cm. Tiragem: 1000 exs.  Inclui poemas discursivos e visuais. Inclui ilustrações, uma delas — “mundo de édipo” — montagem fotográfica de Flávio Almada.  autografado.  Col. A.M. (EA)

BRANCO, JoaquimConsumito. poemas & processos.  Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1975.   s.p.  Capa: Sebastião Nunes. formato 16×22 cm. autografado.    Col. A.M. (EA)

BRANCO, JoaquimLaser para Lazer (poemas experimentais). Rio de Janeiro: Edições Totem, 1984. s.p. ilus. p&b  Capa: José Lucas Ferraz. Orelha por Jair Ferreira dos Santos.  Na contracapa estapa opiniões de poetas e críticos sobre a obra do poeta. formato 15,5×23 cm. Inclui poemas visuais e arte postal. Col. A.M. (EA)

BRANDÃO, JoséExílio.  Capa e ilustrações de Carlos Daniel.  São Paulo: Massao Ohno  – M. Lydia Pires e Albuquerque editores, 2011.  87 p. ilus. p&b  Edição de 1000 exs, impresso na Gráfica Parma, formato 14 xx21 cm.  Col. A.M. (EA)

BRANDÃO, Luis AlbertoChuva de letras.  São Paulo: Scipione, 2008.  224 p.  ilus.    (Escrita contemporânea)   Composto em Ocean Sans e Berkerley e impresso sobre papel Paperfect 104 g/m2. Formato 18×22 cm  Capa com elementos em relevo e verniz prateado sobre as letras. Edição esmerada, com “orelhas” nas dimensões da capa. Arte verbal nas ilustsrações compostas por letras e signos.  Col. A. M.  (EE)

BRASIL, Cacau. O mistério o tempo em poesias.  Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2008. Ilus. col.  Formato 21×28 cm   Poemas visuais, imagens coloridas. Obra de arte gráfica.  Editora: Albanisa Lucia Duminar Pontes. Coordenação de design gráfico: Deglaucy Jorge Teixeira. Editoração eletrônica: Suzana Paz. Fotografias: Gentil Barreira., tratadas por Reginaldo Marinho. Composto na fonte King, corpo 12/14. O miolo foi impresso em papel couché 150 g/m2 e a capa dura em papel color plus Oxford az metal 250g/m2. Impresso na gráfica Santa Marta. (LA)

BREVE ROMANCEIRO DO NATAL no ano de mil novecentos e setenta e dois do

nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.   Salvador: Editora Beneditina Ltda,             1972.   ilus. col. s.p. Títulos dos poemas e número românicos impresso em vermelho nas páginas do miolo. Inclui poemas de Adelmo Oliveira, Antonio Brasileiro, Carlos Cunha, Carvalho Filho, Cid Seixas Fraga Filho, Fernando Batinga de Mendonça, Florisvaldo Mattos, Godofredo Filho, Humberto Fialho Guedes, Ildázio Tavares, José de Oliveira Falcón, Maria da Conceição Paranhos, Mariano Costa Rego, O.S.B., Ruy Espinheira Filho e Wilson Rocha.   Diagramado, composto e impresso nas Oficinas Gráficas sob a direção técnica de Abilio Cândido de Jesus. As ilustrações retiradas de antigos manuscritos do século XVIII do Mosteiro de São Bento da Bahia, foram impressas em off-set pela Bureau Gráfica Editora Ltda. Exemplar autografado por Florisvaldo Mattos e por Ruy Espinheira Filho. Col. A.M. (LA)

.

BRITO, Mario da SilvaUniverso de Mario da Silva Brito. São Paulo: Edameris, 1961.   s.p,  formato 22,5×31,5 cm.  “prêmio de poesia Francisco de paula ferriol instituído pela revista juca mulato  Itapira 1961”.  Diagramação e capa: Hermelindo Fiaminghi e Décio Pignatari.  Retrato: Thomaz Carlini. Linotipia: Antônio Carlini.  Paginação: Gustavo Martins de Almeida.  Impressão Anésio Spachi e Rubens Andrfade. Acabamento: Bártolo Gioia. Execução: Oficinas Gráficas da Editõra das Américas.  Não especifica a tiragem, mas é provável que tenha sido de 1.000 exs.  Col. A. M. ex. n. 00862  (EE)

BROUHAHA – vozes da cultura potiguar  – publicação bimestral da Prefeitura Municipal de Natal (Rio Grande do Norte, Brasil).  74 p ilus. Páginas ilustradas com poemas, textos e fotos do poetas. Ilus. col.  e o fascículo em formato de folio dobrado, dentro da edição: Número monográfico sobre o POEMA PROCESSO, 2007. Inclui o Suplemento integrante da 10ª. edição da revista BROUHAHA. Projeto 40: antologia de poemas processo.  1967. Inclui Wlademir Dias-Pino, Falves Alves, Álvaro de Sá, etc.  Col. A.M. (EE)

.

BUSS, Alcides.  Natural. Afetivo. Frágil.  Ilus. Rodrigo de Haro.  Florianópolis: Editora  Athanor,  1992.  (Série Poetas Brasileiros) Inclui 3 livros em um envelope de cartão. Col. A. M. (EE)

C——————————————————————————————————

CACAU em prosa e verso.  Organização de Hélio Pólvora e Telmo Padilha. 

         S.l.: edições antares, s.d.  capa dura, sobre capa.  Composto por

Programação Visual Ltda, impresso por Europa Gráfica Editora Ltda e

encadernado por Art Agendas Ltda e fotolitos no Estúdio Gráfico

Reprolito Ltda.  Col. A.M.

Inclui prosa e poesia.  Ilustrações a cores de diversos artistas. Textos

em português e inglês.

CADAXA, A. B. Mendes. A romança da ribeirinha.  Nova Friburgo, RJ: Ars Fluminensis, 1999.    16 p. (Série Cordel 3)  capa de Erivaldo Ferreira da Silva, sobre cartão, Formato 15,5×10 cm.  Não informa a tiragem da edição.   Armindo Branco Mendes Cadaxa (S.Paulo, 1917- ) é um poeta erudito, conhecedor da poesia ibérica clássica (culterana) e também a de extração popular do Século de Ouro, que vai à nossa poesia de cordel a partir de suas origens. Impressão da WH Imagem Comunicação, de Nova Friburgo, RJ, supervisão técnica de Welber Holtz e arte finla de Márcia Cidade.  Col. A.M.  (EA)

CADAXA, A. B. Mendes. A romança do cavaleiro e da moura.  Nova Friburgo, RJ: Ars Fluminensis, 1999.    8 p. Série Cordel 2)  capa de Erivaldo Ferreira da Silva, sobre cartão, Formato 15,5×10 cm.  Não informa a tiragem da edição.   Armindo Branco Mendes Cadaxa (S.Paulo, 1917- ) é um poeta erudito, conhecedor da poesia ibérica clássica (culterana) e também a de extração popular do Século de Ouro, que vai à nossa poesia de cordel a partir de suas origens. Impressão da WH Imagem Comunicação, de Nova Friburgo, RJ, supervisão técnica de Welber Holtz e arte finla de Márcia Cidade.  Col. A.M.  (EA)

CADAXA, A. B. Mendes. A viúva e o moço da corte.  Nova Friburgo, RJ: Ars Fluminensis, 1999.    8 p. (Série Cordel 1)  capa de Erivaldo Ferreira da Silva, sobre cartão, Formato 15,5×10 cm.  Não informa a tiragem da edição.   Armindo Branco Mendes Cadaxa (S.Paulo, 1917- ) é um poeta erudito, conhecedor da poesia ibérica clássica (culterana) e também a de extração popular do Século de Ouro, que vai à nossa poesia de cordel a partir de suas origens. Impressão da WH Imagem Comunicação, de Nova Friburgo, RJ, supervisão técnica de Welber Holtz e arte finla de Márcia Cidade.  Col. A.M.  (EA)

CAIAFA, JaniceEstúdio.  Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.  82 p.  Produção editorial: Debora Fleck, Isadora Travassos, Marília García, Valeska de Aguirre. Editora assistente: Larissa Salomé.  Diagramação: Tui Vilaça. Capa: Vladmir Freire. Impresso sobre papel Pólen Bold 90 g/m2 (miolo) e Marrakech Mostarda 120 g;m2 (capa), na Imprint Express Gráfica e Editora. Capa dura  costurada com linha mediante três furos e fitas para fazer o laço fechando o livro.  Edição simples, mas bem feita. Col. A.M. (EE)

.

CALIXTO, Fabiano. Fábrica.  Santo André, SP: Alpharrabio Edições, 2000.  64 p. (Col. abc Letras) formato 14×21 cm. Composto em Times New Roman. Impresso pela Bartira Gráfaica e Editora S/A, em papel Pólen Soft 80 g/m2.  Projeto gráfico: Luzia Maninha Teles Veras.  Editoração eletrônica: Fabricando Idéias.  Capa:Isabela Agrela Teles Veras.  Fotografia: Leonardo Colosso.

CALIXTO, Fabiano; MANTOVANI, Kleber; MELO, Tardo de. Um mundo só para cada par.  Santo André, SP: Alpharrabio Edições, 2001.  40 p. ISBN 85-88014-09-2 – formato 11×20 cm.   Composto em cg omega por Fabricando Idéias, e impresso por Linear B em papel pólen, 120 g/m2.  Não informa o número de exemplares, mas inclui uma lista de 20 pessoas que adquiriram, cada, seu “exemplar do patrocinador”.  Col. A. M. (EA)

.

CAMARGO, Sergio.  preciosas coisas vãs fundamentais.  Escritos de Sergio Camargo /organizados por Maria Camargo e Iole de Freitas.  São Paulo: BEI Comunicação,     2010.  245 p.  ilus  formato   x   cm.  Projeto gráfico e diagramação: Rara DiasPublicado pelo BEI –Instituto de Arte Contemporânea. Impressa pela Ipsis em dezembro de 2010.  Capa dura.  Livro de arte, edição primorosa.  

.

CAMARGOS, MarciaMusa Impassível. A poetisa Francisca Júlia no cinzel de Victor Brecheret.  São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: EMURB, 2007.  132 p.  ilus. col. formato 18×27 cm. Tipologia Chaparral Pro, Módula, Bodni, Franklin Gothic.  Papel miolo Couché fosco 120 g/m2. Tiragem de 1500 exs.  Coordenação de pesquisa, seleção e pré-edição de imagens: Vlademir Sachetta/Companhia de Memória. Pesquisa ®: Maria José Álvares de Azevedo Macedo. Reprodução fotográfica (RJ): Jaime Acioli.  Projeto gráfico e capa: Guen Yokoyama. Tratamento de imagens: Tiago Cheregati e Carlos Leandro Alves Branco.  Revisão de texto: Amancio do Vale. Col. A. M. (EE)

CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, HaroldoDe Noigandres I.  Prólogo y Selección de Hilda Scarabôtolo de Codima.  Trad. de  Antonio Cisneros.  Lima: Centro de Estudios Brasileños, 1983.  78 p.  (Tierra  Brasileña – Poesía)  formato 10×19,5 cm.  Col. A.M. (EA)

CAMPOS, Augusto de. Expoemas. Álbum (32x45cm) contendo treze poemas-posters em serigrafia feitos por Osmar Guedes. Tiragem de 300 exemplares, Lançamento na livraria Brasiliense, São Paulo, em 12-12-1985. Notícia do lançamento, na Livraria Brasiliense, em O Estado de S. Paulo, 12-12-1985. Col. A.M.(LA)

CAMPOS, Augusto de.Objetos: serigrafias originais, de  Julio Plaza. São Paulo: Edição Julio Pacello; César, 1969. 10 serigrafias  originais em cores, assinadas e numeradas pelo artista espanhol: ocupam página dupla, com cortes e dobras, em formas geométrica tridimensionais. O poema-objeto está escrito em diversos planos, proporcionado diferentes significados na leitura. Cinco volumes em cores diferentes, inseridos em um estojo azul. Tiragem de 136 exemplares. Exemplar examinado:  de JM. Exemplar de número A na coleção Brasiliana Itaú;  (LA)

Julio Plaza publicou em 1969 o livro OBJETOS: folhas de papel superpostas, com cortes e dobras, projetando formas tridimensionais de formação geométrica. Augusto de Campos, convidado para escrever uma apresentação da obra, criou em co-criação o prmeiro “poemóbile”, um poema-objeto, com palavras inscritas em diversos planos, criando múltiplos significados na “leitura”.  Daí começou uma parceria criativa que levou à 1ª. ed. de POEMÓBILES, em 1974, com 12 poemas, com tiragem de 1000 exemplares. Surge uma 2ª. edição, pelaq Brasiliense, e uma terceira, em 2010. São objetos gráficos com poesia visual muito disputados por colecionadores, principalmente as duas primeiras edições.

.

CAMPOS, Augusto; PLAZA, Julio.    Poemobiles.  2 ed.  São Paulo: Brasiliense,

1984.   Formato 21,5 x 19 x 4,3 cm.  Col. A. M.

  Poemobiles.  3 ed.  São Paulo: Annablume,

2010.  (Selo Demônio Negro) 12 poemóbiles em caixa de papelão.  Col. A. M.  

 

CAMPOS, Augusto de. Poetamenos  ( 1953-1973.  São Paulo: edições invenção,  1973.  s.p. 10 textos concretistas impressos em cores sobre cartolina, proteção de cartolina de gramatura igualmente espessa. Reproduz poemas que circularam previamente em Noigandres.  Col. A. M.  (EE)

.

CAMPOS, Augusto; CAMPOS, Haroldo. A originalidade do poeta. Memorandum. São Luis, MA: Departamento de Cultura do Estado, 1966. 59 p.  ilus. p&b  formato   x  cm.  Edição fora de mercado, esgotada, que inclui a biobibliografia do poeta maranhense SOUSÂNDRADE (Joaquim de Sousa Andrade,1833 – 1902)  e sobre o autor, e fortuna crítica, além de uma antologia de poemas do Autor. Obra pioneira no processo de reconhecimento da obra do poeta maranhense. Col. A.M.    (EA)

CAMPOS, Augusto; CAMPOS, Haroldo de; PÍGNATARI, DécioGaláxia concreta. Org.  Gonzalo Aguilar.   México, DF: Universidad Iberoamericana / Artes de México, 1999. 307 p. (Colección Poesia y Poética)  papel couchê.  ISBN  9680859-356-7. Formato 21,5×26 cm. Diseño de la ediión de Maneual Torres Ibarra con los cuidados de Ernesto Hernández Busto. Dirección de la colección: Hugo Gala. Uma antologia de poemas dos poetas concretistas brasileiros e textos sobre os autores e sua poesia.

.

CAMPOS, Fernando Coninome  uma fábula    Xilogravuras de Newon Cavalcanti. Rio de Janeiro: Atelier de Arte, 1971. Ilus. formato 23×28 cm.  Tiragem: 250 exemplares, numerados de 1 a 250, sendo os 49 primeiros subscritos. Xilogravuras impressas diretamente do taco de madeira.  Col. A. M.  Exemplar n. 146 com autógrafos do poeta e ilustrador.  (LA)

.

CAMPOS, Francisco.  Cyclo de Helena.  Rio de Janeiro?: Officinas da Imprensa Nacional,  1932.  50 p. Títulos dos poemas impressos em marrom e os textos em preto.  27,5×20 cm. Edição de 150 exemplares, ex. autografado.   Col. A.M.  

CAMPOS, Geir. Arquipélado. Desenho de Santa Rosa. Niterói: Edições Hipocampo, 1952. 16x24cm. Álbum contendo 11 cadernos soltos de 2 fl. cada um. O 1º caderno contém uma folha solta com desenho impresso em preto, assinado a lápis  por Santa Rosa. Composto à mão em tipos Romano Moderno. Poemas: Arquipélago; Elegia; Limiar; Embarcação; Mosca; Besouro; Mosca azul; Caracol; Natureza morte; Aula; Fogueira; Dançarina; Outono; Relógio; Ampulheta; Adolescência; Canção de Suicida; Goteira; Estátua; Retorno; O gago; Marcial; Máscara; O mudo; Moto perpétuo; Poema; Viagem; Construção; Outono; Mosaico; Manequim; Canção: Brasão; O sino.  Exemplar no 18, numerado e assinado por Geir Campos, pertencente a Edson Nery da Fonseca.

CAMPOS, Haroldo.  O elogio do xilo.  Ilustrado poro Mania Bonomi.  São Paulo: Mestre impressor José Carlos Paulo, 1994.  “Uma obra prima do livro ilustrado contemporâneo.  Col. Brasiliana Itaú.  (LA)

CAMPOS, Haroldo de.  Finismundo – a última viagem.  Ouro Preto, 

         MG: Tipografia do Fundo de Ouro Preto, 1990.  [18 p.]  

Edição de 733 exemplares impressa pela Gráfica Ouro Preto em tipos 

móveis garamond corpo 12 sobre papel vergé e classic 120 g. Projeto 

gráfico e capa: Guilherme Mansur, inverno 1990.  Col. A.M.

CAMPOS, Haroldo.  Yugen (Cuaderno Japonés)   Traducción y nota epiganal de Andrés  Sáncez Robayma.  La Laguna, Canarias: SYntaxis, 1993  Edição comemorativa do     décimo aniversário da revista Syntaxis.  Formato 12,5×19 cm.   Col. A.M.  (EA)

CAMPOS, Haroldo de; MANSUR, Guilherme. Gatimanhas & Felinuras.  Colaborações especiais de Paul Klee, Christopher Middleton, Kurt Sxhwitter.  Ouro Preto, MG: Katze Caderno nonada, 1994.  33 p.  ilus. p&b  Formato 15,5,21,5 cm. Impresso na Gráfica Ouro Preto autógrafo de Guilherme Mansur. Edição com caderno grampeado, mas de boa qualidade.  Col. A. M. (EA)

CAMPOS, Paulo Mendes. A palavra escrita. Ponta-seca de Athos Bulcão. Niterói: Edições Hipocampo, 1951. 16x24cm. Álbum contendo 14 cadernos soltos de 2 folhas cada um, em papel Ingres Ecoles.  Poemas: Neste soneto; Marinha; No verão; A festa; Brasão; Sentimento do tempo; Três coisas; O tempo; tempo-eternidade; Soneto de paz; It’s better tobe happy  (apenas o título em inglês); A uma bailarina; Despede seu pudor; Renascimento; Poema de dezembro; Poema indivisível; Domingo em Paris; Um poeta no mundo; Um dia de homem; Amor condusse noi ad una morte (poema em português); Rural; Amorte; Em noite tropical; O suicida; Os lados; Sonho de uma infância; Translúcido; Hino à vida; Em Belo-Horizonte; Poema de Paris; O bêbado; A pantera; Canção romântica; Cântico a Deus; O homem da cidade; O visionário. Exemplar no 47, de Edson Nery da Fonseca. 

[ CAMPOS, Paulo Mendes ] DJANIRA últimas pinturas e gravuras. Paulo Mendes Campos poemas. Apresentação – Flávio de Aquino.  Rio de Janeiro: Editora Fontana, 1980.   60 p + 3 gravuras +  8 reproduções  em cores de pinturas de Djanira,  Coordenação do projeto: Ferdinando Bastos de Souza.  Planejamento editorial: Edson Avellar da Silva. Planejamento gráfico/produção: Álvaro Fonseca Moreira.  Edição especialmente preparada para o Banco do Brasil. Foram impressos 1000 exs, e de A-T impressos pelo autor Paulo Mendes Campos. Exemplar n. 0093, assinado pelo autor, na  Col. A;M. (LA)

.

CAMPOS, Sérgio.A cúpula e o rumor. Nova Friburgo, RJ: Mundo Manual

         Edições,  1992. 55 p.  Ex. n. 187 de uma edição de 300 exs. Impresso em

Juiz de Fora, Zas Gráfica e editora. Formato… Coleção A. M.

.

CAMPOS, Sérgio. As Iras do DiaNova Friburgo, RJ: Mundo Manual Edições, 1990.   55 p.  Ex. n. 355 de uma edição de 500 exs.  Impresso em Juiz de Fora, Zas Grfica e editora.   Col. A. M.  (EA)

.

CAMPOS, Sérgio. Mar anterior. Poesia selecionada e revista  1984/94. . Nova Friburgo, RJ:  Mundo Manual Edições,  1994.  146 p  Capa: Pedro Bahiense.  Composição e impressão: Zás Gráfica e Editora. Edição de 200 exemplares. Autografado.  Col. A. M.  (EA)

.

CAMPOS, Sérgio. Leitura de cinzas. Nova Friburgo, RJ:  Mundo Manual Edições,  1993.  44 p.   Capa: Cláudio Pedro Alves, aquarela.   Exemplar n. 032 de uma edição de 300  exs.  Col. A. M.  (EA)

.

CAMPOS, Sérgio. Móbiles de sal. Nova Friburgo, RJ: Mundo Manual Edições, 1991.   65 p. Ex. n. 260 de uma edição de 500 exs.  Impresso em Juiz de Fora, Zas Grfica e editora.  Col. A. M.  (EA)

.

CAMPOS, Sérgio. Nativa idade. Nova Friburgo, RJ: Mundo Manual Edições, 1990. 

49 p.  Composição e impressão: Zás Gráfica e Editora.  Edição de 500 exemplares.

Col. A.M.  (EA)

.

CAÓ, José.  Poesias. Ilustrações e letras de Fayga Ostrower.  Rio de Janeiro:

         Editora A       Noite, 1951.  147 p.  ilus.    Col. A. M.

CAPINAN, José CarlosBalança mas hai-kai.  Salvador: Editora BDA-Bahia, 1995.  88 p.  formato  11×21 cm.  Col. A.M. (EA) 

CARDOSO, LúcioPoesia completa. Edição crítica [de] Ésio Macedo Ribeiro.  São Paulo:  Editora da Universidade de São Paulo, 2011.  1120 p. ilus. formato 15,5×22,5 cm.  Inclui fac-símiles de manuscritos com poemas com a caligrafia do autor e também datilogrfafados em reproduções a cores.  Design e editoração eletrônica de Negrito Produção Editorial. Impresso o miolo  em papel Chamois Fine Dunas 80 g/m2. Tiragem de 1000 exs. capa dura e acabamento da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.  Belíssima e bem cuidada edição. Col. A.M. (EE)

.

CARDOSO, Paulo.  A Pedra dos oráculos. A Capa e ilustrações de Cavani Rosas.

Recife: Editora COMUNICARTE. 1996.  57 p.  ilus. p&b  Editoração Lourdes Duarte.  formato 15×21,5 cm.  Col. A.M. (EE)

.

CARDOZO, Joaquim. Os anjos e os demônios de Deus.Serigrafias de Fayga Ostrower. Rio de Janeiro: Diagraphis, 1973. 108 p., 3 p.s.n. Formato 31,5×31,5 cm. Tiragem de XXV exemplares. Exemplar examinado: no II, Joaquim Cardozo e Fayga Ostrower, acompanhado de uma suíte de 8 serigrafias, prova de artista, dentro de um envelope pardo. Col. Guita e José Mindlin. (LA)

.

CARMINATTI, Beto.   Espelho Selvagem.   fotos e criação de Cristiane Lemos.  Curitiba: Ed.  do Autor, 2000.  72 p. ilus. Editoração eletrônica Maik Igoan Tigrinho.    Impresso pela Editora gráfica Milaret Ltda, foltolitagem Curitiba Fotolito. O papel do miolo é couchê 150 gr e o da capa papel supremo 300 gr.  Formato  25,5 x 17,5 cm.  Beto Carminatti é diretor de cinema videomaker.

.

CARVALHO, Francisco.   Projeto de cordel para o poeta maldito José Alcides Pinto.  Capa e ilustrações de Audifax (1991).  Fortaleza?: s.d., s.ed.   16 p. Impresso no          formato (15×11 cm, como folheto de cordel, capa azulada, edição rústica com o texto do poeta Francisco Carvalho para o poeta José Alcides Pinto.  Col. A.M.

CARVALHO,  Francisco. Quadrante solar. Poesia.   Capa: José Moraes.  São Paulo:  L R         Editores, 1982.    “Prêmio Bienal Nestlê de Literatura Brasileira”.   formato:  22,5×30 cm.    Col. A.M.  (EE)

CARVALHO, Ronald de. Epigramas irônicos e sentimentais. Il de Correia Dias. Rio de Janeiro: Typografia do Annuario do Brasil; Lisboa: Seara Nova; Porto: Renascença Portuguesa, 1922.  Brochura costurada e colada, 17x23cm. 112p. + 2ff s.n. Poemas: Inscripção; Canção da vida quotidiana; Noturno sentimental; … Tiragem de 700 exemplares sobre papel de linho do Prado, sendo 600, numerados de 1 a 600,  e 100 fora do mercado. Exemplares examinados: no 362, de Homero Pires, e no 0, dedicado a Agrippino Grieco, ambos comprados pela BCe da UnB. 

―.―.―. 2.ed. Typografia do Annuario do Brasil, 1925. Brochura costurada e colada, 13×19, 222p. Tiragem de 31 ex., em separata, sendo1 em papel Hollanda Imperial, 10 em Vergé de Londres e 20 em Especial Bouffon Alemão, numerados de I a XXXI. Exemplar examinado: no V, dedicado a Agrippino Grieco, comprado pela BCe da UnB.

CARVALHO, Ronald de.Luz gloriosa. Edição particular impressa nas oficinas gráficas da Casa Crès et Cie., Paris, em 1913. Brochura (18×24) costurada e colada, com a 1ª folha do 1º caderno de duas folhas encapada com papel Normandy Vellum-France. Contém 17 cadernos de 4 folhas numerados de 1 a 17.  Cada parte em que se divide o livro contém uma página de título com o verso em branco e todos os poemas se iniciam em página.  Ipresso em preto e vermelho com tipos fantasia da época. Tiragem não declarada. Exemplar examinado: de Agrippino Grieco comprado pela BCe da UnB..

CARVALHO, Ronald de.  Jogos pueris. 13 guaches de Nicola de Garo. Rio de Janeiro: 1926. 18x26cm. Brochura costurada e colada, com 2 cadernos de 8 fls e 2 de 4 fls, 24p. n/n. Poemas: O canto que me ensinaste; Hokusai; O mercado de prata, de ouro e de esmeralda; Meio dia; Inscripção para o corpo de uma mulher virgem; Anthropomorphismo; Jogos do tempo; Match; Rio de Janeiro; Épura. Exemplar no XXVI, de Rubens Borba de Moraes, comprado por José Mindlin junto com sua coleção. Exemplar no XXX, de Agripino Grieco, comprado pela BCe da UnB. Exemplar no XVI de Rubens Borba de Moraes.

RONALD DE CARVALHO

No final de 2002, uma edição fac-similar foi feita na Imprensa Oficial de São Paulo, a partir do exemplar da Col. Guita e José Mindlin..

―. Toda a América. Desenhos de Nicola de Garo. Rio de Janeiro, 1926. As ilustrações, em traços pretos, imitando desenhos geométricos indígenas, estão na capa, na 4ª capa, na folha de rosto, nas capitulares, no alto das páginas iniciais e no branco inferior dos poemas.

CARVALHO FILHO.  O Deserto e a loucura. Capa e ilustrações de Calasans

         Neto.  Salvador:  Edições Macunaima, 1976.   63 p.  23X33 cm

Inclui folheto “Intodução”  Edição 500 exs.

CATALÃO, TT; DUMONT, Sávia.   Brasília cidade cidadã.  Fotos de Rui Faquini de bordados sobre desenhos de Demóstenes Vargas. Brasília: 2000.  Obra publicada com apoio de PAULOOTAVIO.  Ilus. col. formato….      Col. A.M. (EE)

.

CHACAL. Nariz  Aniz (da trilogia CARA A CORES). Capa – desenho Picasso Capa impressa em silk screen 1979.  Edição artesanal.  Coleção A.M. (EA)  completara dados…

.

CHALITA, GabrielEstações.  Ilustrado por Elma. São Paulo: Editora Globo, 2011.  s.p.  formato 16,5×23 cm. Capa dura.   ISBN 978-85-250-4821-8  Composto na fonte Footlight e pagina por Vanessa Sayuri Sawada, foi impresso em papel couché 115 g na Lis Gráfica, São Paulo, Brasil, no verão de 2011.  Col. A. M.  (EE)

.

COELHO, José Efigênio Pinto. Brasília transcendental. Poema ilustrado.  1902-2002   Centenário de JK.  Mariana. MG: Editoral Dom Viçoso, 2002.  [44] p. ilus.  formato 27.7x 27 cm  Poemas sobre a trajetória política e humana de Juscelino Kubitschek de Oliveira, fundador de Brasília, com ilustrações do autor. Col. A.M.  (EE)

.

COÊLHO, Plinio RamosVozes da Amazônia.  São Paulo: Editora Imaginário, 2000.  178 p.  ilus. col. formato 15,3×23 cm. Ilustrado pelo autor. Ex. autografado. Col. A.M. (EE)

COLASANTI, Marina.  Classificados e Nem tanto.  Xilogravuras de Ruben Grilo.  Rio de Janeiro: Galerinha Record, 2010.  s.p.  ilus. col.  Formato 16,5×16,5 cm.  Capa dura. Impressão Geográfica Editora.  ISBN 978-85-01-08888-8  Col. A. M. (EE)

COLASANTI, MarinaClasificados y no tanto.  Traducción de Carlos Gumpert. Ilustraciones de Sean Mackaoui.  Madrid: El Jinete Azul, 2011. ISBN 978-84-938352-2-4  (completar dados)  Col. A.M. (EE)

COLASANTI, Marina; SANT´ANNA, Affonso Romano deO Imaginário a dois.  Textos  escolhidos. Ilustrações de Augusto Rodrigues.  Apresentação: Eduardo Portella.        Rio de Janeiro: Art Bureau Represntações e Edições de Arte., 1987.   160 p. capa dura, sobrecapa.  Formato 23×31 cm.  Criação editorial de Rita Cáurio. Fotolitos: Mastercolor. Impressão: Portinho Cavalcanti. Encadernação: Henrique Berkovitz.  Papel telado 120 g/m2. Cia Industrial Pirahy. Tiragem: 2000 exemplares.Patrocínio: UAP União Continental Seguros.  Inclui poemas, crônicas e contos dos dois poetas, casados, com projetos literários independentes, mas que celebram esta coletònea numa edição muito especial, com a contribuição original do artista plástico. DCol. A. M. (EE)

CORALINA, CoraO Prato azul-pombinho.  Ilustrações Lúcia Hiratsuka.  São Paulo: Global, 2011.  40 p. ilus. col. ISBN  978-85-260-1563-0  formato 18×26 cm.  Edição especial do texto da poeta goiana como poesia infanto-juvenil, em papel couchê. Col. A.M. (EE)

CORONEL, LuizCoração farroupilha. A poesia regional de Luiz Coronel. Porto Alegre:  Projetos editoriais, 2001.  74 p.  formato  26x26c, capa dura.   Capa e projeto gráfico de Péricles Gomide. Responsabilidade editorial de Nádia Franck Bergman. Impressão e acabamento da Edebra Indústria Gráfica e Editoral Ltada.  Patrocínio da Companhia Província de Crédito Imobiliário. Ilustrado com fotos e imagens coloridas manipuladas, algumas em páginas desdobráveis. Inclui um CD musical.  Col. A.M. (EE)

.

COSTA, filho, OdyloPoemas ODYLO COSTA, FILHO.  Oratório de Djanira.Edição Julio Pacello, 1970. Caixa artesanal de madeira (47x33x9cm) em forma de oratório contendo o livro de poemas (40x31cm) e 10 iluminuras religiosas de Djanira da Motta e Silva, inspiradas por um texto de Odylo Costa Filho.  As iluminuras  em aquarela foram assinadas e numeradas pela artista. Tiragem de 138 exemplares, sendo 100 numerados de 1 a 100, 20 exemplares de colaborador, marcados de A a T, 10 exemplares marcados de I a X, acompanhados de uma série suplementar de provas de estado, e 10 exemplares “prova de artista”. Exemplar examinado: de JM. A Coleção Brasiliana Itaú possui um exemplar.  (LA)

COSTA, filho, Odylo.  un solo amor. antologia bilíngue. Buenos Aires: Centro de

Estudios Brasileños; Embajada del Brasil, 1979. 125 p.   formato 19,5×12 cm.  Inclui textos e traduções do livros Cantiga incompleta, Notícias de amor, Los animales em el cielo, Ángeles em tierra y Boca de la noche. Traducción Homero Icaza Sánchez e Estela dos Santos. Ilustração da capa: BUBU.  Edição de 2000 exs. Impressos em papel registro exacto extra branco, dos quais 50 ex. foram numerados. Inclui uma foto do poeta acompanhado de uma senhora. Col. A.M. (EA)

COSTA, Miriam Paglia.  Colar de Maravilhas.  Ilus. de Darcy Penteado.   São Paulo: Massao     Ohno; Roswitha Kempf, 1981.  s.p.  ilus. col.  formato 22z15 cm,.  Diagramação Ricaro Redisch.  Foto da autora na contracapa de Delfim Martins.  Bela edição, boa qualidade gráfica. Sem informação sobre papel e tiragem.  Exemplar autografado   Col. A.M.  (EE)

.

COSTA, Sosígenes.   Iararana.  Introdução, apuração do texto e glossário por José Paulo

            Paes. Apresentação de Jorge Amado. Ilustrações de Aldemir Martins.  São Paulo:

Editora Cultrix, 1979.  115 p.  ilus. p&b  formato 32×23 cm com caixa de papelão.

Exemplar numerado 0107 de uma edição de 1100 exs. fora de comercio.    Iararana considerado o poema do cacau, teve o patrocínio da Companhia Produtora de

Alimentos, por ocasião da inauguração de seu complexo industrial em Itabuna, zona cacaueira da Bahia.   A capa da brochura traz o nome do autor, o título e o nome da editora impressos em preto, no alto, e o desenho de um sapo, impresso a cores, na parte inferior. 115p. de papel branco, forte, de alta gramatura. O poema se compõe de 15 partes, numeradas em romano. Cada parte apresenta um pequeno desenho no branco inicial, que se repete no branco final, em ponto menor e invertido. Há também um total de oito desenhos grandes, mostrando figuras estranhíssimas  −  como o são os personagens lendários do poema − ocupando toda a página ímpar, com o verso em branco. No final há um glossário que compendia os brasileirismos menos comuns e os idiotismos baianos, sobretudo do sul do Estado e em particular da região de Belmonte (topônimos, principalmente), que ocorrem no texto de Iararana. Tiragem de 1100 exemplares numerados, fora de comércio.Col. A.M.

.

COSTA, filho, OdyloAnjos em terra [por] Nazareth Costa e Odulo Costa, Filho.  Rio de Janeiro: Monteiro Soares Editores e Livreiros, 1980.  61 p. ilus. p&b;  formato 29×31,5 cm.  “Este álbum de desenhos e poemas foi feito em 1977. Odylo Costa, filho, pouco antes de morrer conheceu sua feição definitiva. Acrescentamos, apenas, o prefácio de D. Timóteo e o posfácio de Affonso Arinos. Terminamos esta edição, nesta cidade do Rio de Janeiro, em junho de 1980. Os poemas e os textos foram compostos em “Times” da Lídio Ferreira Jr. e impressos, com os desenhos, pela Atlan, sobre papel Vergé de 120 gr. Da Suzanno Feffer. Tudo encadernado por Anga encadernações. A diagramação foi feita por Pedro Cos, filho dos autores. “ Acondcionado em caixa de papelão.  Col. A.M. (LA)

.

COSTA E SILVA, Alberto da.  A roupa no estendal, o muro, os pombos. Lisboa, 1981. 14x20cm.   Poemas: Soneto a Vera; Imitação de Botticelli; A viagem do reis; La plus petite; A um filho que fez dezoito anos; Soneto do cafuné; Soneto da Vermeer; Elegia de lagos; O café, na copa; Soneto a Vera.  Tiragem de 500 exemplares fora do comércio, para distribuição aos amigos do autor no Natal de 1981. Exemplar examinado: dedicado a Catarina Helena Knychala.

COSTA E SILVA, (Antônio Francisco) Da.Saudade. Xilogravuras de Manuel Segalá. Rio de Janeiro: Carlos Ribeiro/Livraria São José, 1956. Brochura, 16x23cm. Um papel branco impresso encapa,  no início e no final do volume, dois cartões, duas folhas brancas e uma folha de seda vermelha de um único caderno costurado. O miolo contém duas folhas de papel de seda vermelho, uma no início e outra no final, e 6 folhas de papel Raphael, Marais, France. A capa é impressa em preto e vermelho e contém uma xilogravura impressa em verde. O verso da folha de rosto oferece-nos uma bela xilogravura (115x175mm) em 8 cores: cinza, 3 tons de azul, ocre, verde, cor-de-rosa e amarelo. Outra xilogravura foi impressa na frente da folha de guarda e mais uma no colofão. Edição feita por Carlos Ribeiro para distribuir como lembrança aos seus amigos no Natal de 1956. Impressa manualmente por Manuel Segalá, impressor-editor da Philobiblion. Tiragem não declarada. Exemplar examinado: de Agrippino Grieco, comprado pela BCe da UnB.. 

―. Zodíaco.  Desenhos de Correia Dias. Rio de Janeiro, 1917. 13x18cm. 136p, 3ff s.n. Tipos bastão e egípcio, em moda na época. Desenho a traço na folha de rosto e um perfil do autor em folha depois da epígrafe. Cada parte do livro é antecedida por uma folha de título e cada poema inicia uma página.   Diagramação inovadora em 3 poemas da série Ádito. Os poemas aparecem, alguns, isoladamente e outros agrupados em partes. São eles: A escalada; Adyto (Hymno ao aol; Hymno à lua; Hymno ao mar; Hymno à terra); Zodíaco (Inverno; Primavera; Verão; Ourono); Horas (Matinal; Meridional; Vesperal; Nocturnal); Sugestões de luz (Sol no mar; Sol na floresta; Luar nas montanhas; Lua no mar); Rythmos da vida (A ventania; A névoa; A chuva; O redemoinho); Imagens da natureza (A enchente; A queimada; A derrubada); Poemas da flora (As árvores; Sub tegmine…;  A palmeira; O ipê; A araucária; O Flamboyant; A parasita); Poemas da Fauna (O caranguejo; O caramujo; A lagartixa; O sapo; A cobra; O morcego; A aranha; O besouro; A cigarra; O vagalume); Minha terra (Amarante; Rio das Garças;  A balsa; A moenda; A cantiga, O aboio); De natura (Natureza harmoniosa; Natureza emotiva; Natureza sofredora; Natureza mysteriosa); A vertigem. Tiragem não declarada. Exemplar examinado: de Homero Pires, comprado pela BCe da UnB.

―. Saudade. Xilogravuras de Manuel Segalá. Rio de Janeiro: Carlos Ribeiro/Livraria São José, 1956.  Brochura (16×23) com cartões, folhas brancas e folhas de papel de seda vermelho encapam um único caderno feito de duas folhas de papel de seda vermelho e 6 folhas de papel Raphel, Marais, France, com o poema composto e impresso manualmente. Tiragem não declarada, feita por Carlos Ribeiro para distribuir aos amigos no Natal de 1956.  Exemplar  examinado: de Agrippino Grieco, comprado pela BCe da UnB.

CRESPO, Ángel; BEDATE, Pilar Gómez.  Situación de la Poesía Concreta.  Madrid: 1962.  Separata da Revista de Cultura Brasileña.  Ángel Crespo participou da edição da REVISTA DE CULTURA BRASILEÑA, editda pela Embaixada do Brasil desde os anos 60 do século passado, como tradutor e ensaísta, sendo esta separata hoje de difícil obtenção.  Col. A.M. (EE)

CRUZ, Geraldo Dias daProclama aos incautos.  Capa e ilustrações de Fernando Thomenn da Silva.  São Paulo: Editora do Escritor, 1981.  69 p.  ilus. col.  (Coleção do Poeta, Volume 26)  Supervisão editorial: Ludeka. Editor: Luz e Silva. Composto e impresso na oficina de A Tribuna, Santos,   SP.  “Menção honrosa no “Concurso Bolsa Hugo Ramos de Carvalho” – 1979 Goiânia – Goiás.   Autografado.  Col. A.M. (EA)

CRUZ E SOUSA. Broquéis. Rio de Janeiro: Magalhães & Cia – Editores, Livraria Moderna, 1893. Impresso na Typ. G. Leusinger & Filhos. 12x19cm. Brochura costurada e colada. Livro bonito. Exemplar examinado: com assinatura de Homero Pires, Bahia, 25,9,912, comprado pela BCe da UnB.

 CRUZ E SOUSAMissal.  . Rio de Janeiro: Magalhães & Cia – Editores, Livraria Moderna, 1893. Impresso na Typ. G. Leusinger & Filhos. Livro bonito. Exemplar examinado: na Seção de Obras Raras da BCe da UnB.

CRUZ E SOUSASonetos da Noite.  . Seleção de Silveira de Sousa; xilogravuras de Hugo Mund Jr. Florianópolis: Edições do Livro de Arte; FCC Edições, 1988. 22x31cm. Páginas não numeradas. O livro não tem boa editoração, mas boa apresentação gráfica. Poemas: Êxtase búdico; Dilaceração; Cabelos; Música misteriosa; A morte; Sexta-feira Santa; Monja. Entre cada folha de título o poema há uma xilogravura de pagina inteira. Sem justificativa da tiragem.   Exemplar examinado: dedicado pelo ilustrador a Catarina Helena Knychala.; Outro exemplara na Col. A. M. (LA)

CUATRO POETAS RECIENTES DEL BRASIL:Joca Reiners Terron, Angélica Freitas, Ricardo Domeneck, Elisa Andrade.  Buenos Aires: Black & Vermelho, 2006.  126 p.  Tradução de Cristian De Nápoli em colaboração com os autores.  Apresenta biografías e fotos dos poetas nas orelhas do libro. Textos em portugués e español. Formato 14×21 cm. ISBN- 10  987-22223-2-0  3 ISBN-13  978-987-22223-2-1   Col. A.M. (EA)

CURVELLO, AricyMais que os nomes do nada.   São Paulo: Editora do Escritor Luz e Silva Editor, 1996.  109 p. formato 14×21 cm. autografado.  Col. A.M.  (EA)  

d/e————————————————————————————————

DANÇAR O NOME: Fernando Fabio Fiorese Furtado/ Edmilson de Almeida Pereira / Iacyr  Anderson Freitas.  Juz de For:  Editara UFJF, 2000.   198 p.   formato 20×20 cm. Inclui CD  Impresso nas soficina da Sermograf 0ASrtes Gráfaicas e Editora Ltda, em Petrópolis, RJ. Teve o apoio da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage, Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. Col. A. M.   (EE)

DAUBIAN, Emanuel RibeiroDe Cuiabá e em seu louvor.  1727-1977. 2ª edição

comemorativa da elevação do arraial de Cuiabá a Vila Real do Senhor do Bom Jesus.

Cuiabá: Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso, 1977.  77 p.  formato 15,5×22,5 cm. O autor era membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Edição feita quando o autor, jornalista, estava à frente da Imprensa Oficial. Inclui poemas sobre Cuiabá escritos por poetas da cidade e por poetas de outros estados que louvaram a capital mato-grossense: Rubens de Mendonça, José Barnabé de Mesquita, Benilde Moura, Maria de Arruda Müller, Clovis Ramos, Camindo de Campos, Dom Francisco de Aquino Corrêa, Lamartine da Silva Carmelo, Antonio Tolentino de Almeida, Deocleciano Martins de Oliveira,Soter Caio de Araujo, Clodoaldo D´Alincourt Sabo de Oliveira, Oscarino Ramos, B.B. Silva Freire, Newton Alfredo,Herbert de Almeida, Rachid Salomão, Otavio Cunha, Ezequiel Ribeiro de Siqueira, Vicente Maurano, Maria Lucia Aquino Amaral, Agricola Paes de Barros, Rubens de Castro,Lécio Gomes de Souza, Maria Alzira Aldereth Nunes Dias, Otavio Santos, Vera Randazzo, Francisco Leal de Queiroz.  Exemplar com assinatura do organizador. (EA)

DIAS-PINO, WlademirNuméricos. 1960-1961.  Rio de Janeiro: Ed. Autor, s.d.  s.p. Poemas visuais impressos em cores. Tip Composipção e produções Gráficas Ltda.  Formato 20×20 cm.  Acompanha o encarte: “Numéricos: Livro de simultaneirdades lógicas” – crítica/projeto de Álvaro de Sá 1969, como encarte. [12] p.  Col. A.M. (EE)

DIAS-PINO, Wlademir.  A Separação entre inscrever e escrever. Exposição. Catálogo.   Cuiabá: Edições do Meio, 1982.  192 + 32 p. ilus p&b   formato 16,5×22,5 cm.  Projeto: Amostra Permanente de Obras de Escritores Mato-Grossense (II). Catálogo organizado pelo Departamento de Letras da UFMT. Col. A.M. (EE)

DIAS-PINO, WlademirWlademir Dias-Pino / (Versão para o inglês Mario Miedi, versão para o francês Suzel Stampleman].  Rio de Janeiro: Aeroporto, 2010.  s.p. ilus. col. ISBN978-85-7820-050-3 Curadoria editorial Alberto Saraiva, Regina Pouchain. Coordenação editorial Camilla Savoia. Tratamento de imagem Domingos Octavio Ferran. Pordutor gráfico Zé Flávio Chves.  Capa dura,  formato 19,5×25,5 cm. Extraordinaria edição de catálogo dedicado à vasta obra poética e visual de WDP, com textos com fortuna crítica, reprodução de livros e reprodução a cores de poemas visuais e arte gráfica do grande criador e renovador que participou da célebre exposição que deu início à Poesia Concreta no Brasil em 1956 e que liderou o movimento do Poema Processo, em 1967, responsável pela renovação definitiva da poesia brasileira contemporânea.  Inclui um encarte: Wlademir Dias-Pino & Regina Pouchain. & anfipoemas. Curadoria Adolfo Montejo Navas & Alberto Saraiva, da exposição montada na galeria OI FUTUROda na galeria OI FUTURO,  Rua Dois de Dezembro 63 Flamengo, Rio de Janeiro, de 8 de setembro a 2 de dezembro de 2008. Exemplar autografado pelo Autor. Col. A.M. (EE)

.

DINIZ, LiliaMiolo de poeta da cacimba de beber. Ilustrações de Xiloucos, Bia de Mello e Mamoela Afonso.  3 ed. Brasília: Edições Lamparina, 2006. Ilus. 104 p. Edição artesanal, papel craft, acondicionada em caixa de buriti.

.

DUDUS, Gerson.  Rakare. Sâo Bernardo do Campo: 1994.   23 p.  (Pimenta Meeting –    Poesia  - Poetas – Povo Collection)  Editoração eletrônicva ICON –grafh, formato  20×11 cm. Edição 200 exs, sendo que em grupos de 50 exemplares com capas de quatro artistas diferentes: de 1 a 59: Mário Saladini;  de 51 a 100: Edgar Refinetti; de 101 a 150; Edvânia Rêgo; de 151 a 200: Edivar Goulart. Col. A.M. :  ex.  092, capa de Edgar Refinetti.  (EA)

ECHAIME, LeilaAlmas minhas inquietas.  São Paulo: Massao Ohno Editor,  2007.  Prefácio de Renato Gonda.  Capa de Kazuo Wakabayashi.  95 p.  formato 14×21 cm.  Edição de 400 exs.  autografado.  Col. A.M.

ECHAIME, LeilaCantares da prisioneira.  São Paulo: Massao Ohno Editor, 2003.   s.p.  Capa, foto da poeta e duas ilustrações ao início e ao final do miolo por Marjorie Rose Sonnenschein.  Impressão Gráfica PGE.  Ilus. p&b, formato 14z21 cm, 500 exs.  autografado Col. A.M. (EA)

ECHAIME, LeilaDelírios. Capa e ilustrações de Alice Carrecedo.  São Pauio: Massao Ohno, 2006.  95 p.  ilus. p&b  Edição de 500 exs, formato 15×23 cm, impressos nas oficinas da UCLA Editora e Gráfica  Ltda.  Ex. autografado. Col. A.M. (EE)

ECHAIME, LeilaLonge de mim.  São Paulo: Massao Ohno Editor, 1997.  84 + 10 p. Capa: Distante, quadro de Selma Daffré. Composição: Estúdio Iara López. Impressão: Lis Gráfica. Formato 14×21 cm.  Tiragem: 1000 exs.  Col. A.M. (EA)

ECHAIME, LeilaPequenos cantos do fraterno.  São Paulo: Massao Ohno Editor, 1996.  s.p. Capa: Perfil, cologravura de Selma Daffre. edição de 1000 exs. Composição Ysayama/3 de Comunicação. Impressão Palas Athena.  Formato 14z21 cm. Autografado. Col. A.M. (EA) 

ECHAIME, LeilaPoemas do encantado.  São Paulo: Massao Ohno Editor, 1998.  63 p. Capa: Composição em vermelho, óleo de Arcangelo Ianelli, 1976. Composição: Estúdio Iara López. Impressão: Lis Gráfica. Formato 14×21 cm.  Tiragem: 1000 exs.  Col. A.M. (EA) 

.

ESPINHEIRA FILHO, Ruy. Livro de canções e inéditos.  Salvador: P55 Edições, 2011.   48 p. (Cartas Bahianas)  ISBN  978-85-89655-65-1.  Formato 10×19 cm.  A capa com uma orelha que se encaixa num corte da sobrecapa, formando uma espécie de envelope, a sugerir a ideia das “Cartas Bahianas”.   Col. A.M. (EA)

.

ESPINHEIRA FILHO, RuyAs Sombras luminosas.  Florianópolis: Fundação Catarinense de  Cultura, 1981.  68 p.  “Prêmio Cruz e Sousa – Concurso Nacional de Poesia – 1º  lugar”. Autografado  Col. A. M. (EA)

.

ESPÍNOLA, Adriano.  O Lote clandestino.  Capa de Humberto Magalhães. Fortaleza: 1982. Edição mimeografada de 200 exs., fora de comércio. Estênceis preparados pelo autor, “com apoio de Ribamar e Moema para movimentar o aparelho e colecionar em casa páginas impressas.  Geraldo Jesuíno rodou a capa, cortou as cópias, colou-as e fez o acabamento. Produção artesanal doméstica, with a little help from my friends”, escreveu Adrino Espinola na apresentação da 2ª. edição, em 2002, pela Topbooks.  Reproduzimos uma imagem da capa que aparece na 2ª. edição pois (ainda) não tivemos acesso a um exemplara da primeira. (EA)

ESPÍNOLA, Adriano.  Táxi ou Poema de Amor Passageiro.   São Paulo: Global Editora, 1986.  s.p.  formato 25×18 cm.  Projeto gráfico: Paulo Barbosa.  Col. A. M. (EE)

ESPÍNOLA, Adriano.  Taxi or poem of love in transit.  Translated and edited by Charles A. Perrone wit critical afterwords by the translator and Elizabeth Lowe.   New York: Garland Publishing, 1992. 98 p. + um mapa de Fortaleza dobrado em 4 partes ao final do livro. Formato 18,5×25,5 cm.  Impresso sobre papel livre de ácido, 250 anos de vida.  Capa dura.  (World Literature in Translation)    ISBN 0-8240-0038-2  Col. A. M.  (EE)

 

ESPINOLA, Adriano (ver também) SPINOLA, Adriano.

.

ESTRADA, Osório Duque.Hino Nacional Brasileiro. Águas-forte e águas-inta de Isabel       Pons. Rio de Janeiro: Cem Bibliófilos do Brasil, 1968. 42p.il. 34×46. Tir. de 120

       exemp. Exemplar no 17, BCeUnB, OBR.

F-————————-

FARIA, Álvaro Alves de.  Os rouxinóis dos beirais (relato quase poético sobre  antologia de poesia brasileira publica em Portugal).  São Paulo: Edições

Alumbramento, 2001.  71 p.  formato 11,5×20 cm.   Inclui também textos de Alexei Bueno, Graça Capinha, Renata Pallottini.  Orelha do livro por Neide Archanjo.  Impresso pelo sistema digital pela Linear B. Não informa o número de exemplares, mas não deve ter siso grande, em virtude do tema e do público-alvo: sobre os critérios e os lançamentos de “Brasil 2000 – Antologia de Poesia Contemporânea Brasileira”, em Portugal, organizada por Álvaro Alves de Faria, pela Editora Alma Azul, celebrando os 500 anos do Brasil. Inclui alguns poemas (Manuel Bandeira, Miguel Jorge, Álvaro Alves de Faria, Adelia Prado, Carlos Nejar, Celso de Alencar, José Nêumane Pinto, Bruno Tolentino,  Mario Chamie, e versos avulsos de Hilda Hilst, Ilka Brunhildo Laurito, Col. A. M. (EA)

.

FARIAS, Pedro Américo de.  LINGUARAZ. Desenhos de Victor Zalma.

   Recife: Edição do autor, 2009.   46 p.  ISBN 978-85-909152-0-1.

formato x  . capa dura.     Projeto gráfico de Gilmar Rodrigues, ilus. em p&b,

coordenação editorial Edições Língua de Poeta, com o apoio da

FUNCULTURA/ FUNDARPE, Secretaria de Educação do Governo de

Pernambuco. Tipologia Hitchcock e Myriad, papel Póle bold 90 g.

Tiragem 2000 exemplares. Inclui um CD.

.

FELDMAN, CláudioAprendiz de bufão.  Epigramário.  Capa de Bruno Feldman. 1997.

16 p. Edição do autor? Impresso pela  Innovation Graphic Services, Santo André, SP.  Formato  21×15 cm.  (EA)

FELDMAN, CláudioCampos de algodão. Haikais 2006.  [São Paulo] Editora taturana,            2006?  30 p.  10×18 cm.  Ilus.  Col. A. M.  (EA)

FELDMAN, CláudioGaveta de sementes.  Haikais.  2ª ed.  [São Paulo] Editora taturana, 1998. ]16] p. Capa impressa sobe papel craft.  formato 10,5×15 cm.  autogr. Col. A.M. (EA)

.

FERREIRA, Ascenso.Poemas: 1922-1949.Pref. de Manuel Bandeira; desenhos de Augusto Rodrigues, Cícero Dias, Lula Cardoso Ayres, Luís Jardim e Rosa Maria. Recife, 1951. 191p. + 6 ff s.n. 24×32.                                                                     Brochura em papel pardo fosco, encorpado, tipo Fabriano, com orelhas em branco. Divide-se em 3 partes – “Catimbó”, “Cana caiana” e “Xenhenhém” – cada uma precedida por uma folha de título, este centralizado na parte inf. da página, apresentando um pequeno desenho no alto, à esq. alusivo ao tema principal dos poemas daquela parte. Os poemas  iniciam-se em página ímpar, com o título centralizado e a capitular vermelha. Além de uma caricatura de Ascenso Ferreira, desenhada por Augusto Rodrigues, impressa em papel acetinado, há 4 desenhos de Lula Cardoso Ayres e um de Cícero Dias ilustrando “Catimbó” e “Cana caiana” , 3 desenhos em “Xenhenhém” e desenho da capa e das folhas de títulos dos três livros por Luís Jardim, e um desenho de Rosa Maria, fora de texto.

         Tiragem de 600 exemplares, os de número 1 a 200 em papel Conqueror e os de 201 a 600 em papel Bouffant, sueco, com a assinatura do autor. Foram tirados, ainda, fora do comércio, 10 exemplares numerados de I a X, em papel especial Conqueror. Acompanham cada exemplar dois discos  com poemas de temas melódicos de mais difícil interpretação, na própria voz do autor. Exemplares examinados:  no 168, de Edson Nery da Fonseca, e no 205, de Ricardo Xavier da Silveira, este comprado pela BCeUnB.

FERREIRA, Kiko.  Stet. Belo Horizonte: Scriptum, 2007.  46 p. ISBN 978-85-89044-17-2 formato 16×19 cm. Apresentação, na contrapa, de Antonio Barreto.   Capa, projeto gráfico e editoração de Fernanda Moraes. Bela edição gráfica, composta em Letter Gothic 10pts, em papel couchê 115 g, produzido pela gráfica SEGRAC, e impressões de páginas em cores, capa prateada e uma foto do poeta colada na área do colofão.  Col. A.M. (EE)

FIGUEIREDO, CiroComo se fôssemos os primeiros.  Capa de Acácio Assunção.  São Paulo: Massao Ohno editor, 1981.  s.p.  Apresentação por Thiago de Mello. Formato 15×22,5 cm. autografado. Col. A.M. (EA)

.

FIGUEIREDO, Luiz Antonio de; FONDA, Ênio Aloísio.   epi gramática marcial.  Pirajuí, SP : nomuque edições, 1978.  6 folhas formato 22×27 cm impressas no verso guardadas em envelope, contendo textos em latim (do poeta Marcial – Marcus Valerius Martialis  (Espanha, anos 40-1040), poeta latino)  e versos de Luiz Antonio Figueiredo e Ênio Aloísio Fonda, com imagens icônicas “que acoplam ao texto intersemioticamente”, informam os autores.  E acrescentam: “trabalho de 1975 mini-amostragem – 11 epigramas entre as 1500 & tantas peças do poeta”. Poemas libidinosos ou “pornoeufônicos” com se diz na apresentação de desta obra.   Col. A.M. (LA)

.

FONSECA, Edson Nery da Fonseca   ver  [ BANDEIRA, Manuel] O Recife de Manuel Bandeira

.

.

FONTENELLE, Diogo.  O Camelô das ruas.   Desenhos de Mateus.  Fortaleza: Edições Comboio, 1984.   Cartela com 16 cartões-postais.  Projeto gráfico Oscar Bezerra. Formato 15×11 cm   Imprensa universitária.  Col. A.M. (EA)

.

FONTENELLE, Diogo.  Lapidário do lápis.  Fortaleza: Edições Espiral, 1999. 

60 p.  Capa e ilustrações: Carmelita Fontenelle.  Quarta capa: retrato do poeta por Ronaldo Cavalcante. Diagramação: Ilton Bezerra.  Impresso pela Destak Gráfica e editora. Formato 21x 15,5 cm Col. A.M.(EA)

FONTES, Martins.   Paulistania.   São Pauio:  1934.  127 p.  ilus. col.   No colofão: “Esta edição feita em São Paulo – com material exclusivamente paulista – foi composta e impressa por Elvino Pocai e com papel fabricado por Gordinho Braune S/A  1934.  Alex Rossato decorou as páginas do texto”.  Formato 23,5 30 cm.  Capa dura. “Desta edição foram tirados mil exemplares, dos quaes os primeiros cem numerados e rubricados pelo autor”. Exemplar autografado. Col. A.M.  (LA)

.

FORMAS / ESPAÇOS. Rio de Janeiro: Alumbramento/Livroarte, 1977. Compõe-se de quatro gravuras originais, em cores, criadas para a edição, numeradas e assinadas pelas artistas: uma gravura em metal de Anna Letycia, uma serigrafia de Fayga Ostrower, uma xilogravura de Maria Bonomi, uma litografia de Renina  Katz. Sete poemas extraídos da obra de Carlos Drummond de Andrade,  Cecília Meireles, Ferreira Gullar, João Cabral de Melo Neto, Jorge Guillén, José Paulo Moreira da Fonseca e Ricardo Reis (Fernando Pessoa), assinados à lápis pelos autores (autógrafos de Cecília Meireles e Fernando Pessoa reproduzidos em  relevo tipográfico). Gravuras tiradas em papel Clássico Fabriano de 350 gramas,  em papel Arches de 300 gramas e em papel arroz. Textos dos poemas foto- compostos em tipo Optima, claro, corpo 28, impressos em serigrafia e relevo tipográfico, sobre papel Fabriano Clássico de 220 gramas, por José Medeiros, nas oficinas de Arte Manual, dirigida por Arcindo Madeira. Molduras múltiplas executadas por Virgílio Facádio. Planejamento editorial e direção gráfica de Salvador Monteiro e Leonel Kaz. Tiragem de 90 exemplares para comércio (das gravuras foram tiradas dez provas de artista, fora de edição) e de 13 exemplares de A a M, destinadas aos poetas, artistas e editora, numerados e rubricados pelos editores. Exemplar examinado: no 20/90, da col. Guita e José Mindlin. (LA)

FRAGA, MyriamA Cidade.  Poemas.  Salvador, Bahia: Edições Macunamia, 1979.  Ilus. pb;  formato  22×31,5 cm. 4 cadernos com 3 xilogravuras especialmente feitas para a edição por Calasans Neto, numeração em algarismos romanos , foi composto e impresso em Artes Gráficas e Indústria Ltda, no mês de outubro de 1979. Planejamento gráfico de Myriam Fraga e Calsans Neto.  Edição de 500 exs.. Trabalharam na impressão Antonio Lôbo e Celestino dos Anjos.  Col. A.M. (LA)

.

.

FRAGA, Myriam.  Os Deuses Lares. Monotipias de Calasans Neto.  Salvador: Edições

Macunaíma / Artes Gráficas, 1991.   Autografado.   formato 29×21 cm. Não informa

sobre o número de exemplares da tiragem, nem dá outras informações sobre a

edição.

FRAGA, MyriamDie Stadt. / A Cidade.  Trad. Curt Myer-Clason.  Salvador: Edições

 Macunaima, 1985.  S.p.  formato 13,5 x 20,5 cm. Capa de Calasans Neto. Edição bilíngue.  Col. A. M. (EA)

FRAGA, MyriamFlor do Sertão. Breve notícia do amor infeliz da moça Leonídia pelo poeta Castro Alves.  Salvador: Edições Macunaima, 1986 p.  26 p.  formato 14 x 19 cm.  Capa e vinhetas com xilogravuras de Calasans Neto.  Retrato de Leonídia Fraga por Octávio Torres. Tiragem de 1000 exs.  Col. A. M. (EA)

FRAGA, Myriam.  A Ilha.Xilogravuras de Calasans Neto. Salvador: Edições Macunaíma, 1975. estojo lustrado com xilogravuras; capas soltas ilustradas com relevo; 4 cadernos de  4 folhas com o poema; 5 folhas em papel encorpado com xilogravuras especiais para esta edição; páginas não numeradas. Exemplar de Catarina Helena Knychala. Col. A. M. exemplar n. 055 com assinaturas da poeta e do ilustrador. (LA)

FRAGA, Myriam.  . A Lenda do pássaro que roubou o fogo. Ilustrações:Calasans Neto

Salvador: Edições Macunaíma, 1983. s.p.  Formato  xxx  A edição, de 2000 exs,

inclui um disco LP em separado, com poemas de Myriam Fraga usicalizados

por Carlos Pita..

FRAGA, Myriam.  Sesmaria.  Gravuras de Calasans Neto.  2ª. ed.  Salvador: Edições Macunaima, 2000.  104 p.  ilus.  formato 15×30 cm.  Gravuras (originalmente) realizadas em ponta seca, capa e planejamento gráfico de Humberto Vellame, revisão de Vera Rollemberg, e editoração eletrônica de Bete Capinan, sendo esta segunda edição em homenagem aos 450 anos da Cidade de Salvador da Baía de Todos os Santos, transcorridos no dia 29 de março de 1999, e à chegada de Pedro Álvares Caabral em terra do Novo Mundo, no dia 22 de abril de 1500. Editado com o apoio da Fundação Gregório de Mattos, Governo da Bahia.  Col. A.M. (EE)

.

FRAGA, Myriam.    Sete poemas, de amor e desespero, de Maria de Póvoas, também

chamada Maria dos Povos, à partida do poeta Gregório de Mattos para o

degredo em Angola. Salvador: Edições Macunaima, 1995.  Formato 30×11 cm

Impresso em papel color plus de 120 grs./m2 e cartão krafft de 280grs/m2,

em tipo Garamont. Projeto gráfico: Humberto Vellame. Editoração eletrônica: Bete

Capinan & Manoel Boullosa. Impressão e Acabamemto: Canogra.

os poemas foram utilizados, juntamente com textos de outros autores, na peça

Gregário de Mattos de Guerras. levada à cena em 1987, na cidade do Salvador da

Bahia de Todos os Santos, com roteiro e direção de Márcio Meirelles.

Esta plaquette foi impressa quando do Ciclo de Palestras sobre Gregório de Mattos,

de 16 a 19 de outubro de 1995, no Museu de Arte da Bahia, comemorativo dos 300

anos da morte do poeta em Recife.

Ilustração da capa: Cidade de S. Salvador, Bahia, século XVII: seu porto e seu

perfil, vendo-se as cidades Baixa e Alta.

FRAGA, MyriamSix Poemas by Myriam Fraga.  Traslated by Richard O´Connell.

Ilustração de Calasans Neto.  Impresso por Artes Gráficas e Ind. Ltda.  Salvador: Edições Macunamia, 1985. 16 p. Col. A. M. (EA)

FRANCESCHI, Antonio Fernando deFractais.   Poemas.   São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.  Capa dura, revestida de tecido negro.  Formato 22×22 cm. Col. A. M.  (EE)

FREIDENSON, MariliaSeqüência.  São Paulo: Massao Ohno Editor, 1987.  90 p.  ilus  Capra e ilustrações de Fernando Davi Freidenson. Tiragem de 1000 exs., impresso nas oficinas DAG, formato 15×22 cm.  Col. A.M. (EA)

FREITAS, Iacyr AndersonMesse.  Juiz de Fora, MG: D´Lira, 1995.  42 p. formato  11×21 cm. Poemas escritos em 1990.  Prêmio Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte.  Capa do Autor. Revisão: Edimilson A. Pereira. Fotografia da quarta capa: Marta Freitas. Coordenação gráfica: Cavil.  Composição e impressão: Régis/Cave Editora.  Ex. autogr. pelo autor.Col. A.M.  (EA)

FREITAS, Iacyr AndersonPrimeiro livro de chuvas.  Juiz de Fora, MG: Edições D´Lira,  1991.  71 p. Apresentação de Carlos Nejar.   Capa: ilustração – Maria Freitas. Revisão Edimilson A. Pereira. Diagtramação/projeto gráfico: Knorr.  Impressão: Cave Editora.  Exemplar autografado pelo autor. Col. A.M. (EA)

.

.

FREITAS FILHO, Armando.  Dual.  Capa de Rubens Gerchman.  Rio de Janeiro: Edição Praxis, 1966.76 p  formato 14,5×22 cm   (EA)

FREITAS FILHO, Armando. Mademoiselle Furta-cor-oito poemas eróticos ilustrados por RUBENS GERCHMAN. Florianópolis: Editora Noa Noa, 1977

impressa em off set sobre papel jornal.  Col. A.M.  (EA)  completar dados

.

FREITAS FILHO, Armando.  Sol e Carroceria. Serigrafias de ANNA LETYCIA. Rio

         de Janeiro: Lithos Edições de Arte, 2001. Edição artesanal de 130 exs. com

as assinaturas dos autores. Formato grande (   x   c), carpeta de cartolina

grossa com folhas duplas com imagens e textos. Todos os exemplares

numerados e assinados pelo poeta e pelo artista, de 1/100 a 100/100; 1/10

a10/10 PI; 1/10 a 10/10 PA; 1/10 a 10/10 HC.  Impresso em papel Print

Max  240g. Coordenação editorial de Guilherme Rodrigues, projeto gráfico e

seleção de cores por processo manual de Gláucia Altmann. Confeccionado

em processo artesanal, acabou-se de imprimir no atelier da Lithos Edições

de Arte, no Ri de Janeiro, em setembro de 2001.  Exemplar IV/X  na coleção

A.M.

FREYRE, Gilberto. Gilberto, poeta: algumas confissões. Serigrafias de Aldemir Martins, Jenner Augusto, Lula Cardoso Ayres, Reynaldo Fonseca e Wellington Virgolino. Posfácio de José Paulo Moreira da Fonseca. Recife: Ranulpho Editora de Arte, 1980. 52x73cm. Caixa com folhas soltas. 5 gravuras e 6 poemas: Velhas janelas de Recife e de Olinda (il. por W Virgolino); Agosto azul (il. por Reynaldo); Bahia de Todos os Santos e de quase todos os pecados (il. por Jenner); Amadá; Silêncio em Apicucos (ambos il. por Lula Cardoso Ayres); Formas e cores do sertão e do agreste (il. por Aldemir Martins). Tiragem de 110 exemplares, sendo 100 carimbados de 001 a 100 e 10 exemplares, fora de comércio, numerados de 101 a 110. As serigrafias foram assinadas pelos artistas e os exemplares pelo autor. Exemplar examinado: no 063, com dedicatória do autor à Biblioteca do Senado Federal, na Seção de Obras Raras da Biblioteca do Senado Federal.

FREYRE, Gilberto. Gilberto, poeta: algumas confissões. Serigrafias de Aldemir Martins, Jenner Augusto, Lula Cardoso Ayres, Reynaldo Fonseca e Wellington Virgolino. Posfácio de José Paulo Moreira da Fonseca. Recife: Ranulpho Editora de Arte, 1980. 52x73cm. Caixa com folhas soltas. 6 poemas e 5 gravuras. Poemas: Velhas janelas de Recife e de Olinda (il. por W Virgolino); Agosto azul (il. por Reynaldo); Bahia de Todos os Santos e de quase todos os pecados (il. porJenner); Amadá; Silêncio em Apicucos (ambos il. por Lula Cardoso Ayres); Formas e cores do sertão e do agreste (il. por Aldemir Martins). Exemplar no 063, com dedicatória do autor à Biblioteca do Senado Federal, na Seção de Obras Raras da Biblioteca do Senado Federal.

FREYRE, GilbertoPoesia reunida. Jaboatão dos Guararapes, PE: Editora Guararapes – EGM, 2000. 191 p.  ilus. col.   Edilção feita por  Edson Guedes de Morais, artesanalmente, poucos exemplares, para celebrar o “Centenário de Nascimento de Gilberto Freyre”. Quase todos os exemplares foram destruídos pelo editor, por causa da reação dos herdeiros que estariam exigindo compensação pelos direitos autorais.  Col. A. M.  (EA)

FRÓES, Heitor P.  Cara e coroa. Sátiras sociais.  Rio de Janeiro: Philobiblion, 1957.  Sete cadernos costurados com linha,contendo as sátiras e mais dois menores com os dados da folha de rosto e o Sumário e colofão, destacando-se: “(…) foi feita uma única edição de quatrocentos e vinte exemplares, estampada sobre papel marca CANSON,  na prensa manual A VERÔNICA, por Manuel Segalá, impressor-editor da PHILOBIBLION, na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.” Capa dura envolvendo os cadernos, em que se lê “HEITOR P. FRÓES   /   SÁTIRAS SOCIAIS   LIVRARIA SÃO JOSÉ e “Cara e Coroa” em diversas partes da superfiicie da capa. Acondicionada em caixa de papelão.  Formato 24×17 cm.  Col. A. M. (LA)

FROTA, Leila Coelho.  Poema.  Relevos Liuba.   São Paulo: Jaime Pachello, s.d.  Acondicionadas as esculturas de papel numa caixa revestida de pano.  Col. Brasiliajna Itaú.  (LA)

.

G—————————————————————————————————

GADELHA DO CORDEL[ pseudônimo de  Guethner Gadelha Wirtzbiki ] Iracema em cordel  – mito fundador cearense. Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2010.  72 p.   formato 10×20 cm  Uma versão em cordel do famoso romance “Iracema” de José de Alencar.  A editora deve ter sido apenas a gráfica que imprimiu a obra.  Col. A. M. (EA)

GADELHA, RaimundoVida útil do tempo.  São Paulo: Escrituras, 2004. 110 p. ilus. capa de pano formato ??? ISBN 85-7531-126-3  Col. A. M. (EE)

GALVÃO, DonizeteDo silêncio da pedra.  Poemas.  São Paulo: arte pau brasil, 1996.   64 p.  (ah coleção poesia brasileira,5)  ilus col. Projeto gráfico: Alonso Álvarez.  Inclui uma litografia col. de Renina Katz colada sobre a página 13. Edição de 1.000 exs.  Col. A.M.  exemplar autografado pelo autor.(EE)

GARCIA, GardêniaCorpo de sal.  Rio de Janeiro: Massao Ohno editor, 1979.  s.p. Ilustrado pela autora. O livro tem apresentações de Olga Savary, Ferreira Gullar e Gerardo Mello Mourão.  Tiragem: 1500 exs., formato 15,5×21 cm. Trata-se do único título publicado por Massao Ohno no Rio de Janeiro, impresso nas oficinas da Artes Gráficas Impro Ltda.     Autografado. CCol. A.M.  (EA)

.

GODOFREDO FILHO,   sonetos e canções. Bahia: 1954

formato  34,5×24 cm.  Acondicionado em caixa dura. Com um retrato do autor por Presciliano Silva. Ilustrações de Carlos Bastos, Carybé, Genaro de Carvalho, Gilberbet Tavares, Jenneer Augusto, Lydia Sampaio, Maria Celia, Mario Cravo, Pancetti, Rescala e Rubem Valentin.  Bahia 1954.

“Da edição deste livro, em papel apergaminhado Petrópolis, tiraram-se apenas 150 exmplares, dos quais 133 destinados aos subscritores, 4, respectivamente à Biblioteca Nacional, Biblioteca do Estado da Bahia, Biblioteca Municipal do Estado de Feira de Santana, Biblioteca da Faculdade de Filosofia da Universidade da Bahia, e os restantes para o autor.O exemplar na Coleção A.M. pertenceu ao subscritor da obra Oswaldo Imbassahy da Silva.

GODOFREDO FILHOPoema da Feira de Sant´Ana. Ilustrações de Carybé. Salvador:  1977.   (Coleção “Ilha da Maré”); Folhas soltas em carpeta de  cartolina. Poema escrito em Salvador, Bahia, em março de 1926. Livro publicado sob os auspícios da Fundação Cultural do Estado da Bahia, como parte da edição das Obras Completas do autor.

GOES, Jorge de FariaRonda enluarada. Trovas.  Salvador: 1970.  145 p.   Capa e ilustrações do texto por Ir. Paulo Lachenmayr (impressas na cor azul, algumas repetidas). Retrato de Catulo da Paixão Cearense, desenhado por Fernando Diniz, como encarte colado à página 15. Clichés de Egidio Pontes Alves e orientação gráfica de Abilio Cândido de Jesus. edição do  autor, impresso na Gráfica Santa Rita Ltda.formato 13,5×19,5 cm. Ex. autografado .   CCol. A.M. (EE)

.

GOMES, João Carlos TeixeiraCiclo imaginário.   Salvador: Edições Arpoador,  Fundação Cultural do Estado, 1975.    33 p  (Col. Jogral, volume III)  Plaquete composta e impressa na tipografia dos Monges Beneditinos da Bahia.  18 x 25,5 cm.   Letras capitulares dos poemas impressas em azul Col. A. M.  (EA)

GONDA, Renato.   Primeira Ronda à Margem da Serpente & Canto ao Canto. São Paulo: Massao Ohno e M. Lydia Pires de Albuquerque editores, 1987.  s.p.  c/sobrecapa. Inclui 8 fotografites de Cinhia Filetti, impressos em cores e colados nas páginas do livro. Formato 18×20 cm.   Autografado pelo autor.  Col. A.M. (EE)

GRANDES POETAS ROMÂNTICOS DO BRASIL. Org. José da Silva Ramos.  São Paulo:  Edições LEP, s.d.  2 v.  1156 p  Inclui poesias completas de Gonçalves de Magalhães,  Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire, Fagundes  Varela, Castro Alves.  Prefácio e notas do Prof. Antônio Soares Amora. Introdução do Dr. Frederico José da Silva Ramos. Estudo sobre a vida e obra de cada poeta por Domingos Carvalho da Silva, José Paulo Paes, Mário da Silva Brito, Lygia Fagundes Telles, Cassiano Nunes, Fernando Goes, Edgardo Cavalheiro e Jamil Almansur Haddad.  Formato 24×32 cm. capa dura  Col. A. M. (EE)

GUEDES, Humberto FialhoLivro de CelinaIlustrações: Calasans Neto

(especiais para o livro).   Salvador:   Edições Macunaima, 1985.

96 p. ilus.   20,5×27 cm.    Tiragem: 2000 exs.

Realizado com a ajuda de Celina, a viúva do autor. Projeto editorial

Myriam Fraga. Assessoramento editorial de Carlos Cunha,

.

GUIMARÃES, Bernardo.  O Elixir do Pajé.  s.l. Edições Piraquê Raridades, 1958. Ilus. completar dados… Edição de 500 exemplares, feita exclusivamente para bibliófilos e amantes da obra do grande escritor e poeta de Ouro Preto, Minas Gerais. Formato 22×28,5 cm. Os versos de Bernardo Guimarães (1825-1884) circulavam clandestinamente, em forma manuscrita, sendo “erótico-cômicos”, até que saíram impressos em Ouro Preto, Minas Gerais, a 7 de maio de 1875: “No intuito de perpetuar estes versos de um poeta nosso bem conhecido, os fazemos publicar pela imprensa, o que sem dúvida pode salvar do naufrágio  do esquecimento poesias tão excelentes em seu gênero, e cuja perpetuidade alguns manuscritos, por aí dispersos e raros, não podem garantir das injúrias do tempo”, informa o editor anônimo.  Col. A. M.  [ Bernardo Guimarães ]  (EE)     

GUIMARÃES, BernardoO Elixir do PajéA origem do mênstruo. A orgia dos duendes.  Sabará, MG: Edições Dubolso, 1988.  55 p.  formato: 21×26 cm.   Introdução: Romério Rômulo. Capa e ilustrações: Fausto Prats. Fotocomposição: Ricardo Gonçalves.  Programação visual: Sebastião Nunes. Fotolitos e impressão: Gradual.  Col. A.M. (EE)

 

GUIMARÃES, Júlio Castañon.    Do que ainda /  segmentos.  Pinturas de Manfredo de Souzanetto;  fotografia Jaime Acioli.   Rio de Janeiro:  Contra Capa,  2009.   84 p. (Col. Vargem Grande -1) ilus. col.  formato  20×20 cm  ISBN 978-85-7740-061-4 (brochura a); ISBN 978-85-7740-062-1 (capa dura)   Col. A.M. (EE)

  

GUIMARÃES, Julio Castañon.  Dois poemas estrangeiros.  Ouro Preto, MG:   Tipografia do Fundo de Ouro Preto, 1995.  [12] p.  Projeto gráfico  Guilherme Mansur. Capra papel artesanal gráfica mariana. Miolo papel vergê classic areia 120 g, Cia Suzano de Papel Celulose, composimpressão  Gráfica Ouro Preto. Colelão A.M. (EA)

GULLAR, Ferreiraexperiência neoconcreta: momento-limite da arte.  São Paulo: Cosac Naify, 2007     164 p. ilus. col.  ISBN978-85-7503-640-2 Livro e folheto em caixa de papelão compondo um visual bem ao estilo do geometrismo da poesia neoconcreta do autor.  Completar dados   Col. A.M. (LA)

GULLAR, Ferreira.  O Formigueiro.  Rio de Janeiro: Edição Europa, 1991. 108 p. formato    .   ISBN 85-7091-012-6   Col. A. M.  A editora teve problemas para a distribuição da obra nas livrarias e recolheu boa parte dos exemplares, hoje pouco acessíveis.  Col. A. M.  (EE)

GULLAR, Ferreiralivro-poema    -  konkrete poesie  /  poesia concreta.  [Suiça]: Verlag  herausgebre  eugen gomringer press, 1965.   s.p.   [Livro-poema]   completar dados…  Col. A.M.  (EE)

.

GULLAR, FerreiraOssos e vozes. Guaches, nanquins e gravuras [de] Giancarlo Bonfanti.   Rio de Janeiro: Contracapa, 2010.   72 p. ilus. Retratos de Gullar em p&b e composições em cores sobre páginas duplas, dobradas.  Formato 28×23 cm; impressão sobre papel Scheufelen BVS 170 g/m2, em novembro de 2010, 1.500 exemplares na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro dos quais seis, acompanhados de um guache, um nanquim e três gravuras, seis, acompanhados de um nanquim e três gravuras, todos eles de Giancarlo Bonfanti, foram encadernados, respectivamente numerados de I a VI, VII a XII, e 1 a 18, assinados e acondicionados em caixas revestidas de tecido. ISBN 978-85-7740-086-7 (encadernado).  (LA)   A edição convencional é vendida em livrarias. ISBN  978-85-7740-087-4 (brochura) Col. A.M. 

GULLAR, FerreiraPoema sucio.  Traducción del português de Paula Abramo.  Monterrey: Universidad Autónoma de Nuevo León, 2011.  115 p.  (El oro de los tigres)  Edição em homenagem a Alfonso Reyes, ao celebrar-se os 78 anos da UNAL, acondicionada em caixa de papelão com outras obras.Coleção dirigida por Minerva Margarita Villarreal/Capilla Alfonsina Biblioteca Universitaria. Capa de Antonio Poteiro, detalhe de um de seus trabalhos. ISBN 978-607-433-468-5   Col. A.M. (EE)

.

GULLAR, FerreiraPoema sujo.  Ilustrações Maria Tomaselli. Apresentação Alfredo Bosi.  Brasília: Confraria dos Bibliófilos do Brasil, 2011.  92 p. ilus.  formato 26,5×30,5 cm.   Composição em caracteres da fonte Book Antiqua, edição serigráfica. Imagem em serigrafia manual, a partir de desenhos originais sob a coordenação de Paulo de Lima. Acabamento na Encadernador Catedral, em Brasília, sob responsabilidade do técnico Adriano E. Silva Oliveira. Miolo em papel Chamois Bulk de 90 g na capa dura papel marmorizado preparado pela professora Regina Mayumi Kawahara e na sobrecapa papel fabricado à mão, com fibras vegetais de cana, bananeira e sisal, pela artesã papeleira Ana Maria Romeiro. Texto não ajustado ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Exemplares certificados com as assinaturas do autor e da ilustradora, tiragem de 351 exs.   Col. A. M. (LA)

GULLAR, FerreiraUm pouco acima do chão.  2ª. edição.  Comemorativa do  cinquentenário da estréia literária do autor.  São Luis: Edições AML, 1999.  97 p.  formato 13,7×21 cm.  Composto em tipologia Agaramond em corpo 13/15, impresso em papel Offset 75 g;m2, capa em papel cartão Supremo 150 g, pela Lithograf. Reproduzimos as capas da 2ª. e da 1ª edições.   O autor não costuma autorizar a divulgação destes textos, de iniciante, considerando “A Luta Corporal”, como o verdadeiro início de sua produção poética.  Col. A.M. (EA)

.

GULLAR, Ferreira.  A Vida Bate – Vozes e imagens do Brasil.  Ilus. Siron Franco. Buenos Aires: Impsat, 1999.  s.p.  ilus. col.  30 x 30 cm capa dura, sobrecapa.   Col. A. M.  (EE)

GULLAR, FerreiraZoologia bizarra.  Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2010.  20,5×25,5 cm.  s,p.  Ilustrado com recortes de papel e cola pelo Autor.  ISBN 978-85-7734-163-4 “Este livro foi composto durante o mês de agosto  de 2010 e é uma divertida homenageamos 80 anos de Ferreira Gullar.”  Capa com relevo nas figuras, impressão a cores em todas as páginas.Exemplar autografado. Col. A. M. (EE)

.

H/I———————————————————————————————-

HAIKAI. Antologia e História. Paulo Franchetii; Elza Taeko Doi; Luiz Dantas,  org.   Campinas: Editora da Unicamp, 1990.   (Col. Viagens da Voz) 241 p.   Inclui um prefácio sobre a origem e o formato do hai-kai pelo organizador a da obra  – Paulo Franchetti. formato 18×18 cm.  Col. A.M. (EE)

HARO, Rodrigo de Haro. Mistério de Santa Catarina. Florianópolis: Editora Athanor, 2001. 115 p. “Mistério de Santa Catarina ou livro dos emblemas de Alexandria. Notícias em prosa sobre a vida dessa princesa da Cilícia e do Egito, santa, sábia e padroeira, seguida de uma apologia, vinte e dois poemas, notas e ilustrações por Rodrigo de Haro.”.  Col. A.M. (EE)

HARO, Rodrigo deMistério de Santa Catarina.  2ª ed.  Florianópolis: Livros Athanor,  2001.   116 p.  ilus.  29×22 cm.  Col. A.M. (EE)

HILST, HildaAmavisse. Via espessa. Via vazia.  São Paulo: Massao Ohno Editor, 1989.         s.p.  Impressão Palas Athena.  Col. A.M. (EA)

HILST, HildaCantares de perda e predileção.  Capa de Olga Bilenky.  São Paulo: Massao Ohno – M. Lydia Pires  e Albuquerque, 1983.  s.p.   Formato: 14,5x 22 cm.  Impresso na Gráfica Parma, tiragem de 1000 exs.  Col. A.M. (EA)

HILST, Hilda.   Cantares do sem nome e de partidas.  Capa: Sinfonia do Azul, Arcangelo Ianelli.  São Paulo: Massao Ohno Editora, 1995.  Col. A.M. completar dados  (EE)

HILST, Hildada morte. odes mínimas. São Paulo: Massao Ohno, Roswitha Kempf Editores,  1980.  Col. A.M.  completar dados  (EE)

HILST, HildaPoema.  Serigrafias de Renina Katz.  São Paulo: Julio Jacello [1970].

Edição de 100 exs., serigrafias originais numeradas de 1/100 a 100/100, e poema de Hilda Hilst. Texto composto a mão em caracteres Grotesca, impresso em papel Super White pela Editora Cesar em novembro de 1970.  Encadernado em caixa revestida de pano. Col Brasiliana Itaú, ex. n. 24.  (LA)

HILST, HildaPresságio.  Poemas Primeiros. Ilustrações de Darcy Penteado

São Paulo: 1950. “Impresso na Empresa Gráfica “Revista dos Tribunais” Ltda.   Col. A.M. completar dados… (EA)

HIRATA, IsabelCicatrizes.  São Paulo: Massao Ohno Editor, 1982.  s.p. Capa: Elifas     Andreato. ilus. formato 21×20,7 cm. Introdução de Hanna Profis. Reproduz em facsímile uma mensagem de Paulo Evaristo, Cardeal Arns, Arecebispo Metropoliatano de São Paulo, enviada a Fernando Jordão, no dia 22.2.1979, sobre os prisioneiros dodo DOI-CODI, Vlademir Herzog entre eles. Impresso nas oficinas da Planimpress, edição de 1000 exs. As ilustrações são fragmentos do painel de Elifas Andreato. Autografado.  Col. A.M. (EE)

HOLLANDA, Heloisa Buarque de26 Poetas Hoje.  Antologia.  RJ: Editorial Labor do Brasil, 2007.  271 p.  Um livro emblemático na promoção da poesia marginal, de contracultura. Claudio Willer diz tratar-se de uma “antologia carioca, é baixo Leblon puro, com alguns acréscimos importantes como o Piva.  Mas 26 poetas hoje é um antes e um depois na poesia brasileira porque, literalmente, a taxa de sobrevivência dos autores que estava lá é grande”, ou seja, que continuam sendo considerados importantes na poesia brasileira.  O livro foi lançado com um sarau no Parque Lage. Mesmo sendo uma edição convencional, hoje é uma edição “cult”, coibiçada ppr especialistas e colecionadores… Col. A.M.   Existe uma 2ª edição: HOLLANDA, Heloisa Buarque de.  26 Poetas Hoje.  Antologia.  RJ: Editorial Labor do Brasil, 1976.  206 p.

HOLLANDA, Heloisa Buarque de26 Poetas Ontem. Antologia.   Seleção de Heloisa

Buarque de Hollanda (1976).  Seleção de Adriano Espínola (1997).  Rio de Janeiro:

Biblioteca Nacional, 1997.  34 p. formato 10×15,5 cm.  Parte integrante da Revista

Poesia Sempre n. 8,   Design Adriana Moreno. Estampa fotos dos poetas em duas

páginas.  Col. A.M. (EA)

.

IVO, Lêdo.  Acontecimento do Soneto. Ode à noite. Prefácio de Campos de Figueiredo. [Rio de Janeiro;: Orfeu, 1950? 50 p.  Capade Artur Jorge. Formato 15x22 cm.   Esta é a 2ª. ed. da obra. A primeira foi editada em Barcelona pela coleção “O Livro Inconsúltil”, de apenas 100 exemplares. Nesta nova edição, foi incluído o poema “Ode à Noite” quw “por sua estrutura formal, pela sua similaridade temática com os outros versos aqui enfeixados e por ter sido escrito no mesmo período que assinalou a criação das peças  de ACONTECIMENTO DO SONÊTO, julga o autor poder enquadrar-se no mesmo espírito e atmosfera do livro de que João Cabral de Melo Neto foi o primeiro impressor.” Col. A. M. (EA)

IVO, LêdoRumbo al Faro (antologia poética).  San José: Casa de Poesía, 2011.  129 p. (X Festival Internacional de Poesía)  Capa com reprodução da pintura de Nancy V. Acosta. Edição de 450 exemplares. Formato 13X20,5 CM.  ISBN 978-9968-675-09-3  Col. A.M. (EA)

IVO, LêdoUna antologia de una antologia personal.  Selección, traducción y prólogo de  Juan Javier Villarreal.  Monterrey: Universidad Autónoma de Nuevo León, 2011.     115 p.  (El oro de los tigres)  Edição em homenagem a Alfonso Reyes, ao celebrar-se os 78 anos da UNAL, acondicionada em caixa de papelão com outras obras.Coleção dirigida por Minerva Margarita Villarreal/Capilla Alfonsina Biblioteca Universitaria. Capa de Carlos Palom, detalhe de um de seus trabalhos. ISBN 978-607-433-677-1  formato 14x21 cm. Col. A.M. (EE)

.

.

.

J/K--------------------------------------------------------------------------------------------------

JAPIASSU, Celso. O Itinerário dos emigrantes.  Desenhado por Aldemir  Martins. São Paulo: Massao Ohno Editor, 1980.  Col. A.M.  (EE)  ilus. col. formato  30,5x30.5 cm. capa dura. Impresso nas oficina de Santos Marcondes, edição de 1000 exs. Exemplar dedicado pelo Autor par Col. A.M.  (LA)

.

JARDIM, Reynaldo. Íntima grafite. Texto e gravuras de Reynaldo Jardim.  Projeto gráfico de Alisson Sbrana.  Brasília:  FAC, 2010.  76 p.  ilus.col.  completar dados  Col. A. M. (EE)

JARDIM, Reynaldo.  Maria Bethania guerreira guerrilha.  Rio de Janeiro: Cooperativa Editoral da GB – Poder Jovem, 1968.  s. p. formato  35x18 cm.  Seleção tipográfica: Analuce Estrella. Foto da capa: Humberto Franceschi. Composto e paginado no Correio da Manhã. Impresso na Companhia Editora Fon-Fon e Seleta.  Folhas de gramatura bem encorpada, sem informação sobre o papel. Col. A.M.  (EE)

JARDIM, ReynaldoSangradas escrituras.  Brasília: Ed. do Autor, 2009.  1172 p.  ilus col. capa dura, sobrecapa.  ISBN  978-85-98839 – 07-3 Impresso pela Starprint. Milo papel couchê fosco 90 gr/m2.  Projeto gráfico do autor. Edição e supervisão do texto: Eliana Draher.  Editoração eletrônica de André Giordano Produção gráfica de Cícero Venâncio. Capa: Eduardo Bonfim sobre “O Êxtase” de Gioantonrenzo Bernini.  Inclui poemas textuais, visuais, criações gráficas, musicais, objetuais. Orelha de Hélio Pelegrini. Objeto de arte gráfica! Autógrafo do autor.  Col. A.M. (LA)

JORGE, Miguel.  De Ouro em ouro.  Poemas de Miguel Jorge. Goiânia: Instituto

Centro-Brasileiro de Cultura, 2009. 64 p.  ilus.   ISBN  978-85-9876237-7

Caixa de cartolina dura, contendo livro, CD e cartões postais.  Autografado.

Col. A. M. (EE)  completar dados

KAQ, Franciscodiz.   Brasília: Casa das Musas, 2007.   Edição limitada. Completar dados.  Col. A. M. (EA)

KLEBER, JoséVertentes do Paraíso.  São Paulo: Massao Ohno Editor/ M. Lydia Pires e Albuquerque Editores, 1983. s. p.  Capa: óleo do pintor baina Fernando Coelho. Tiragem: 1000 exs, impresso na Gráfica Parma. Autografado. Col. A.M. (EA)

KLEIN, PauloVôo na miragem.  São Paulo: Massao Ohno, 1996.  70 p.  ilus Capa: Miragem, óleo de Selma Daffré e ilustrações da mesma autora. Composição : Ysayama Estúdio. Fotolito: Ajato. Impressão: Palas Athena.  Foto do autor na orelha da contracapa: Iatã Cannabrava. Exemplar autografado pelo autor. Col. A.M. (EA)

.

L--------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEAL, César. Os Heróis. Desenhos de Francisco Brennand.    Recife: Governo do Estado de Pernambuco, Secreatria de Turismo, Cultura e Esportes, 1983. s.p. ilus. p&b  formato 15,25 x 22,5 cm.   Edição supervisionada pelo arquiteto Moisés Andrade e organizada pelo pintor José Cláudio. Composição, montagem, fotolito, impressão e acabamento da Cia. Editora de Pernambuco – CEPE, em papel couchê. Col. A.M. (EE)   

LEAL, César. Os Heróis. Capa e ilustrações de Francisco Brennand. Recife:

Bagaço, 1996. ISBN 85.85763-06-X [completar dados] Col. A. M. (EA}

.

LEAL, Cláudio MuriloAs guerras púnicas.  Prefácio de Carlos Nejar. São Paulo: Massao Ohno Editor, 1990.   111 p.  Capa de Arcâgelo Ianelli. Formato< 15×22 cm.  Impressão Gráfica Palsa Athenea. Produção gráfica: Luiz Sérgio Bogo.  Tiragem: 1000 exs.  Col. A. M. (EA)

LEÃO, Luiz Gonzaga.  Casa somente canto -  Casa somente palavra.   São Paulo:

Escrituras, 1995.  85 p.  Capa e uma sobrecapa de papel manteiga. Formato 18×13 cm Poesia de muito boa qualidade, em edição bem cuidada, ainda que discreta. Composta em garamond, corpo 12 e impresso em pólen bold 120 g;m2 nas oficinas da Prol Gráfica, edição de 1000 exemplares a cargo de Raimundo Gadelha Editor. Sobrecapa impresa em Hig-Print Wervool Prod. Grafica, São Paulo. (EE)

LEÃO,  Pedro Henrique Saraiva.  Poeróticos.  Ilus. Helio Rola.  Fortaleza: Nação Cariri; Livr.    Gabriel, 1984.  1 v. s/p. formato 31,5×19 cm  Col. A. M.

LEITE, Ligia OliveiraLongo tema.  São Paulo: Massao Ohno, 1987.  S.p. ilus.  Capa: Óleo de K. Wakabayashi. Ilustrações de Marcelo Bartholomei. Composição: Bitaurus. Fotolito: Laborgraf.  Impressão: Parma. Tiragem 1.000 exs.  formato 15×21 cm.  Col. A.M. (EA)

.

LEMINSKI, Estrela Ruiz. Poesia é não.   Coordenação e produção Gramophone.  São Paulo: Iluminuras, 2011.   s.p.  ilus.  Design gráfico e editoração digital das imagens: Marco Mazarotto (Lado B Design).  Fotografia demais imagens: Estela Ruiz Leminski. Formato  22×17 cm.   ISBN 978-85-7321-341-6   Col. A.M.  (EE)

LEMINSKY, Paulo. não fosse isso e era menos não fosse tanto e era quase (de 63 pra cá). Curitiba: Editora ZAP, 1980. 80 folhas não numeradas.  Col. A.M. (EA) completar dados.

LETRAS DE NATAL – ACADEMIA AMAZONENSE DE LETRAS.Org. José Braga.  Manaus: Editoral Valer; Academia Amazonense de Letras, 2008.   64 p.  Folheto  acondicionado numa caixa de cartolina. formato 21×27 cm.  Coordenação editorial de Tenório Telles. Capa e projeto gráfico de Rómulo Nascimento. ISBN 85-7512-301-0 Inclui poemas e textos de Alencar e Silva, Anibal Beça, Homero de Miranda Leão, Jorge Tufic, Alcides Werk, Lafaayette Vieira, Max Carphentier, Narciso Lobo, Pereira da Silva, Raymundo Monteiro,Rosa Brito, Thiago de Mello,emaria Pinto e textos em prosa de outros escritores.   Col. A.M. (EE)

.

LIMA, Batista de.  O Sol de cada coisa.  Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2008. 

112 p.  Preafáio de Aila Sampaio.  Ilustrações Andrey Ustnov e Tarcisio Martins.   Projeto gráfico de Tarcisio Martins. Composto em Ogirema 12pt e impresso na Gráfica Unifor com tinta alaranjada no miolo do livro.  Formato 22×19 cm  Col. A.M. (EE)

LIMA, HugoCorpo dos afetos  para Herberto Helder. Capa e edição do Autor.

Belo Horizonte: Editora e Gráfica CasAnel, 2009.Folha dobrada três vezes. Formato final: 15×10,5.  Textos concebidos a partir do livro “O Corpo O Luxo A Obra” de Herberto Helder, contendo palavras, frases, fragmentos, imagens e metáforas do autor português, em exercício intertextual. Contém alusões e trechos incidentais de Ana Cristina César, Didi-Huberman, Ferreira Gullar, Nietzsch, etc.  Revisão e ilustração de Okura Nazaki. 

Informa ser uma publicação periódica: “ANO I/M.;1, SETEMBRO 2009), integrante do projeto “Corpo dos Afetos”.  Tiragem indefinida, distribuição gratuita. Exemplar autografado pelo autor para a Col. A.M.

LIMA, Jorge de. As ilhas. Desenho de Jorge de Lima. Niterói: Edições Hipocampo, 1952. 16x24cm., álbum contendo 9 cadernos soltos de 2 fls cada um. Exemplar no 12, de Edson Nery da Fonseca.

LIMA, Jorge dePoemas escolhidos  (1925-1930). Capa de M. Bandeira.  Rio de Janeiro: Adersen Editores, 1932.  192 p.  A capa é atribuída a Manoel Bandeira, realmente inovadora para a época, art déco. A editora se autodenominada “a mais moderna organização ediota no  Brasil”. Papel de qualidade precária, oxidado pelo tempo.  Col. A.M.  (EA)

LIMA, Jorge de.  O Poeta insólito.  Fotomontagens de Jorge de Lima/ edição

organizada por Ana Maria Paulino.   São Paulo: Instituto de Estudos

Brasileiros,       Universidade de São Paulo, 1987.      46 p.  formato 30×18 cm

Inclui trechos de poesia de Jorge de Lima e textos de Ana Maria Paulino,

Mário de Andrade e Murilo Mendes sobre as fotomontagens do poeta.

Impresso nas oficinas da Tipografia Marca Ltda. Em com composição da

      Typelaser  Ltda., fotolitos de Fotolito Ajato Ltda. E projeto gráfico de Diana Mindlin.

A tiragem foi de 1500 exemplares, em papel couché fosco 150 gr. Da Cia Suzano de

Papel e Celulose.  Apoio cultural da Metal Leve S.A. Indústria e Comércio conforme

incentivo fiscal da Ley Sarney.

       O livro é parte de pesquisa no acervo de Mário de Andrade, com apio da FAPESP.

       “A união do poeta místico ao artista plástico e ao fotógrafo, experiência da década de

trinta, reforça a ligação com a estética de Breton. O médico leitor de Freud e Jung,

perplexo ante os meandros da mente, atento ao clima de alucinação e do sonho,

movimenta-se, nas colagens, no terreno do insólito. Contrapõe o humor à

sensualidade mística nas onze montagens que ofereceu ao amigo Mário de Andrade,

três das quais estão reproduzidas na única divulgação que fez do próprio trabalho —

A pintura em pânico (1943), livro prefaciado por Murilo Mendes.”Compreendidas em

seus vínculos com a pintura do surrealismo — Max Ernst, Dali, De Chirico — estas

onze colagens de Jorge de Lima” pretendem ser uma reprodução fiel do trabalho do

poeta e fotógrafo Jorge de Lima, conforme afirma Telê Ancona Lopez no prefácio da

edição.   Coleção A. M.

LIMA, Lenine FiuzaEm nome do verde. Brasília: ALDF – Editora Academia de Letras do Distrito Federal, 2004.   86 p  ilus. col. Ilustrações do Autor. [inclui poemas e outros textos]  formato 15×21 cm.  Projeto editorial: Equipe artística de “O Reino Encantado do Gato de Botas”. Projeto gráfico e execução: Artevisual Comunicação Gráfica e Editora Ltda.   Tiragem de 1.000 exs.  Col. A. M. (EE).

LIMA, Ronaldo Cunha.  13 Poemas. Pinturas de Carlos Furtado.  2 ed.  São Paulo: Seara  Nova Editores, 1993.  s.p.  ilus. col.  Apresentação de Henrique L. Alves, presidente da União Brasileira de Escritores.  Contracapa de Josué Sylvestre.  Inclui 13 poemas, numa tiragem de 1000 exs., impresso em papel couchê 150 gr/m2.  Impresso na OESP Gráfica. Formato 21×28 cm.  Col. A.M. (EE)

LIVRO URBANO DO PROFETO GENTILEZA.  Rio de Janeiro: Editora Mundo das Ideias, 2011.   158 p ilus. col.  Realização do Projeto Rio Com Gentileza, coordenado por Leonardo Guelman, Mariana Kutasssy  e Dado Amaral Projeto gráfico de Leonardo Guelman e Ingrid  Cariello, Edição especial, trilíngue português- inglês e espanhol.  Fotografia de Dado Amaral. Capa dura e sobrecapa, formato 31×24 cm. ISBN 978-85-61912-03-4  Impresso pela Milograph Ltda.  Foi criada uma Tipologia Gentileza para transcrever os textos do artista para o livro a partir dos desenhos de letras que usou nas pinturas originais. O nome dele era José Datrino, nascido em Cafelândia, interior de São Paulo e viveu no Rio como puxador de carreta de carreta. Teria ouvido uma faísca  que mudou seu pensamento e comportamento, chamando para uma vida espiritual e abandono dos bens materiais. Aí começa sua vida de dádiva e peregrinação pela rua. Recebeu atestado de sanidade mental depois de ser levado ao hospital psiquiátrico. As 56 pinturas murais pintadas nas pilastras da Perimetral, longo viaduto que atravessa a zona portuária do Rio de Janeiro.   Col. A.M. (EE)  

.

LOPES, Fúlvia CarvalhoTatuagem.   Grafismos de Helena Armond. Prefácio de Nelly Novaes Coelho. São Paulo: Massao Ohno Editor, 1989.   S.p.  formato 22×20 cm.  Composição: Relâmpago/Lastri.  Fotlito: Laborgraf. Impreessão: Palas Athenas. Edição de 500 exs.  Autografado.  Col. A.M. (EE)

.

.

LOPES, Napoleão AgustínPalavra e Poesia. Seis desenhos de Mario Cravo Junior, com um retrato do Autor, Nankim de Djanira.  Salvador, Bahia: 1952.  62 p.  ilus.  “Uma edição Dédalus”. Editado na Tipografia Beneditina, aos vinte e seis dias do mês de fevereiro. Tiragem de 400 exemplares. Cinquenta deles estão numerados de I a L e assinados pelo autor sobre papel Westpost e fora de comércio. Os demais têm numeração ordinária.  A revisão esteve aos cuidados de Germano Machado e a paginação do mestre Abilio de Jesus.  Col. A.M. (EA) Nota: alguns exemplares aparecem à venda como sendo “obra rara” mas, quase sempre, são exemplares da edição ordinária. O papel é bem frágil, com amarelidão e acidez, não obstante a qualidade das ilustrações (que são impressas convencionalmente).

.

 LOUREIRO, João de Jesus Paes.   Iluminações / Iluminuras.  Versão japonesa de Kikuo       Furuno.   São Paulo: Roswitha Kempf Editores, 1988.    s.p.   22 x 31 cm  Col. A. M. (EE)

LOUREIRO, João de Deus PaesRomance das três flautas ou de como as mulheres… Ilustrado com obras de ISMAEL NERY. Edição bilíngue Português – Alemão.  São Paulo: Roswitha Kempf / Editores, 1987.   s.p.  29×22 cm.  capa dura  Col. A. M.    (EE)

LUCCHESI, MarcoIsfahan.  Caligrafia persa e tradução Rafi Moussavi Panah.  Rio de Janeiro: Editora Shams, 2006.  32 p.  formato 10×17 cm. COl. A.M. (EA)

LUDMER, Paulo. Alcinhas.  São Paulo: Massao Ohno Editor, 2001.  80 p.  Capa: óleo de

Carlos Beracher da série Homenagem a Van Gogh. Formato 18×26 cm. Composição: Hilda Gushiken. Fotolito: Ajato. Impressão Prol – Editora Gráfica Ltda. Foto do autor: Marjorie Rose Sonneschein.  1,500 exs.  Col. A. M.  (EE)

LUDMER, Paulo.  Línguaçodada.  Capa Carlos Brascher, óeo sobre tela. São Paulo: Massao Ohno Editor, 1994.  85 p.  ilus. formato 18×26 cm.   Lapelas: Erson Martains de Oliveira. Apreentação Ana Salles Mariano.  Impresso nas oficinas da Gráfica Palas Athena.  Col. A.M. (EE)

.

LUDMER, Paulo.  Outrarias. Ilustrações: Crayons de Carlos Bracher, estudos.  São Paulo: Massao Ohno Editor, 1998.  112 p.  Capa: Óleo de Carlos Bracher da série Homenagem a Van Gogh. Formato: 18×26 cm.    Composição: Estudio Iara Lpez. Fotolito: Ajato. Impressão: Evidência Art´s Gráficas. Edição de 1.500 exemplares. Autografado. Col. A.M. (EE)

.

M——————————————————————————————————-

MACHADO, Gilka da Costa M.  Crystaes partidos. Rio de Janeiro: Revista dos Tribunaes, 1915. 16x23cm. 113p. 3ff  s.n. Brochura com capa branca gravada em relevo cego com fibras e nós de madeira. O livro é dividido em duas partes:   Crystaes  partidos  e  Nocturnos, cada uma com uma folha de título. Cada poema termina com um minúsculo florão. Um bonito trabalho. Contém índice no final. Exemplar examinado: ligeiramente amarelecido, meia encadernação em carneira natural, conservando a capa da brochura; ex-libris de Ricardo Xavier da Silveira; comprado pela BCe da UnB à Livraria São José.

MACIEL, PedroLonge da terra dentro do ar.  Desenhos de Amílcar de Castro.  Belo

Horizonte: Massao Ohno & Rona Editora, 1996.  s.p.  Projeto gráfico / editoração: DPI design & Sylvio E. de Podestá.   Impresso pela Cromoset, São Paulo, SP. formato 28×28 cm. ilus. p&b  Col. A. M. (LA)

.

MAGALHÃES, Domingos José Gonçalves de. A confederação dos Tamoyos: poema. Rio de Janeiro: Empreza Typog. – Dous de Dezembro – de Paula Brito, Impressor da Casa Imperial. 1856. Tipografia e impressão nuito boas, amplas margens. Exemplar de JM.

MAGNO, MontezA véspera metálica.  Recife: M & M, 2005.  68 p. ilus, em duas cores.   formato 26×20 cm.  Sobrecapa. Capa (Batalha de San Romano) em papel Cartão Supremo 250 g e miolo em Pólen 90 g. Composto na fonte Times New Roman 15. Impresso nas oficinas gráficas das Edições Bagaço.  Col. A. M. (EE)

MAGNON, Montez.  Ludos.  Recife: M & M Editor, 1992.  s.p. formato 28×20 cm  Nota: aparece “Montez Magnon” na capa e “Montez Magno” no copyright.  Papel couché e duas folhas de papel manteiga. Composto e impresso nas oficinas gráficas da CEPE, no mês de julho (27). Tiragem: 500 exemplares. Montagem M. Magno e José Narciso, idealizado e diagramado pelo autor. Col. A. M. (EE)

.

MAIA, Luciano.  Jaguaribe, memória das águas.  6ª. edição.  Ilustrações de

Audifax Rios.  Fortaleza: Edições Livro Técnico, 2002.  120 p.

Edição especial e artesanal , papeis especiais, com laço de

barbante amarrado.

MAIA, Virgílio. Sete chuvas para meu pai. Poemas. Ilustrações de Napoleão Torquato Maia. Fortaleza: s.e., 2009. s.p. 30×19,5 cm. Col. A.M. (EA)

MALTY, Larissa.  TeVê: um olhar reciclado.  Ilustração de Dulce Schunk e Pedro

         Cavalcante.  Brasília: Ibama, 2011.   56 pl  ilus. color   21 x 21 cm.  + DVD produzido com apoio da Casa Cajuí Produções. Edição patrocinada pelo Ministério do Meio Ambiente, produção editorial do Centro Nacional de Informação Ambiental (Jorditânea Souto), relacionada com o programa de apoio aos catadores de papel e reciclagem  de resíduos sólidos. Capa: Paulo Luna, projeto gráfico de Larissa Malty, papel reciclado.

MANSUR, GuilhermeBichos tipográficos. Sabará, MG: Edições Dubolsinho, 2007. s.p. ilus. col. formato 17,5X17 cm. ISBN 978-85-87728-36-4. Edição bela e singela de criatividade, transformando letras em figurações de animais para o público infanto-juvenil, mas de interesse para os que estudam a arte verbal ou verbivisual. Col. A.M. (EE)

MÁRCIO-ANDRÉ.  Cazas (seguido de mais dois poemas sobre lugares). São Paulo: Dulcinéia Catadora, 2011.  40 p. Capa pintada à mão por artistas e catadores, feita com papelão comprado de cooperativas de materiais recicláveis. As capas geralmente são diferentes, dependendo do criador.

MARQUES, Oswaldino.  Cravo bem temperado.  Poema.  Desenhos de Aldary Toledo.Rio       de Janeiro:  Revista Branca, 1952.  35 p.  ilus.  Col. A.M. (LA)

MARQUES, Oswaldino.  O Prisma e o arco-íris.São Paulo: Roswintha Kempf Editores,  1986.  Col. A.M. (EE) completar dados

MARTINS, Floriano.  Tumultúmulos.  Capa & vinhetas: collages de Floriano Martins.  Rio de Janeiro: Mundo Manual, 1994.  50 p.  Edição de 300 exs. rubricados.   Diretor-editorial Sérgio Campos.  Composição e impressão> ZAS Gráfica e Editora., em Juiz de Fora, MG.  Coleção A. M.

MATTOS, Cyro de.  Canto a Nossa Senhora das Matas. /Gesang auf Unsere Liebe Frau Van der Wäldern.  Tradução Curt Meyer-Clason.  Ilustração de Calasans Neto.  Salvador, BA: Fundação Casa de Jorge Amado, 2004.  159 p.  ilus. (Col. Casa de Palavras) Texto em Português e Alemão. Autografado. Col. A.M. (EE)

MATTOS, Florisvaldo. Fábula civil.  Capa e ilustrações de Calasans Neto.  

             Salvador: Edições Macunaima, 1975.   57 p.  32 x 24 cm

MATTOS, FlorisvaldoGalope amarelo e outros poemas. Ilustrações Ângelo Roberto.   Salvador: Edições Cidade da Bahia; Fundação Gregório de Mattos, 2001.  168 p.  Coleção Poesia, v. 7)  formato 13,5×20 cm. Fonte Goudy 14;17, impressão e acabamento da Empresa Gráfica Bahia.

.

MATTOS, Gregório de.  Poemas selecionados.   Ilustrações de  Sante caldaferri.  Brasília: Confraria dos Bibliófilos do Brasil, 2010.  99 p.  ilus.   Capa de  papel marmorizado e na sobrecapa papel  fabricado à mão, com fibras vegetais. Miolo com papel Chamois Bulk de 90 g.  Edição regular de 351 exemplares  numerados de 000 a 350, assinados pelo ilustrador e pelo editor Salles, e mais alguns exemplares especiais sem numeração. Acondicionado em estojo de cartão endurecido. Na folha de rosto e capa: “Gregório de Mattos e Guerra”.  Col. A. M.  (LA)

MATTOSO, Glauco.   Delírios Líricos. Antología bilíngue preparada por Mario Cámara.  Buenos Aires: Eloisa Cartonera, 2006.  32 p.  Formato 15×21 cm. “Incluye poemas del Jornal Dobrabil, traducidos  por Mário Cámara y Luciana di Leone; y sonetos traducidos por Cristian De Nápoli.  Inclui dois textos de apresentação por Nestor Perlongher e Franklin Alves. O livro de Pedro José Ferreira da Silva, conhecido como Glauco Mattoso, teve o apoio da Embaixada do Brasil na Argentina, e apresenta capa de cartolina adquirida de catadores de rua (“”cartoneros”) pintada à mão, o que equivale dizer que não existem duas capas iguais na edição. Há uma reedição do livro realizada em 2010 para a “Colección Nueva Narrativa y Poesía  Sudaca Border”.  Col. A.M. (EA)

MATTOSO, GlaucoJORNAL DOBRABIL.  São Paulo: Iluminuras, 2001.  55 p. ilus. p&b  formato 61×23 cm.  Edição fac-similar. Existe uma edição de 1981. Reproduz as folhas soltas originais disseminadas: de 1 a 21, Rio de Janeiro, 1977; as demais em São Paulo: 22 a 25, 1978; 26 a 33 em 1979; de 34 a 49 em 1980; de 50 a 53 em 1980.   Capa: Fê. Programação visual do volume: Julio Plaza.  ISBN 85-7321-163-6.  (EE)

MEDEIROS, Aluízio.Trágico amanhecer. Fortaleza: Editora Fortaleza, 1941. Edição de trezentos exemplares,  fora do comércio.

MEDEIROS, Aluízio. Mundo evanescente. Fortaleza: Editora Fortaleza, 1944. Ilustrado com quatro desenhos de Antônio Bandeira.  Edição de duzentos e cinquenta exemplares, fora do comércio.

MEDEIROS, Aluízio. Os hóspedes. De parceria com Otacílio Colares, Antônio Girão Barroso e Artur Eduardo Benevides.  Fortaleza, Edições Clã, 1946. Capa de Aldemir Martins.  Edição de trezentos exemplares, fora do comércio.

MEDEIROS, Aluízio. Os objetos. Separata, de cinquenta exemplares, da revista Clã, ano I, no 2, abril, Fortaleza, 1948.

MEDEIROS, Aluízio. Lírica. Fortaleza: Edições Clã, 1954. Edição de cem exemplares, fora do comércio.

MEDEIROS, Aluízio. Poema é comício. Fortaleza, Edições Clã, 1956. Ilustrado com quatro xilogravuras de Floriano Teixeira. Edição de trezentos exemplares, fora do comércio.

MEIRELES, Cecília. Amor em Leonoreta. Xilogravura de Yllen Kerr. Niterói: Edições Hipocampo, 1951. 16x24cm, álbum contendo 11 cadernos soltos de 2 fls cada um; o poema ocupa 8 páginas. Composto à mão em tipos Romano Moderno; papel Ingres Ecoles (Montgolfier St. Marcel-les-Annonay, que conserva as bordas naturais de fabricação; xilogravura em papel de seda. Exemplar não numerado, assinado pela autora, de Edson Nery da Fonseca.

MEIRELES, CeciliaMare assoluto e altre Poesie di Cecilia Meireles.  Traduzione di Mirella Abriani,  Luglio, Itália: Lineacultura, 1997.  69 p. Capa de Ninnj Di Stefgano Busà e ilustrações de Alessandra Marinoni.  formato 14.5 x 21 cm.  Col. A.M.  (EA)

MEIRELES, Cecília. . Pequeno oratório de Santa Clara. Gravuras de Manuel Segalá.  Rio de Janeiro: Philobiblion, 1955.  ilus.  67 p  Edição de 320 exemplares, sendo este o de n. 63autografado pela autora e  dedicado a Henriqueta Lisboa. Acondicionado em caixa de madeira em formato  de  oratório.   Col. A. M.

MEIRELES, Cecília. .Pistoia: cemitério militar brasileiro.  Xilogravuras de Manuel Segalá. Rio de Janeiro: Philobiblion,  1955. Brochura (154x248mm)  encapada com papel Fabriano preto. Além da guarda em papel encorpado cinza, continuação das cartelas inicial e final, há, no início, uma guarda branca, 1ª folha do 1º caderno. A brochura de constitui de apenas 2 cadernos de  folhas cada um. A folha de rosto traz o título principal impresso em vermelho com tipos da família Didot e o restante, bem como todo o livro, em tipos da família Elzevir. O poema, de 5 páginas, tem a capitular em vermelho. A 1ª página apresenta uma xilogravura na parte superior e uma faixa decorativa na inferior, faixa que ocupa também  a cabeça e o pé das páginas 2,3 e 4.  A 2ª xilogravura, fora de texto,  está entre a 2ª e a 3ª páginas e, a 3ª, no fim do poema.  As gravuras e as faixas decorativas são impressas em cinza sobre papel de boa qualidade que lhes empresta uma textura especial. A tiragem foi de 100 exemplares não numerados.       Exemplar examinado:  com a dedicatória, no branco inf. da falsa folha de rosto: “Ao Oswaldino, lembrança cordial de Cecília. 1955.”

MEIRELES, Cecilia.  Poésie.  Avant-props de Paulo E. de Berredo Carneiro. Note liminaire et traductions par Gisèle Slesinger Tygel. En frontispiece un portrait par Arpad Szenes. Paris: Seghers, 1967.  157 p.  Edição de 425 exs. “Cette ouvragae, tiré a quatre-vingt-cinq exemplaires sur Vélin d´Arches ornés de quatre burins originaire de Vieira da Silva, numérotés e signés par l´artiste, dont soixantes-quinze marqués de I a LXXV et dix marqués H.C., et six cents exeplaires sur papeira Bouffant dont cinq cents numérotés de I a 500 e cent reservés a l apresse, marqués S.P. a été achevé d´imprier sur les presses de l´Imprimerie de Sarcelles en avril 1967 pour le compte et le plaisir de Pierre Serhers, éditeur a Pais. O exemplar examinado é o n. 348 da série mais comum.  

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Organizada pelo diplomata brasileiro Paulo Carneiro após a morte da poeta, esta edição de uma seleção de poemas de Cecília, traduzida para o francês, foi ilustrado pela pintora portuguesa Maria Helena Vieira da Silva, em edição limitada d4 85 exs, sendo este exemplar da Coleção Brasiliana Itaú.  (LA)

MEIRELES, Cecilia.  Poésie.  Avant-props de Paulo E. de Berredo Carneiro. Note liminaire et traductions par Gisèle Slesinger Tygel. En frontispiece un portrait par Arpad Szenes. Paris: Seghers, 1967.  157 p.  Edição de 425 exs. “Cette ouvragae, tiré a quatre-vingt-cinq exemplaires sur Vélin d´Arches ornés de quatre burins originaire de Vieira da Silva, numérotés e signés par l´artiste, dont soixantes-quinze marqués de I a LXXV et dix marqués H.C., et six cents exeplaires sur papeira Bouffant dont cinq cents numérotés de I a 500 e cent reservés a l apresse, marqués S.P. a été achevé d´imprier sur les presses de l´Imprimerie de Sarcelles en avril 1967 pour le compte et le plaisir de Pierre Serhers, éditeur a Pais. O exemplar examinado é o n. 348 da série mais comum.  Col. A.M.  (EE)

MEIRELES, CecíliaRomanceiro da Inconfidência. Desenhos de Renina Katz.  São Pauio:  Editora da Universidade de São Paulo; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.   53 p.  formato  28,5×39 cm. EDUSP ISBN 8r-314-0793-1 e IMPRENSA OFICIAL ISBN 85-7060-218-9. Edição comemorativa do cinquentenário do poema, publicado pela primeira vez em 1953.  As ilustrações são de 1956 a 1958, somente publicadas nesta edição. Projeto gráfico de Diana Mindlin, composição em MacIntosh, em caracteres Optima. Tiragem de 3.000 exs., em papel couchê mate 150 g/m2.  Obra de arte gráfica. Col. A.M. (EE)

MEIRELES, Cecília.   Solombra.  Ilustrações de Pomar. Rio de Janeiro: Livros de

Portugal, 1963.  Coleção A. M.

.

MEIRELES, Cecília. Verdes Reinos Encantados. / Enchanted Realms of Green. Tradução para o inglês Aila de Oliveira Gomes. Rio de Janeiro: Salamandra, 1988. 160 p. capa dura, sobrecapa. Impresso em papel couché pirahy de 180 g/m2. Formato 29,5x 23 cm, Patrocínio da Shell com incentivos da Lei Sarney. Cinquenta poemas de Cecília Meireles ilustrados com fotos de nomes brasileiros e do exterior, não identificadas. Idealização, concepção e seleção de poemas Maria Fernanda. Projeto gráfico Luiz Sergio Bittencourt e Nara Abud Tauile. Coleção A.M. (EE) 

MELIM, AngelaDas tripas coração.   Florianópolis: Editora Noa Noa, 1978.  118 p.  formato 15×21   Col. A.M. (EA)

MELLO, Thiago de.Os estatutos do homem.Com a tradução de Pablo Neruda; pinturas de Dafni Amecke Tzitzivakos. Cotia, SP: Vergara & Riba, 2001. Ed. bilíngue. 71p.il. 19x19cm, enc. papel; capa dura e sobrecapa il., iguais. Papel acetinado de alta gramatura. À apresentação da editora, “A vida do poema”, seguem-se um texto de Neruda, “Desde que Thiago chegou ao Chile”, e um de Thiago de Mello, “Thiago lembra Neruda”. O poema se divide em 13 artigos mais o Artigo final. Pequeno texto sobre a pintora encerra o livro, que não tem sumário, nem colofão e nem justificação da tiragem. Exemplar de CHK. Presume-se seja uma edição com grande tiragem comercial.

MELLO, Thiago de.  Los Estatutos del Hombre.   Trad. Pablo Neruda.  Buenos Aires:

V&R, 2001.  71 p. ilus. col. Capa dura, sobrecapa  Impresso no Brasil.  Idêntica à edição brasileira, citada acima.

MELO NETO, João Cabral.  O cão sem plumas.  Barcelona: O Livro Inconsútil, 1950.   Edição do autor com tipos móveis, impressa no ateliê do poeta durante sua estada na Espanha. Edição limitada, fora de comércio.  Col. Brasiliana Itaú.  (EA)

.

MELO NETO, João Cabral de .  O cão sem plumas.  Fotografias Maureen Bisiliat.  Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984.  55 p.  ilus. p&b  Col. A. M. (EE)

MELO NETO, João Cabral.  O Engenheiro. Rio de Janeiro: Amigos da Poesia, 1945.  55 p.   Não informa sobre número de exemplares, hoje escassos.  Col. A. M.     (EA}

MELO NETO, João Cabral de.  Primeiros poemas.  Organização e introdução de Antonio Carlos Secchin. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras/ UFRJ, 1990. 46 p.   Edição de 500 exs., exemplar n. 379.  Capa com perfurações para mostrar as letras em preto no reverso da  “orelha” do livro. Col. A. M. formato…  (EE]

MELO NETO, João Cabral; ANTÔNIO, João; LUCAS, Fábio.  Nove cartas. Razões e contra-
razões
.  São Paulo: Oficina do Livro Rubens Borba de Moares,  2008.  51 p  Produzido por Giordanus para a Biblioteca Paulo M. Levy. Edição 100 exs.  formato  x  .

MELO NETO, João Cabral.  Poema.   Gravuras de Vera Bocayuva Mindlin.  São Paulo: Jaime Pacello, 1969.   Col. Brasiliana Itaú.  (LA)

MELO NETO, João Cabral de. O rio ou relação da viagem que faz o Capibaribe de sua nascente à cidade do Recife. Serigrafias de Fayga Ostrower. Rio de Janeiro: Fontana, 1974.  37×51. Estojo deixando à mostra a lombada de uma capa solta; uma segunda capa solta envolve 20 cadernos de 2 fls cada um, em papel Fabriano. Tipos Bodoni. As serigrafias, fora de texto, intercalam-se entre as páginas do poema. Exemplar no 66, assinado pelo poeta,  comprado pela BCe da UnB à Casa do Livro.

MENDES, MuriloContemplação de Ouro-Preto. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e  Cultura, Serviço de Documentação, 1954.  171 p.  formato 16×23 cm.  Fotos de Humberto Moraes Franceschi e Erich Hess em papel couchê. Edição primorosa, por órgão público. Col. A.M. (EE)

.

MENDES, MuriloJanela do caos.  Ilus. Francis Picabia.  Paris: Imprimerie Union, 1949.  Na época da edição do livro, Picabia vivia sua melhor fase, ligado ao Movimento Dada, fazendo uma arte figurativa, na contra-mão das tendências de seu tempo. Col. Brasiliana Itaú. (LA)

MENDONÇA, Lúcia Cortezcomovida.  São Paulo: Massao Ohno, 2000.  92 p. Capa: Montagem sobre acarílico s/tela de Adriana Ferla. Inclui uma foto da autora por Marjorie Rose Sonnenschein.  Tiragem de 1000 exs., pela Lis Gráfica.  Col. A.M. (EA)

MENEZES, Philadelpho, org.  I Mostra Internacional de Poesia Visual de São Paulo./ I  International Exhibition of Visual Poetry of São Paulo. [Catálogo]   SP: Centro  Cultural São Paulo, 1988.  174 .. Tiragem 2000 exs, papel couchê 90 grs. Formato 21×15,5 cm. Coordenação gráfica Arlenice Juliani de Oliveira. Composição gráfica Maurício da Silva Medeiros. Arte final Marcos E, Souza B. Carvalhosa, Paulo Tadeu Bezerra, Zelinda Maria Gandolfi. Impresão: Laboratório Gráfico CCSP.   Col. A.M. (EE)

MEYER, Camargo.  Cartilha (1959-1963) Capa de Rubens Gerchman.  72 p.  Uma edição singela, com uma capa bem projetada, de um poeta que está sendo cada vez mais reconhecido. Formato 14,5x 21,5 cm.    Col. A.M. (EA)

MEYER, Camargo. A Cica  A Cica Trizes.  Brasília: 1989.  119 p.   Exemplar autografado. Col. A.M.  (EA)

.

MIDEI, WanderleiVento da Manhã.  São Paulo: Massao Ohno, 1994.  84 p.  Capa: Íris, de Hoshun Yamaguchi. Composição e paginação: Studio 3. Fotolito: Labrograf. Impressão: Plas Athena.  Foto do autor por Hélio Campos Mello. Tiragem: 1000 exs.  Col. A.M. (EA)

.

MIRANDA, Antonio. Arteficio / Artefacto– livro de arte:  poemas de Antonio Miranda (haicais, haicais visuais, aforismos, poemas visuais, etc até então inéditos e fotografias de um artefacto de Gómez de Zamora. Edição artesanal de 12 exemplares, folhas soltas acondicionadas em caixa de papelão revestida de pano. Edição fora de comércio, formato 32×22 cm.  Assinados pelos autores e distribuídos exclusivamente para Antonio Carlos Secchin, Ésio Macedo Ribeiro, José Fernandes, Oto Dias Becker Reifschneider, Sylvia Cyntrão, Wlademir Dias Pino / Regina Pouchain, Zelia Bora e  1 exemplar para a Biblioteca Nacional de Brasília

e 2 exemplares para a reserva técnica. Brasília, 2010. Disponível também como e-book do livro em www.antoniomiranda.com.br

MIRANDA, Antonio.  Brasil, brasis.  Brasília: Thesaurus, 1999.  72 p. ilus.  ISBN 85-7062-191-4A capa apresenta uma foto da escultura “Bandeira do Brasil” de Antonio Miranda que existe na Chácara Irecê, de propriedade do poeta no município de Cocalzinho, Goiás. Editoração eletrônica: Tagore Alegria.  Formato 10,5X20 cm.  Poemas escritos às vésperas das comemorações do 500 anos da Descoberta/achamento do Brasil, propondo uma revisão histórica do processo da civilização brasileira, no duplo sentido do poema-ensaio e do esperpento. Edição de 500 exs de circulação restrita.

MIRANDA, Antonio. De Ornatu Mundi.Ecopoemas de Antonio Miranda e ilustrações de Álvaro Nunes. Brasília, LGE / Jadim Botânico, 2010. 21x21cm. 89p. Livro de arte pela beleza dos poemas, bonita diagramação, delicadeza dos caracteres empregados e as pinturas Álvaro Nunes, o maior ilustrador científico do Brasil. Exemplar de Catarina Helena Knychala com dedicatória do poeta.

MIRANDA, Antonio. Do Azul mais Distante.   Brasília: Thesaurus, 2008. Ilustrado por Zenilton de Jesús Gayoso Miranda. Apresentação de Aurora Cuevas Cerveró. Formato 20×20 cm.  ISBN 978-85-7062-774-2  Edição especial, fora de comércio, de 200 exemplares, lançada durante a I Bienal Internacional de Poesia (3-7 set. 2008).  Papel couche. Inclui 43 poemas. Ambientado no Piauí da época do pós-guerra e emigração para Rio de Janeiro nos anos 50, conta a saga e a tragédia da família Teixeira. 

MIRANDA, Antonio. Grito interrompido.  Poemas de Antonio Mirandae fotos de Robson Corrêa de Araújo, é o primeiro título das Edições Fresta, dedicada a livros de arte em edições reduzidíssimas. Formato 12X12 cm, papel couchê 150 g, capa dura costurada, fotos em cores, exemplares numerados e assinados pelos autores. Tiragem:  50 exemplares para colecionadores, uma série de 51 a 56 para os autores e uma série, numerada de 56 a 63, para os editores. Layout gráfico de Nelson Guimarães. (LA)

MIRANDA, Antonio.  Ideo  gram  ação.  Brasília: Thesaurus, 2010. s.p.  Formato: 20 cm x 20,5 cm. Poemas criados por Antonio Miranda a partir de 4 ideogramas chineses, em linguagem sintética, pós-concretista. Edição limitada a 70 exemplares, comemorativa dos 70 anos  de Autor (antecipando o dia 5 de agosto de 2010), fora de comércio.  (EA)

MIRANDA, Antonio.  O Mearim – poemas de Antonio Miranda / Ilustrações de Zenilton de Jesus Gayoso Miranda.  Brasília: Edição do Autor, 2011.  s.p. [18 p.]  Impresso na Gráfica Thesaurus.  Edição de 50 exs. numerados e assinados pelos autores. As duas ilustrações reproduzidas no Espaço f/508 com tinta a base de pigmento mineral HP Vivera sobre papel Museológico Canson Edition Etching Rag, 100% algodão, fosco, 310 g/m2, miolo em papel Evenglow, Opalina, 120 g/m2. Capa com o título discretamente em relevo. Cinquenta exemplares numerados e assinados pelos autores, formato 21 x 14 cm. Um exemplar especial formato A4 com os originais das ilustrações e outro com cópias da referidas ilustrações, para as coleções pessoais do poeta e do artista. Os exemplares estão protegidos com sobrecapa de polietileno transparente.  Col. A.M. (LA)

MIRANDA, Antonio. Memórias Infames.  Belo Horizonte: Anome Livros, 2009.  96 p.Edição de 500 exemplares, 70 deles com um CD com gravação dos poemas na voz do Autor, numerados e assinados pelo Autor. Capa: Catherina Romanell  – Formato XXXX   Uruguai. Projeto Gráfico: Sebastián Moreno/ Wilmar Silva. ISBN 978-85-98378-39-8 (EA)

MIRANDA, AntonioPoemas pernambucanos – de Antonio Miranda/ Da Nirham Eros.   Jaboatão, PE: Editora Guararapes, 2011.  42 p. ilus

Projeto gráfico e acabamento artesenal de Edson Guedes de Morais. Impressora jato de tinta papel antílope 180 gr., formato 19×24 cm. Edição em homenagem ao bibliotecário Edson Nery da Fonseca, inclui poemas escritos por Da Nirham Eros (pseudônimo de Antonio Miranda) em suas andanças pela região e em Fernando de Noronha no início da década de 60 do século XX e outros recentes, do início de século XXI, de sua obra inédita “Terra Brasilis”. Inclui fotos da época, do homenageado e a imagem da litografia “À Beira do Capiberibe” de Luis Schlariz, do século XIX.  Tiragem: 35 exemplares.

MIRANDA, Antonio.  San Fernando Beira-Mar.  Trad. de Ricardo Riuz. Edición bilingUe Español / Portugués. Buenos Aires: Eloisa Cartonera, 2006. Colección Nueva Narrativa y Poesía Sudaca Border.   Edição artesanal em tipografia. Capa feita com cartão comprado de catadores de papel e pintada por crianças carentes, dentro de um programa de promoção cultura e social. Cada exemplar apresenta uma capa diferente. Na imagem presente, além de pintada a autora recortou e colou as letras na capa para criar relevo.  Existe uma segunda edição, realizada na Feira Internacional do Livro de São Paulo, em 2007, confeccionada  em um stand e os exemplares vendidos ao público diretamente. Outros autores incluídos foram, entre outros, Manuel de Barros e Glauco Mattoso (ver). Obs.: existem muitas edilções desta obra, em diferentes formatos, em versões em português e em castelhano. Col. A.M. (EA)

MIRANDA, Antonio.São Fernando Beira-Mar.  São Paulo: Dulcinéia Catadora, 2007.   Edição artesanal em tipografia. Capar feita com cartão comprado de catadores de papel e pintada por crianças carentes, dentro de um programa de promoção cultural e social. Cada exemplar apresentada uma capa diferente.  Col. A.M. (EA)

.

MIRANDA, Pontes de. Inscripções da estela interior. Rio de Janeiro, 1930. 50p. 23x28cm, brochura com a 1ª folha do 1º caderno e a última folha do último caderno encapadas em papel pardo claro, de textura marmorizada. Capa e folha de rosto impressas em azul. 3 folhas de guarda no início 2 no final. O livro foi composto em tipos Romano, Egípcio e Bastão e impresso em preto e em azul, os títulos dos poemas sublinhados com um filete azul. No branco sup. de todas as páginas há um filete azul e, quando o poema não ocupa a página inteira, o branco inf. contém um pequeno quadrado azul. Há amplos brancos e muitas páginas brancas. Os poemas, em número de 26, não contêm título. Impresso nas oficinas da Imprensa Nacional. Tiragem de 100 exemplares, sendo 25 em papel de Rives, numerados. 20 exemplares são para os subscritores, 30 fora de comércio e 50 postos à venda. Exemplar examinado: no 0, manuscrito a tinta, contendo, na 1ª folha de guarda, a dedicatória: A Grieco, Pontes de Miranda, março 1930. Exemplar comprado pela BCeUNB.

MIRANDA, Pontes de. ―.  Penetração. Poemas e gravuras de Pontes de Miranda. Rio de Janeiro, 1930. 24p.il. 23x28cm, brochura. Amplas margens. Cada poema é precedido  por uma gravura em preto e branco e apresenta, no final, um pequeno quadrado preto centralizado. Poemas: Projeção; Peregrinação; Prospecção. Tiragem de 100 exemplares em papel Rives, numerados de I a XXV, e a 25, a a z e A a Z, rubricados pelo autor. Exemplar no 18, da BCeUnB

MOISÉS, Carlos FelipeA Poliflauta de Bartolo. Capa e ilustrações de Cyro del Nero. São Paulo: Massao Ohno Editor, 1960.  s.p.  ilus.col.  (Coleção dos Novíssimos, 6)  Uma das primeiras edições de Massao Ohno, ainda com o logotipo antigo da editora, impressa nas oficinas gráficas à Rua Vergueiro, 688 – S. Paulo.  Reproduzimos capa e uma ilustsração;  Col. A.M. (EA)

MOISÉS, Carlos FelipeSubsolo. São Paulo: Massao Ohno,  1989.  86 p.    Foto do autor na orelha do livro. Composição e impressão: Palas Athenea.  Tiragem: 1000 exs., formato 14 x 21 cm. Autografado.  Col. A.M. (EA)

MOLITERNO, Carlos.   A Ilha.  Capa e ilustrações de Hércules.  Maceió, Alagoas: Imprensa Oficial, 1969.   131 p.   formato 29×14 cn,    Este livro de Carlos Moliterno inclui 8 desenhos de Hércules impresso em folhas separadas do texto sobre papel verde claro. Exemplar autografado,  Col. A.M.  (EE)  

MONTEIRO, Salvador. Dos óleos de Mário. 10 poemas de Salvador Monteiro inspirados em 10 quadros de artistas brasileiros da coleção de Mário de Andrade. Rio de Janeiro: Edições do Amador, 1984. 16x23cm. Uma experiência gráfica: volume constituído por uma única folha que se dobra para formar a capa e que se cola numa outra folha, do mesmo papel, dobrada em sanfona para estruturar o miolo. O volume é envolto em papel manteiga e inserido em estojo. 31p. Exemplar no 51, com dedicatória do autor para  Catarina Helena Knychala.

―. Reverso de fábula. 36 poemas sobre animais e 36 desenhos de animais, de Salvador Monteiro. Rio de Janeiro: Edições do Amador, 1980. 14x19cm., capa solta contendo 5 cadernos soltos, inserida em estojo. 81p. Composição manual em tipos Garamond.  Exemplar no 200, com dedicatória do autor  para Catarina Helena Knychala.

MONTEIRO, Vicente do Rego.Concrétion. 2.ed. Recife: Bruscky Edições, 1996. Edição fac-similar de Concrétion, Coll. Poèmes de Gousset, La Presse a Bras, Paris, 1952, com o seguinte colofão: Cet exemplaire / 83 / de CONCRÉTION par Vincent / Monteiro a été composé et impri- / mé par l’auteur sur as presse à / bras, à l’ocasion du Premier / Congrès International de Poésie / de Paris. Tirage limite à 150 ex- / emplaires numérotés de 1 à 150.  Formato 10,5x15cm, capa solta contendo 24 folhas soltas s.n., com os seguintes acréscimos que antecedem a edição facsimilar: “Caligramas e Monteiro”, página introdutória de Mário Hélio e Paulo Bruscky; “Visage, calligramme crayon no 1”; “Visage, calligramme crayon no 2”; “Poema 100% nacional”, poema tipográfico de 1941, uma alegoria ao jogo do bicho que,de algum modo, antecipa o poema-processo. Após o colofão da edição original: dados biobibliográficos do autor e o colofão: Este exemplar no  [06/150, à lápis] de Concrétion de Vicente do Rêgo Monteiro é uma edição fac-similar  do texto original publicado pelo próprio autor em sua prensa manual e lançado em 1952 no 1º Congresso Internacional de Poesia de Paris, e agora reeditado por Paulo Bruscky e Mário Hélio, para ser lançado durante o II Seminário de Semiótica e Arte/Mostra Internacional de Poesia Visual, realizado em junho de 1996, no Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tiragem limitada a 150 exemplares, numerados de 1 a 150,  como na edição princeps. [Assinatura, à lápis, dos editores.]  Exemplar examinado: de CHK  (EA)

.

.

[ MONTEIRO, Vicente do Rego ] ver: ATIK, Maria Luiza Guarnieri.

.

MORAES, Vinicius de. O breve momento. 15 desenhos de Carlos Leão. Rio de Janeiro: Lithos Edições de Arte, 1977. 36x51cm. Caixa e capa solta contendo 15 cadernos soltos em papel Kraft; cada caderno envolve uma folha de papel Murillo Fabriano com um desenho de Carlos Leão.  Sonetos: Soneto da devoção (1937); Soneto de intimidade (1937); Soneto de agosto (1938); Quatro sonetos de meditação: II e IV (1939); Soneto de despedida (1940); Soneto de Quarta-Feira de Cinzas (1941); Soneto da mulher inútil (1942); Soneto do amor total (1951); Soneto do corifeu (1956); Soneto da mulher ao sol (1956); Soneto de maio (1967), Soneto de Marta (1975), Soneto do breve momento (1952), Soneto do Café Lamas (1973). Exemplar no 34/500, de Edson Nery da Fonseca. 

MORAES, Vinicius de. O falso mendigo.  Poemas de Vinicius de Moraes. 

Ilustrados com
xilogravuras de Luis Ventura. Rio de Janeiro: Editora Fontana,
1978. Poemas selecionados por Marilda Pedroso. Projeto gráfico de Gastão de

Holanda e Robson Schiamé, edição limitada a 200 exemplares numerados,

assinadas pelo Autor, em 1978. Livro impresso em papel filtrante, com

gravuras assinadas pelo artista, folhas soltas em estojo de luxo.

Exemplar n. 67 da coleção Antonio Miranda.

MORAES, Vincius de. Historia Natural de Pablo Neruda(La elegia que viene de lejos). Grabados de Calaasans Neto. Santiago de Chile: Lom ediciones / Emabaja de Brasil, 2004.  56 p. ilus.  Formato 24×32 cm.  ISBN 956-282-654-6. Tradução de Violea Romero, com a colaboração de Adán Méndez e María Eugenia Losa. Não informa sobre a tiragem, mas inclui uma lista de pessoas que supostamente subscreveram a edição.  Obs. A 1ª. ed. Da obra aconteceu em Salvador, Bahia, pelas Edições Macunaíma, em 1’97e, uma 2ª. ed. pla Bigra, também de Saolvador, em 1996. 

.

MORAES, Vinicius de.  Meu tempo é quando.  Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil/ Arvoredo Produções, 1990. Capa: retrato por Scliar.  Col. A.M. [completar dados] (EE)

[ MORAES, Vinicius deCancioneiro Vinicius de Moraes: Orfeu: songbook / músicas de

 Antonio Carlos Jobim & Vinicius de Moraes.  Rio de Janeiro: Jobim Music, 2003.  200 p.

Texto em português e inglês. Desenhos de Carlos Scliar e Carlos Leão. Capa de Carlos Scliar. Formato 23,5×30,5 cm  Edição comemorativa dos 90 anos do poeta, centrada na peça teatral “Orfeu da Conceição” e seus desdobramentos. Apresentação de Susana Moraes. Prefácio de Carlos Diegues. Capa dura. Col. A.M. (EE)

.

MORAES, Vinicius de Pátria minha.  Poema de Vinicius de Moraes.  Barcelona:O Livro Inconsútil, .1949.  Três cadernos de 4 folhas dobradas, não costurados, formato 20×13 cm. `Papel de fio. No colofão informa: 55 exemplares.  Col. Biblioteca Nacional de Brasília, proveniente da biblioteca particular de Marly de Oliveira, que foi esposa do poeta, doação da família. 

MORAES, Vinicius de.Poemas de Vinicius  de Moraes. Rio de Janeiro: Sabiá Produções Artísticas, 1988. 153p.il. foto. 24x24cm. Acompanha disco de vinil com um poema e músicas de Vinícius de Moraes.  Patrocínio: Empresa Carioca de Engenharia; Christiani Nielsen – Engenheiros e Construtores; Grupo Carioca; Sanenge. Localização: CCBB; IEB/USP.

MORAES, Vinicius de. O poeta não tem fim. 2.ed. Cotia, SP: Vergara & Ribas, 2002. Edição de Adriana Toledo de Almeida; pinturas de Duilio Pierri; fotografias: Keydisc/Levendula; desenho: S/L Estudio.                                                       106p.i. 19x19cm. Enc. com capa em papel e sobrecapa iguais, ilustradas. O papel do miolo é acetinado, de alta gramatura. Todas as páginas são totalmente ilustradas com pintura abstrata, e sobreposição de fotografias. Não contém sumário, nem colofão e nem justificação da tiragem.  Exemplar de CHK.

MOTA, Mauro. A tecelã. Desenhos de Reynaldo Fonseca. Recife: O Gráfico Amador, 1956. (Cartas de Indulgência, 2). 16x24cm. Capa solta contendo cadernos de 2 e de 4 fs. totalizando 40 p. O livro contém apenas um poema, cada estrofe composta em uma página, em tipos Romano Antigo. Texto e desenhos foram impressos  sobre papel Ingres. Composto e impresso à mão. Exemplar no 6, numerado à mão e assinado pelo autor e pelo ilustrador, de Edson Nery da Fonseca.

MORAES, Vinicius de.Poemas de Vinicius  de Moraes. Texto Paulo Mendes Campos; il. Carlos Leão. Rio de Janeiro: Sabiá Produções Artísticas, 1988. 153p.il. foto. 24x24cm. Acompanha disco de vinil com um poema e músicas de Vinícius de Moraes.  Patrocínio: Empresa Carioca de Engenharia; Christiani Nielsen – Engenheiros e Construtores; Grupo Carioca; Sanenge. Localização: CCBB; IEB/USP.

MORAES, Vinicius de. O poeta não tem fim. 2.ed. Cotia, SP: Vergara & Ribas, 2002. Edição de Adriana Toledo de Almeida; pinturas de Duilio Pierri; fotografias: Keydisc/Levendula; desenho: S/L Estudio.                                                       106p.i. 19x19cm. Enc. com capa em papel e sobrecapa iguais, ilustradas. O papel do miolo é acetinado, de alta gramatura. Todas as páginas são totalmente ilustradas com pintura abstrata, e sobreposição de fotografias. Não contém sumário, nem colofão e nem justificação da tiragem.  Exemplar de CHK.

MURALHA, Sidonio.   Os olhos das crianças.  São Paulo: Edição do Autor, 1963.  S.p. folhas dobradas, soltas, Papel craft. Formato 23×28 cm.  capa cartão duro.Tiragem 1500 exemplares. Produzido na Indústria Gráfica Brasileira. Layout de Maria Bononi e Fernando Lemos.  Z Foto do autor na contracapa por Dulce G. Carneiro.  autogr. Edição simples, sem ilustrações.  Poeta português, dedicado sobretudo à literatura infantil, residente no Brasil, onde veio a falecer. Col. A. M. (LA)

.

N/O————————————————————————————————–

NAU CATARINETA- Ilustrações de Roger Mello sobre os versos popular da Nau Catarineta.  Rio de Janeiro: Manati, 2004.  40 p.  ilus. col.  Formato 30×22 cm.  Col. A. M. (EE)

NAUD, José Santiago.  Cartas a Juanila.  2ª ed.  Rio de Janeiro: Livros de Portugal, 1965. 57 p.  Folhas soltas.  Formato 16×22 cm A capa aproveita fotografia de Frank Horvat, e a epígrafe do trecho do “Menina e Moça”. Composto e impresso na Gráfica Olímpica Editora, no Rio de Janeiro, entre maio e julho de 1965, “reedita em forma definitiva os 15 poemas escritos entre março de 1950 e setembro de 1952”. .  A primeira edição foi feita em março de 1965, na cidade de Porto Alegre, RS, por intresse amigo de Ester Maia.  Col. A. M.  (EE)

NAUD, José SantiagoHB Promontoio milenário.  Ilustrações de Herrabarría.  San Francisco de la Montaña, Panamá: 1982.  61 p.  Desenho gráfico de  Ignacio Mallol, Fotografia de Sanot / Ivaonne Nowy de H.  ilustrações a cores. Formato 17,5×24 cm.  Exemplar assinado pelo poeta e pelo ilustrador.  Col. A.M. (EE) Nota: capa apenas com a assinatura do ilustrador/ reproduzimos uma das ilustrações.

NAUD, José SantiagoPiedra Azteca.  México: Ediciones Papeles Privados; Ediciones Mester, 1985.  Um livro + cinco cadernos costurados a mão com a tradução do longo poema traduzido por Maricela Terán e Alberto de Oliveira, revisada pelo autor. Formato 14×20 cm.  Col. A.M. (EE)

.

NOIGRANDRES  5 antologia do verso à poesia concreta 1949-1962: décio pigntari, haroldo de campos, augusto de campos, Ronaldo Azeredo,  josé lino grünewald.  São Paulo: Massao Ohno editora, 1962. N204 p.  Capa: homenagem do grupo noigandres a Alfredo volpi, reproduz aproximadamente uma tela (1960), do mestre.  Formato 24x 15 cm.   Col. A. M.

NOJIRI, Toyoki20 poemas / Obra póstuma.  São Paulo: Massao Ohno, 1975.  Sem paginação. Capa de Aldemir Martins, cuja imagem se reproduz quatro vezes, em diferentes dimensões, no livro.  Formato 27×15 cm.  Col. A.M.    (EE)

.

NUNES, CassianoAutógrafos.  Poesias inéditas. Brasília: [ Thesaurus ] 2010

“Edição especial comemorativa dos 89 anos  de Cassiano Nunes, in memoriam,

celebrados na Biblioteca Central da Universidade de Brasília, no dia 27 de abnl de 2010. 25 exemplares, com 3 poemas, em edição organizada por  Maria de Jesus Evangelista (Maju).  Col. A.M.  (EA)

.

NUNES, CassianoMadrugada. Poemas.A Edson Nery da Fonseca; Recife: Pool Editorial, 1975. Este livro, em formato grande, sobre papel alaranjado, é desconhecido até dos amigos e admiradores do poeta Cassiano Nunes.  Edição reduzida, fora de comércio, para colecionadores.  Col. A.M. Completar dados… (EA)

NUNES, CassianoPrisioneiro do arco-iris.  São Paulo: Massao Ohno, 1962.  s.p. letras manuscritas (caligrafia de Humberto) , capa: Milton, Impressão: nakamura, formato 21,5×30 cm, esmerada edição de arte gráfica. autografado.  Col. A.M. (EA)

NUNES, CassianoVersos íntimos.  Brasília: Thesaurus,  s.d. 12 p.  Foto do autor na

contracapa. 15×21,5 cm.  [Autografado pelo autor em 1991] Plaquete de circulação  limitada.  Col. A. M.  (EA).

NUNES, Ricardo. Mesmo que não queiras.  Ilus. Antonio Nunes Neto. São Paulo: Massao  Ohno Editor, 1979.    s.p.  formato 18×26,5 cm. Impresso nas oficina da Planimpres Ltda.,  composição Expansão Propaganda Ltdfa. Tiragem: 1.500 exs.  Col. A.M. (EE)

OBRANOME II(projeto: curadoria e organização editorial Wagner Barja: apresentação  Silvestre Gorgulho – projeto gráfico, PC Müller.  Brasília: Museu Nacional – Cultur-  Cultura e Consultoria, 2008.   120 p.  ilus. col.  formato  20×21 cm.  ISBN S978-85-70627-79-7  Catálogo da exposição de poesia visual realizada durante a II Bienal Internacional de Poesia de Brasília – II BIP.  Inclui textos de Wagner Barja, Antonio Miranda, TT Catalão, Augusto de Campos. Adolfo Montejo Navas e imagens de trabalhos de Resa, Paulo Bruscky, Arnaldo Antunes, Antonio Miranda, Francisco Kaq, Xico Chaves, Luiz Turiba, Resa, Robson Corrêa de Araujo, Silvio Zamboni, Rubens Jardim, Marcelo Sahea, etc. em homenagem a Wlademir Dias-Pino.  Col. A.M.  (EE)

.

OLINTO, AntonioO dia da ira.  Translated by Richard Chappell. Rio de Janeiro: Nordica; London: Rex Colling, 1986  Col. A.M. (EA)  Obs: Não confundir com a  1ª edição da obra editada pela Livraria José Olympio Editora, 1959.

.

OLIVEIRA, Eustáquio Gorgone de.   Girassol fixo.   Juiz de Fora: D´Lira, 1995.   36 p.  ilus.  Capa: Marta R. Freitas. Diagramação e editoração: André Luiz Gamas.  Impressão: ZAS Gráfica e editora. Tiragem: 300 exs.  Col. A.M. (EA)

.

OLIVEIRA, Eustáquio Gorgone dePassagem na orfandade .   Juiz de Fora: D´Lira, 1999.    36 p.  Tiragem: 300 exs.  Tipo usado no texto foi o Garamond, nos corpo 10 e 11. A impressão do miolo foi realizada no sistema de suplicação digital, ao passo que a capa foi impressa em ofesete. A encadernação foi manualmente executada pelo próprio autor, com o projeto elaborado por Iacyr Anderson Freitas. Formato 20,5×12 cm.  Col. A. M.  (EA)

OLIVEIRA, Joanyr d´, orgPoetas de Brasília.  Brasília: Editora Dom Bosco, 1962. 107 p  formato 16×22,5 cm.  Impresso na Gráfica Dom Bosco, em Goiânia, Goiás. Primeira antologia de poemas de Brasília, onde viviam poetas de várias regiões do Brasil, inclui 17 autores: Afonso Félix de Sousa, Alphonsus de Guimarães Filho, Anderson Braga Horta, Ézio Pires, Gaudêncio de Carvalho, Geraldo Costa Alves, Guido Mondin – José Santiago Naud, Jair Gramacho, Joanyr de Oliveira, Levy Rocha, Lina del Peloso, Mário Limeira, Miguy Noronha, Pedro Luiz Mais, Seleneh de Medeiros e Wilson S. Nunes.  Col. A.M. (EA)

.

OLIVEIRA, Marly deO sangue na veia.  Serigrafias de Carlos Scliar.  Rio de Janeiro: Edições de Arte, 1996. Impresso por processo serigráfico artesanal, com sete serigrafias originais assinadas e numeradas pelo artista. Edição de 230 exemplares assinados e numerados por Marly de Oliveira de 1/200 a 200/200, de 1/10 a 10;10 PA; de 1/10 a 10/10 PI, de 1/10 a 10;10 HC. Foi usado papel Renaud 200g branco para o texto e papel Debret 200 g creme para as serigrafias. Layout tipográfico de Campos Gerais / Washington Dias Lessa e Paulo Cesar Roxcha. Endadernação gráfica de Gláucia Altmann. Coordenação editorial de Guilherme Rodrigues.    Exemplar n. 197/200.  Col. A. M. (LA)

.

OLIVEIRA, Teresa Cristina Meireles deCarlos Drummond de Andrade. 

1987-  Décimo aniversário de sua morte – 1997. –  Sabadoyle.  São

Paulo : Massao Ohno, 1997.  16 p. “Ata n, 1209, de 16 de agosto de 1997,

aniversário dos dez anos de falecimento do Poeta.”   Folheto impresso em papel

couchê, nas oficinas da Lis Gráfica, edição de 500 exs. Capa: foto de CDA,

acervo Plinio Doyle. Formato 21×14 cm. Com a colaboração de Mauro Salles.

Col. A.M. (EA)

.

P——————————————————————————————————–

PACHE, Évanes.  Paisagem sobre o infinito.  São Paulo: Limiar, 2008.   79 p.  ilus 

isbn 978- 85-880753-88   Coordenação editorial de Norian Segatto.  Capa e projeto gráfico d K-CIO. Agente cultural: Eliana de Freitas.  Formato 21×21 cm. Apresenta uma perfuração nos extremos por onde passa um codão para amarrar o exemplar, cuja orelha final é também perfurada e cobre a parte dianteira do livro, num efeito original.  (EE)

PAIXÃO, FernandoPalavra e Rosto.  Gravuras de Evandro Carlos Jardim, Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2010. Capa cartão duro.  formato 18 x 27 cm. ISBN  978-85-7480-450-7  Col. A.M. (EE)

PAIXÃO, FernandoA Parte da tarde.  Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2005.32 .  Ilustrado de uma gravura original “A parte da tarde” em cores.  folhas sanfonadas. Capa de cartão duro.   ISBN 85-7480-306-5  Concepção e projeto gráfico: Ricardo Ohtake. Editor: Plinio Martins Filho.  Composição: Negrito Design Editorial.  Formato: 12×15,5 cm

PALLOTINI, Renata.Livro de Sonetos.  São Paulo: Massao Ohno [1961] caixa

com   cartões soltos  15 x 28 cm.  Col. A.M.

PASCOVITCH, PauloPoemário ao largo da memória.  Capa e ilustrações de Domenico         Calabrone.  São Paulo: Massao Ohno editor, 1973.  58 p.  ilus. p&b  formato  27x 15 cm.  Impresso nas oficinas da Gráfica editora L.P. M.. Desta edição de 300 exemplares foram extraídos em tiragem especial 50 exemplares contendo uma litografia 1:25 numerada, assinada e datada por Domenico Calabrone. Col. A.M.  (EA/EE)

PAULINO, Ana Maria. Jorge de Lima. São Paulo: edusp, 1995.  (Artistas

 brasileiros, poesia e pintura)  ilus. col.    formato 23×26 cm.   ISBN 85-3214-086-7   Inclui textos, poemas e imagens da criação pictórica do poeta Jorge de Lima.  Col. A.M. (EE)

PENIDO, Egberto.  No Giro do Vento. Ilustrações de Mônica Almeida.   Rio de Janeiro, 1984. s.p.  Layout de Hélcio Noguchi.   formato 18,26,3 cm   Col. A.M. (EE)

PERES, Wesley Godoi.  Rio revoando.   Ilustrações de Márcia Witchmann.  São Paulo:

 Com-Arte, 2003.  170 p.  ilus. Formato 16×23 cm. ISBN 85-7166-064-6Projeto gráfico, capa e editoração eletrônica de Tereza Harumi Kikuchi.  Tiragem de 5oo exs,  Capa papel Supremo 250 gr/mw e miolo em papel Pólen Soft 80 gr/m2 Impressão e acabamento Lis Gráfica..  Col. A.M. (EA)

.

PERRI, Flávio.  Vulcano / Thera.  Tradução para o italiano por Luciana Stegnano Picchio. 

 São Paulo: Edição do Autor, 2004.  57 p. formato 10×17 cm.   Plaqueta impressa em papel Color Plus Marfim, 120 g/m2 utilizando as fontes Garamond Condensed e Giotto. Capa em Vergê  Drummond Classic Areia, 240 g/m2. (EA)

PIGNATARI, DécioBili com limão verde na mão.  Ilustrações Daniel Bueno.  São Paulo: Cosac Naif, 2008.  80 p. ilus col. formato 15,5×30 cm.  Fonte Neutra; papel alta Alvura 120 gr/m2, tiragem 7000 exs. Coordenação editorial  Augusto Massi e Isabel Lopes Coelho. Projeto gráfico Luciana Facchini. Revisão Isabel Jorge Cury, de acordo com o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Livro de arte gráfica. Poesia infantil.  ISBN 978-85-7503-747-8  Col. A. M.  (LA)

PIGNATARI, DécioPoesia pois é Poesia. 1950-1970.  São Paulo: Livraria Duas Cidades,  1977.  191 p.  ilus.  Col. A. M. (EE)

PIGNATARI, Décio. Poesia, pois é poesia 1950-1975. Po&tc 1976-1986.  São Paulo: Editora Brasiliense, 1986.  261 p.  ilus. p&b.formato 14×20,5 cm.   Projeto gráfico Julio Plaza. Capa: Claudio Augusto da Rosa Ferlauto. Revisão: Pois é, oeis – Herbene Mattioli. Poetc – Mario R. Q, Moraes.  Inclui página desdobráveis. Monagem tipográfica admirável, considerando-se os recuros gráficos da época. Col. A. M. (EE)

PIGNATARI, DécioPoesia pois é Poesia.  1950- 2000.   Cotia: Ateliê; Campinas: Editora       da Unicamp, 2004.  ilus. col.  Col. A. M. (EE)

.

PINTO, José Alcides. Os Catadores de siri. A vida nos mangues do Recife.  Poesia

s.l. : Edições Urubu, 1964.  22 p.  formato 11×15 cm.  Cordel que não é cordel, explica o autor… edição bem rústica, no estilo cordel. Ilustrações  de Tsi Tai-Che, pintor chinês.  José Alcides Pinto é um dos nomes mais celebrados da poesia cearense, já falecido, com uma obra importante.   Col. A.M. (EA)

PIRES, Ézio.  A Beleza tem fome.  Brasília: Da Anta Casa Editora, 1990.  174 p. (Col.  Vagabundo 1)  Apresentação de Oswaldino Marques. Foto do autor na contracapa. Formato 12×19,5 cm.   Col. A.M. (EA)

PIRES, ÉzioPoema interrompido.  Brasília: 1987.  91 p. Impresso pelo Centro Gráfico do Senado Federal. Capa: Eloiza Gurgel. Formato 16×22,5 cm.  Col. A.M. (EA)

PIVA, RobertoCoxasSex fiction & delirios.  Ilustrações de MatyVitart.  São  Paulo:Feira de Poesia, 1979.  s.p. Coordenação gráfica de Massao Ohno.  Produção gráfica Miriam Straus.  Diagramação de Carlos Clémen.  Impresso na Planimpress gráfica e editora.  Formato 15,5×23 cm.  Exemplar autografado.  Col. A.M. (EE)

POEMA CAPITAL. OCHO POETAS DE BRASÍLIA, OITO POETAS DE BUENOS AIRES. edição / edición bilingüe.   Brasília: Eloisa Brasileira, 2011. 44 p.  Capa executada com pintura à mão, sobre cartolina comprada de catadores de papel. Tiragem de 200 exs, com apoio da Embaixada da Argentina no Brasil e pela empresa CTIS Printing Center. Formato 15,5x 21,5 cm. Inclui os poetas brasilienses: Nicolas Behr, Francisco Alvim, Cristiane Sobral, Paulinho Dagomé, Wilson Pereira, Luís Turiba e Anderson Braga Horta e os argentinos: Joaquín Giannuzzi, Daniel García Helder, Fabián Casas, Rodolfo Edwards, Horacio Giebeldon, Cecilia Pavón, Mariano Blatt e Juana Bignozzi, traduzidos por Marilia García, Angélica Freitas, Joca Reiner Terron, Eduardo Dalter, María Lúcia Verdi, Virna Teixeira, Jesús Barquet e Ricardo Domineck.  Col. A.M. (EA)

.

POETAS DA RUA DO IMPERADOR. Org: Eduardo Freyre de Magalhães Melo, Iran Gama, Paulo Bandeira da Cruz e Vital Corrêa de Araújo. Apresentação de Antonio Carlos Bastos  Monteiro.  Recife: Pool Editorial, 1986.74 p. formato: ~´23×31 cm. Capa: Vista do Recife, gravura do século XVIII. Bicos de pena da Rua do Imperador: José Gomes de Freitas Filho e Baltazar Buarque Borges. Patrocínio Governo Gustavo Krause. GOVERNO do Estado Pernambuco, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Secretaria da Fazenda.  Col. A. M. (EE)

PONTES, HugoDefesa de tese. Poemas sem fronteira. Belo Horizonte: Editora Mulheres Emergentes, 1997.  50 p. (Col. Almanach de Minas, v. V)   ilus. p&b.   Formato          cm.  Idealização e coordenação editorial: Tânia Diniz. Capa e ilustração: Isabela Prado. Foto do autor: Cido Junqueira.  Programação visual: Wagner Torres. Impresso pela Plurart´s.  Col. A.M.  (EA)

PONTES, Hugo. 18 poemas e 1 elefante. Elefante art. Poços de Caldas, MG: Edições pouco a porco, 2006.  s.p. [16 folhas] Formato    cm.   Inclui poemas visuais do autor, impressão artesanal caseira, grampeada. Col. A.M. (EA)

PONTES, Hugo. Nós.  Poços de Caldas, MG: Edição do autor, s.d.  s.p. [16 folhas] Formato    cm.  Inclui poemas visuais do autor, impressão artesanal caseira, grampeada. Col. A.M. (EA)

PONTES, HugoPoemas visuais e Poesias.  2a. ed.   São Paulo: Dix Editorial, 2007.  160 p.  ilus. p&b  ISBN  978-95-7419-636-7formato 11,5×20 cm.  Obra impressa em sistema digital com a tiragem de 300 exs.  Exemplar com dedicatória do autor. Col. A.M. (EE)

PONTES, Hugo. Pouco a porco. Poços de Caldas, MG: Edição do autor, s.d.  s.p. [16 folhas] Formato    cm.  Inclui poemas visuais do autor, impressão artesanal caseira, grampeada. Col. A.M. (EA)

.

POUCHAIN, Regina.Gôngora Minax.  Rio de Janeiro: Edições Sinal, 2000.  32 pranchas
soltas impressas sobre folhas de cores variadas.  
“Esta 2ª edição, própria por constat 32 pranchas (folhas soltas 29,5×42 cm na gramatura de 120 grs). “ Informa no colofão a existência de uma tiragem de 4º exemplares assinados pela autora, e dez “se darão ao luzo de uma polifonia cromáti9ca”. Consultoria gráfica de Wlademir Dias-Pino. Exemplar autografado pela autora.     Col. A.M. (EA)

POVOAS JUNIOR, Hélio.  L´Enfasi Sottili  presentazione di Luciana Stegnano Piccio.      Traduzione di Adelina Aletti.  Roma: Antonio Pellicani Edittore, 1998.  161 p.  

Capa: illustrazione di C. Cambelotti per “La Lettura – Rivista mensile del Corriere

dela Sera”, Milano 1914.  A editora inclui poucos poetas brasileiros, em edições bem cuidadas.  Ex. autografado. Col. A.M.  (EE)

PRADE, PériclesNos Limites do Fogo.  Desenhos de Cavani Rosas. São Paulo:

         Massao Ohno, 1979.  s.p.    Edição de 1500 exs. a cargo de Ila Pala, nas

oficinas da Gráfica Planimpress.  formato    x  .

PRADO, Adélia . Chorinho Doce. Poemas de Adélia Prado. Maureen Bisilliat – imagens.  São Paulo: Alternativa, 1995.   s.p.  ilus. col. Patrocinio Iochpe-Maxio. Formato   x   cm.  Maureen ilustra com rostos e paisagens do sertão, que ambientam e projetam os textos. Livro de circulação restrita, distribuição dirigida. Col. A.M. (EE)

PRESSOTTO, Carmen Silvia.Postigos.  Ilus. Américo Conte.

Porto Alegre: Vidráguas, 2010.   87 p. ISBN  978-85-62077-04-3  Orelha por Pedro Du Bois.  Capa e projeto gráfico de Ricardo Hegenbart, com o título vazado por corte de lâmina sobre o papel. Livro composto em Bookman Old Style e S Little Pot. Impresso na Gráfica Calábria em papel Offset 120 g/m2. Inclui um marcador de página com reprodução da capa. Inclui CD de áudio com 6 poemas lidos por Saulo Taveira.  Apoio: Escola de Rádio TV e Web. Col. A. M.  (EE) .

1º. FESTIVAL DE POESIA – COLETÂNEA.  São Luis. MA: Sindicato dos Servidores do Estado do Maranhão – SINDSEP-MA, 1997.  62 p.  12×20,3 cm.  Ilustrações Beto Nicácio e Rômulo Freire.  A seleção feita através de concurso, do qual participaram 154 poemas de 543 autores.  A Comissão Julgadora formada pelo poeta Nauro Machao, o compositor Joãozinho Rineiro e o jornalista e escritor Marcos Fábio Belo Matos.  Os premiados, na ordem: Fernando Nascimento Moraes, José Viana dos Santos e Francisco Araújo.  Col. A.M. (EA)

PROENÇA FILHO, Domício.  Oratório dos Inconfidentes  (Faces do verbo).  Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial, 1989.  119 p.  ISBN 85-85020-32-6Capa: “”Tiradentes” , têmpera sobre     tela de autoria de Cândido Portinari.  Reproduções de partes da imagem às páginas 122, 123 do livro “Portinari”, de Antonio Bento.  Impresso nas oficinas da Litografia Tucano S.A, formato 21×27 cm., em papel offset LD 120 gr/M2, no ano do bicentenário da Conjuração Mineira e do centenário da Proclamação da República Federativa do Brasil. Projeto gráfico e arte final de Rubens Faria Santos.  Ex. com autógrafo do editor Léo Christiano.  Col. A.M. (EE)

PULSO. [Antologia de poemas de Ana Cláudia P. Smaira, Anne, Antonio de Freitas Interlandi, Carlos Carvalho, Ciça Ohno, Eduardo Sinkevisque, Fábio Villela, Hylio, Maria Candia M. Cortes, Ronaldo Barcelos, Stachini.  São Paulo: Massao Ohno – Ricaro Redisch Editores, 1983.  S.p.  Capa: Óleo de Antonio Peticov.  Formato 15x22 cm. Impresso na Tipografia Aurora.  Col. A.M. (EA)

.

Q/R-------------------------------------------------------------------------------------------------

QUINTANA, MarioAntologia poética. Seleção e organização Ricardo Primo Portugal e Maria Eunice Moreira.  Tradução de Zhao Deming e Ge Xiaochen.  Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.  251 p.  edição bilíngue português – chinês.  Capa dura, sobrecapa.   Formato 26x20 cm.  ISBN 978-85-7430-617-9  Designer Lucas Sgorla de Almeida. Projeto gráfiaco do Musaeu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Impressão Gráfica Epecê. Apoio Consulado Geral do Brasil em Xangai, edição da Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.  Col. A.M. (EE)

.

QUINTANA, Mário.  Canções.  Ilus. Noemia.  80 anos.  3 ed. Porto Alegre; Rio de Janeiro:  Globo, 1986.  173 p.   ISBN 85-250-0161-9  Impresso pela Artes Gráficas Guaru  S.A., em Guarulhos, SP.  Edição comemorativa ao 80º aniversário de nascimento do autor 1906-1986.  Formato 21x27,5 cm.  Col. A.M. (EE)

.

QUINTANA, Mário.  Cem poemas. Ilustrações Milan Dusek.  Brasília: Confraria dos

Bibliófilos do Brasil, 2006. Edição comemorativa do centenário de

nascimento do autor (30 de julho de 2006). Tiragem regular de 351

exemplares, assinados pelo ilustrador e pelo editor responsável José Salles

Neto. Acondicionada em caixa dura e miolo em papel Chamois Bulk, 90 g e

na sobrecapa, papel fabricado à mão com fibras

vegetais.  Formato     cm  x   cm. Exemplar da Coleção A. M.

RAMADAN, EbraimO Beijo dos neurônios.  São Paulo: Massao Ohno / Roswitha Kempf  Editores,  1980. s.p. formato 15x23 cm.  Impressão na Poligráfica Fotolito Reprográfica. Tiragem: 2000 exs.   Col. A.M. (EA)

RAMALHO, Zé.   Carne de pescoço.  s.l.: sem editora, s.d.  (1982?)  Produção:

Departamento de Arte CBS. Ilustração: Totonho Laprovitera, diagramação e arte:

Thereza Piscitelli.  Formato 29,5 x 21 cm.  Papel couchê, capa dura. O exemplar na

coleção A.M. tem os autógrafos de Zé Ramalho, de João do Vale, e das cantoras

Miúcha e Amelinha. Coleção A.M. (EE)

REIS, LuizPoemas da seca e das cigarras.  Brasília: Centro Editorial/

Thesaurus, 2011.  77 p ilus. Edição supervisada por Tagore Alegria. Imagens criadas pelo autor. Diagaramação Gustavo Araújo. Arte da capa: Thiago Sarandy. Apoio do Fac.  Formato 13x20 cm  ISBN 978-85-64494-29-9

.

REIS, Luiz.  Reverter olhar. Brasília: Thesaurus; FAC-DF, 2006.  79 p.  Col. A.M. (EE)

.

RENAULT, AbgarSofotulafai.  Belo Horizonte: Imprensa da Universidade Federal de Minas Gerais, 1972.   Poema-livro escrito em 1951, tiragem de 400 exemplares, fora de comércio, assinados pelo autor.  Formato...    Col. A. M.  (EE)

RO, JoãozinhoPaisagem feita de tempo. São Luis do Maranhão: 2006.  102 p.

ilus.  Composto pela Dupla Criação em fonte Garamond, corpo 11.  Diagramação: Beto Nicácio, acompanhamento gráfico de Wilson Martins. Capa de Beto Nicácio. Ilustrações de  Érico Junqueira. Foto da 4ª capa apresenta reprodução do diploma do Jardim de Infância de João Batista Ribeiro Filho. Formato  20x20 cm.  Col. A.M. (EE)

RIBEIRO, Ésio MacedoDrama em sol para o século XXI. Edição comemorativa  48 anos de vida, 20 anos de casado 18 anos de poesia. Apresentação de Donizete Gal vão.   Brasília: Edição do Autor, 2011.  Formato 15x20,7  cm. Impressa em papel couchê Fosco LD 115g;mw (miolo) e pepel couchê Fosto LD 350 g/m2 (capa), composta com tipo Benton Sans. Tiragem: 300 exs. numerados e assiandos pelo autor. As fotografias (em cores) são do poeta tomadas em cidades italianas, Vaticano entre 2004 e 2005.  Projeto gráfico de Jairo Leite Bittencourt, composto e impresso na Athalaia Gráfica e Ediora. Exemplar nl 22. Col. A.M. (EE)

RIBEIRO, Ésio MacedoE Lúcifer dá o seu beijo.  Prefácio de Oscar D´Ambrosio.  São  Paulo: Massao Ohno Editor, 1993. 70 p.  formato 14x21 cm. Apresentação de Jorge Mautner na contracapa.  A capa reproduz a imagem da obra Retrato, óleo s/tela (1930) de Joan Miró. Revisão de Lygia Campos D´Ambrosio. Seleção e organização de Sérgio Montero e Oscar D´Ambrosio, Foto do poeta na última orelha (“lapela”, na acepção dos editores). Impressão Palas Athena. Inclui uma folha de errata no final do livro.  Col. A.M.  (EA)

RIBEIRO, Ésio MacedoMarés de amor ao mar.  São Paulo: Arte Pau Brasil, 1998.  s.p.  (Col. ah!, vol. 7) formato 13x18 cm. Projeto gráfico/editorial: Alonso Álvarez. Ilustração Renina Katz, Thermopolis 2, litografia, reproduzida/impressa em formato 9x13 cm e colada no início do livro. Inclui um poema-prefácio de Marcos Bagno.  Col. A.M. (EA)

.

 

RIBEIRO, Ésio Macedo40 ANOS. Edição comemorativa dos 40 anos do poeta. São Paulo: Giordanus, 2007.  40 exemplares numerados e autografados. [ completar dados]  Col. A.M.  (EE)

RIBEIRO, P. J.  Bonifácil.   Intervenções de Wlademir Dias-Pino.  Cataguases,

            MG: 2009.   46 p.  ilus.  Impressão: Fábrica de Livros do Senai.  Projeto editorial e

gráfico: Natália Tinoco.  Revisão: Joaquim Branco.  Colaboração: Regina Pouchain.

Formato …Coleção A. M.

RICARDO, CassianoA Face pedida. Antologia bilíngue.  Capa de Oswald de Andrade Filho.  Rio de Janeiro: José Olympio ed, 1950.  178 p.   Exemplar de coleção, com autógrafo.  Col. A.M.  (EE)

RICARDO, Cassiano.Martim Cererê: o Brasil dos meninos, dos poetas e dos heróis. Xilogravuras coloridas de Goeldi. 8.ed. Rio de Janeiro: Oficinas d’A Noite, 1945. (1ª ed. 1918) Tiragem especial de 210 exemplares numerados e assinados pelo autor.  A Brasiliana Itaú possui o exemplar no 27, encadernado juntamente com a 2ª ed. de Martim Cererê, com capa de Di Cavalcanti. (LA)

RICARDO, Cassiano.  Montanha russa.  E mais: um desenho animado, O BOI DE JIM HULL; uma pantomima, FESTA NO MORRO; uma fábula, REI TORTO, REI MORTO; e UMA TOADA PRA SE IR A BRASILIA.  São Paulo: Editoral Cultrix, 1960.  162 p. Impresso pela EDIPE.   Apresentação de Mário da Silva Brito. Edição convencional, mas bem cuidada. A editora não existe mais. Exemplar autografado pelo autor. Col. A.M.

.

RICARDO, CassianoPoemas murais  (1947-1948). Desenho da capa: Oswald de Andrade Filho.  Rio de Janeiro: José Olympio ed., 1950. 206 p.  1ª. edição.

Exemplar de coleção, com dedicatória.  Col. A.M.  (EE)

RICARDO, Cassiano.  Vamos caçar papagaios.  Capa por Belmonte.  São Paulo: Editorial Helio, 1926.  Bela capa no estilo Art Déco, com temática “verde-amarela” conforme os ditames do Modernismo da época. Exemplar da Col. Brasiliana Itaú.  (EE)

ROCHA, Carlos EduardoO Idílio. Poesia.  Salvador: Edições O ViceRey, 1979.  s.p.  Impressão nas oficinas da ABC Gráfica Offset Ltda, sob a supervisão gráfica de Abílio Cândido de Jesus, montagem de António Teixeira Lobo- Lay-out: Abílio Cândido de Jesus.  Editor: Nelson de Araújo. Consultor para Literatura e Arte: Carlos Eduardo da Rocha. Consultores para assuntos históricos: Fernando L. Fonseca e Valentín Calderón de Ia Vara. Consultor para as Artes Gráficas: Abílio Cândido de Jesus. Marcada editora: detalhe de gravura de Reiation d’un voyage fait en 7695, 7696 & 7697, aux cotes d’Afrique, détroitde Mageilan, Brésil, Cayenne et les ntiiies, de Froger (Amsterdam.A. chelte, 1699), exemplar da Biblioteca de Frederico Edetweiss, Cidade da Bahia. Fotografo e laboratorista da marca: Nelson de Araújo.  Col. A. M. (EA)

.

ROCHA, Carlos Eduardo daPoema do barco sem nome.  Desenhos de Aldemir Martins.  Salvador: Edições Oxumaré, 1977.   s.p   Edição de 1.000 exemplares, seiscentos deles para a Agropecuária Vale Verde S.A. patrocinadora da edição. Orientação gráfica de Calasans Neto. Composto e impresso em S.A. Artes Gráficas, a mesma empresa que edita os livros das Edições Macunaima, daí a semelhança física das edições das  duas editoras.   Formato 32 xs 23 cm      Coleção A.M. (EE)

RODRIGUES, AugustoDo livro da carne (brasílias invisíveis). Brasília: Thesaurus,    2011.  72 p.  ilus.  fromato 15×15 cm. ISBN 975-85-409-0033-2.  Edição de autor, impresso pela Thesaurus.  Projeto gráfico e capa: BrasiliaFazBem. Supervisão: Tagore Alegria. Da mesma forma que muitos livros canadenses, esta edição tem duas capas iguais e os textos vêm de cada das partes para o centro do miolo. Col. A.M. (EA)

RODRIGUES, Augusto27 poemas de Augusto Rodrigues.  Fotografia da jaqueta CAFI.  Recife: 1971.  Formato 22×30,5 cm.  “Acabou-se de imprimir em 25 de junho de 1971, na Tipografia Marista, Recife, com projeto gráfico da Mini Graf Programação Visual. Desta edição, composta em tipos da família Grotesca, foram tirados 2.116 exemplares, sendo: 10 de A a J, assinados pel autor, impiressos papel Ingres, Fabriano, acompanhados de um desenho original; 5, de L a P, pertencentes ao autor; 100 exemplares numerados de I a C e assinados pelo autor, impressos em papel Chambril, acompanhados de uma gravura original; 2.000 exemplares em edição normal, numerados de 1 a 200 e 1 exemplar manuscrito, acompanhados de 5 desenhos originais. O exemplar da Col. A.M é o exemplar n. C, assinado pelo Autor, com uma ilustração original assinada e dedicada ao Embaixador Carlos Muniz. (LA)

.

RODRIGUES, Geraldo Pinto.  Veio e via.  Capa e ilustrações de Rita Rosenmeyer.  São Paulo: Clube de Poesia, 1971. 149 p ilus.  Impresso por Brescia, Gráfica e Editora Ltda, sobre papel bem encorpado, edição de boa qualidade gráfica.  Col. A.M.

RUIZ, Alice.  Proesias.Ilustrações Xiloceasa. [Belo Horizonte]: Tipografia Acaia, 2010, 108 p. ilus. col.  Edição alternativa. Col. A.M.  (EE) [ completar dados]

ROSA, NoelA noiva do condutor.  Ilustrações de Laura Gorski,  apresentação de Mônica Soutelo.  São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2010.  s.p.  ilus. ISBN  978-85-7816-060.9  Texto complosto em Calibrik corpo 12/14,4 e impresso em papel Alta Alvura 150 g/m2 pela RR Donnelay. Editora Mary Lou Paris. Idealização e coordenação editorial de Irene Paris Buarque de Hollanda. Projeto gráfico e capa de Antonio Kehl e Laura Gorski. Formato 23,5×22 cm, capa dura. O Poeta da Vila criou esta “opereta” como um “revista radiofônica” em que completava as cenas com as letras de suas músicas, sobretudo as marchinhas. Um olhar enviesado sobre a mulher, hoje revelando um machista…  apaixonado, mas desdenhando… Col. A.M. (EE)

S———————————–

SACHS, ClaudePoesias inesperadas.  São Paulo:Gráficos Burti Editores / Massao Ohno  Estúdio, 1985.  s.p.  (Coleção Praia, vol. 10)   Capa: óleo de Paulo Calazans.  Formato 15×22 cm.  Col. A.M. (EA)

SACHS, ClaudeSolidões.  São Paulo: Massao Ohno Editor, 1987. s. p.  Capa: Paulo Calazans, óleo sobre tela 1986. Ilustrações de Silvia Regina Ragoni. Tiragem de 1000 exs, impressão Palas Athena.  Col. A.M. (EA)

SACIEDADE DOS POETAS VIVOS: volume  5 / organizadores Urhacy Faustino, Leila Micolis. Rio de Janeiro: Blocos, 1993.  110 p. ilus. p&b Formato:  24×21 cm.   Capa: Vande Rota Gomide, e o título da obra criada por Eduardo Feijó Netto Machado. Edição a partir de uma sugestão de Hugo Pontes, sendo a primeira antologia do gênero no país. Inclui os poetas: Joaquim Branco, Álvaro Branco, Eloésio Paulo, Geraldo Magela, Gilberto Mendonça Teles, Hugo Mund Júnior, Hugo Pontes, Jairo Jhade Galahade, J. Cardias, Marciel Belarmino Bezerra, Maynand Sobral, Omar Pereira, Philadelpho Menezes, Ricardo Alaya & Amelinda Alves, Roberto Kepler, Robervan Du Nascimento, Sebastião Nunes e Sérgio Monteiro  de Almeida.  Autores da geração pós-Concretismo, participantes de diversas tendências do que agora se convenciona intitular Poesia Visual: mail art (arte postal), poema-processo, usando novos meios de produção , difusão e circulação: xerografia, produção artesanal, desenho, computador, correios, exposições, etc.   Col. A.M. (EE)

SAHEA, Marcelocarne viva. poemas.  S.l.: Edição do autor, 2003.  76 p.  ilus. formato

 13×10 cm.  Capa, diagramação e arte do Autor, utilizando ilustração de Pietrona da Cortona (1596-1669)Impresso na cor vermelha. Apareceu originalmente com e-book.

 

SAHEA, Marcelonada a dizer.  São Paulo: AnnaBlume, 2010.  (Coleção [e]  Editorial)

.

SALAZAR, Jussara.  Inscritos da Casa de Alice.  Ouro Preto, MG: Gráfica Ouro Preto,.      1999.  s.p. 29×15 cm  (EA) completas dados

SALOMÃO, Wally; ZERBINI, Luiz.  A Vida é paródia da arte.  S.l.: Dantes Editora, 2002.  6 folhas soltas, em capa dobrada de três partes, pintada por Luiz Zerbini “para o selo Dois Irmãos, uma associação do Garcia e Rodrigues e Dantes Editora. Formato:   16×34 cm.  Tiragem: 300 exemplares assinados pelo poeta e pelo ilustrador. Col. A. M., exemplar n. 184.  (LA)

SANT´ANNA, Affonso Romano de.  A Grande fala do índio guarani perdido na história e   outras derrotas. (Moderno Popol Vuh).  Rio de Janeiro: Summus Editora, 1978.   108 p.  formato 24×23 cm. Produzida simultaneamente uma edição especial de luxo          em tiragem limitada e uma edição em acabamento brocurado. Col. A. M. com capa      dura e sobrecapa.  (EE)

.

SANT´ANNA, Affonso Romano de.  O Homem e sua sombra.  Ilustrações Maria

Angela Biscaia.  Porto Alegre: Alegoria, 2006  Col. A.M. (EA)  completar dados..

SANT´ANNA, Affonso Romano de.  A Morte da baleia.  Desenhos de Elisa Villares de Freitas. Rio de Janeiro: Berlendis & Vertecchia Editores, 1981. s.p.   15.5×22,5 cm  Coll. A.M. (EE)

SANT´ANNA, Affonso Romano de Ver também: COLASANTI, Marina; SANT´ANNA, Affonso Romano de.

SAVARY, Olga. Altaonda. Ilustrações do Calasans Neto. São Paulo: Massao Ohno,

1970. 48 P. Edição de mil exemplares. Formato 32X22 CM Col. A.M. completar

dados (LA ?) 32 x 22 cm, 48 p.

SAVARY, OlgaEden Hades.  Poesia.  São Paulo: Massao Ohno Editor, 1994.  64 p. (Coleção Poesia Brasileira)  Capa e retrato de Olga Savary por Guita Charifker. formato 16×19 cm.  Impresso na Gráfica Palas Athena. Tiragem de 1500 exs. Metade do livro dedicado à bibliografia e à fortuna crítica da autora.  Col. A.M. (EA)

SAVARY, OlgaMagma.  São Paulo: Massao Ohno – Roswitha Kempf Editores, 1981?  s.p. Capa: óleo de Tomie Ohtake.  formato 15×22 cm.  Col. AQ.M. (EA)

SAVARY, OlgaRetratos.  São Paulo: Massao Ohno, 1989.  s.p. ilus. Prefácio de Dalma Nascimento.  Capa: Retratos, óleo de Kazuo Wakabayashi.  Ilustrações: nanquins de Henri Matisse. Inclui um “auto-retrato possível”  de Olga Savary.  Tiragem de 1000 exs. formato 16×15,5 cm.   Fotolito: Laborgraf. Composição e impressão: Palas Athena.  Hai-kais, com uma apresentação da autora sobre a seu processo criativo neste formato. Col. A.M. (EA)

SAVARY, OlgaRudá.  Rio de Janeiro: UERJ, s.d.   Capa em papel kraft com um espaço livre, para ver-se o titulo do livro na folha de rosto. Folhas soltas numa carpeta  Formato 14,5×27 cm. Exemplar autografado. Col. A.M. (EE)

SAVARY, Olga.  Sumidouro. Desenhos de Aldemir Martins.  São Paulo: Massao Ohno / João  Farkas / Editores, 1977.  s.p. ilus. p&b Prefácio de Nelly Novaes Coelho. Orelhas do livro grande, com ilustrações, papel duro, encorpado,  formato 15,5×21,5 cm. Composição: Paika Realizações Gráficas Ltda.  Fotolito: Reprotécnica. Tiragem de 2000 exs.   Exemplar autografado pela autora. Col. A.M. (EE)

SCARELLI, Maria Aparecida.  Um leão e o atlântico.  São Paulo: Massao Ohno, 1993.  82 p   Capra: Bill Lubic, Plo Ártico, 1987.  Impressão Palas Athea. Tiragem de 1000 exs., formato 14×21 cm. autografado. Col. A.M. (EA)

SCHMIDT, Augusto Frederico. Canto da noite. 8 litografias de Santa Rosa. 2.ed. Rio de Janeiro: Alvorada Edições de Arte, 1945. 24x33cm. 137p. Brochura. A capa contém pequena vinheta, cada poema é seguido de um pequeno desenho com figuras e símbolo astronômicos e as litografias, de página inteira, são assinadas a lápis. Poemas de Canto da noite: Canto da noite; Compreensão; Os prisioneiros; Morte de home; Silêncio depressa; Nascimento da música; Aparição do amor; Poema I; Despedida I; Momento; A visita; A janela de abri; Morte da Índia; São Pedro; Poema II; Jugo; Destino; Gênese I; Gênese II; Céu escuro; Estrela Morta; Apocalipse; Tristeza desconhecida; Despedida II; A que perdi; Saudade; Descanso; Soneto; Convite; O grande momento; Aparição da amada; Elegia; Mar; Primavera I; Duração; Núpcias I; Núpcias II; Primavera II;  Noiva; Paraíso perdido; Dorme; Quando; Cairei de joelhos. Poemas de Ausência de Luciana: Os príncipes; Canção de breve serenidade; Amor; Descida; Canto da madrugada; Poema de 21 de junho; As desaparecidas; O martírio das luzes da ladeira; Por que chorar?; Adeus!; Paz dos túmulos.   Exemplar no 34, comprado pela BCe da UnB à Livraria Sã José.

SCLIAR-CABRAL, Leonor.   Memórias de Sefarad.  Ilustrações de Rodrigo de Haro.  Florianópolis: Livros de Athanor, 1994.  144 P.  ilus.    formato 31×22 cm. Col. A. M.   ()

SCOTT, Paulo; LAERTEO Monstro e o minotauro.  São Paulo: Dulcinéia Catadora, 2011.  36 p.  ilus.  Ilustrações de Laerte.  Capa de papelão comprado de cooperativas de reciclagem e pintada a mão. Todas as capas são diferentes, podem ser pintadas por mais de uma das crianças convocadas para o trabalho. Col. A. M. (EA)

SEABRA, Carlos. Haikais e que tais. São Paulo: Massao Ohno, 2005. Edição de

         500 exs. formato… Col. A.M.

.

SEIXAS, Cid(Cid Seixas Fraga Filho).  O signo selvagem. Metapoema.

Salvador: Margem, Departamento de Assuntos Culturais – SMEC,

Prefeitura da Cidade do Salvador, 1978.  22 fls.   21×15 cm.   (capa-envelope contendo 21 folhas soltas com as partes do poema)   Col. A,M.(EA)

SILVA, Alberto da Costa e. A roupa no estendal, o muro, os pombos.Lisboa, 1981. 14x20cm. 10 poemas. Exemplar com dedicatória do autor para Catarina Helena Knychala.

SILVA, Lilia A, Pereira daEstrêla descalça. Capa e ilustrações e Manabu Mabe.  São Paulo:  Massao Ohno editora, 1960.  47 p.  ilus. (Coleção dos Novíssimos, outubro 1960).  Um dos primeiríssimos títulos publicado pelo jovem editor, que ostentava um logotipo na contracapa (que não usou nas décadas seguinte, mudando a razão social de “Massao Ohno Editora” para Massao Ohno editor). Não informa sobre tiragem, tipo de papel, mas a edição é esmerada e revelava um novo estilo de edição de livros  no país. As ilustrações em papel diferenciado, dando realce às ilustrações.O livro recebeu os Prêmios DF. Do México e 1ª Bienal do Livro, São Paulo, Poesia, 1960. Col. A.M. (EE)

.

SILVA, Lilia A. Pereira daSerenata do abismo.  [São Paulo]; Edições Alarico, 1963. 

 141 p.  ilus.   Ilustrações de Lília A. Pereira da Silva, Giselda Leirner, Darel Valença, Marina Caram, Oswaldo de Andrade, Eurydice, Quirino da Silva, Vitoria Grassmann, Tereza D´Amico, Raymundo de Oliveira, Mario Gruber, Sylvio Jaguaribe Ekman, Clovis Graciano, Paolo Maranca, Flávio de R. Carvalho e Mariane Peretti.   p&b  Sobrecapa.  formato 35,5×26,5 cm. Inclui uma “Errata” ao final. Col. A. M. ex. autografado pela autora. (LA)

SILVA, Wilmar. Anu.  Cochabamba, Bolívia: Editorial Yerba Mala Cartonera, 2010.  36 p.  Edição artesanal, sendo a 10ª. edição deste poema do Autor, feita na Imprenta “Magda I” como colaboração com projeto que é confeccionado com capa de cartão recolhido por catadores, “proyecto social cultural y comunitário sin fines de lucro”.  Capa pintada à mão. Formato 15,5 x. 24 cm. Col. A. M. (EA)

SILVA, WilmarArranjos de pássaros e flores.  Belo Horizonte: Asa de Papel, 2011.  72 Pisbn 9778-85-64158-08-5 “Orelha” escrita por Anelito de Oliveira. Editora: Roberta Blasco, coordenação editorial de Álvaro Luís Gentil Pereira, projeto gráfico de Marcelo Xavier e produção de Délio Campos. Capa papel kraft. Formato 16×19 cm., miolo em papel p´plen sft 80 gramas, tipologias Helvetica e Manuscritos, na Gráfica Formato. Col. A.MN. (EE)

SILVA, Wilmar. Disson Ânsias.  Belo Horizonte: ASBRAPA,    1993.  62 p. ilus.  Planejamento gráfico: Aguilar Pinheiro.  Composição & diagramação: Acesso Comunicação & Propaganda.  Capa e ilustrações: Kátia Maria. Capa com proteção de plástico. formato 13×21 cm. Col. A.M. (EE)

SILVA, WilmarEstilhaços no Lago de Púrpura.  Astillas en el Lago Púrpura. Tradución: Cristiane Grando e Angel Ortega. Débris sur un Lac Pourpre. Traduction: Tânia Alice. Shatters in the Lake of Purple.  Translation: Leonardo  Magalhaens (Revisão Laia Ferrari). 3 ed. Belo Horizonte: Anome Livros; Santo Domingo: Centro Cultgural Brasil – República Dominicana; Embaixada do Brasil na República Dominicana, 2009.  154 p. formato 17×21 cm.   Projeto gráfico: Sebastian Moreno e Wilmar Silva. As capas apresentam perfurações para permitir a leitura do nome do autor e do livro impresso na verso da orelha. Numa das faces da capa o título em português, na outra, de cabeça para baixo, títulos em espanhol, francês e inglês, para uma edição em que cada capa dá início a uma parte do livro que vai até a metade do miolo, como é comum em edições bilíngues de livros canadenses.  Col. A.M. (EE)

.

SILVA, WilmarZ a zero. Belo Horizonte: Anome Livros, 2010. 144 p. (Coleção aatopias, 3). Posfácio de Fernando Aguiar. ISBN 978-85-98378-56-5; Formato 20×20 cm. Trabalho gráfico excepcional. Editor: Mário Alex Rosa, design de Runbens Rangel. Col. A.M. (EE)

SILVESTRIN, Ricardo.  Transpoemas. Ilustrações Apo Fouser.   São Paulo: Cosanaif, 2008.   40 p.  ilus. col.  Formato 16X23 cm  ISBN 978-85-7503-748-5

SIQUEIRA, Lau.  Texto sentido. Capa: Constança Lucas. Recife: Ed. do Autor, 2007.  65 p.  (Produção Edições Bagaço) formato 14×21 cm  Col. A.M. (EA)

SONETÁRIO BARNASIANO. Anarquia Brasileira de Letras.  Antologia.Org. Wilson Roberto de Carvalho de Almeida. Brasília: Utopia, 2011. 78 p formato 14×21 cm. Inclui sonetos de Alexandre de Paula, Cesar Veneziani, David Moura, Magmah, Mailton Rangel, Nilson, Tiago Oliveira, Valdeci Alves de Alameida, Wilson R e Yvanna Oliveira. ISBN978-85-400-0172-5 M Col. A.M. (EA)

SÓTER.Navegante ao Léu. Artes: Zé Nobre. Brasìlia: SEMIM edições, 2011.  111 p.  Apoio  SINPRO.  ilus. col.  ISBN978-85-98835-09-7

Edição alternativa, fora de comércio, capa em papel cartão 250 g/m2  com aplicação de verniz em detalhes do cabelo da figura (Sóter) e miolo em papel offset 90 g/m2.  Inclui uma série de composições com fotografias de poetas e artistas e amigos do Grupo Lira Pau-Brasília nos anos 70 do século XX:  Sóter, Renato Matos, Mamcaz, Nicolas Behr, Aluisio Batata, Chico Alvim (Francisco Alvim), Luiz Turiba,Chacal, Nonato Veras, Aldo Justo,Gerti, Gato, Teca, Paulo Tovar. Impressão  esmerada, projeto gráfico e montagem de Zé Nobre. Formato   x   .  Não informa tiragem.Col. A.M.

SOUSÂNDRADEO Guesa.   Prefácio de Augusto de Campos. São Paulo: Anna Blume, 20??.  (Demônio Negro)  382 p.  Capa dura  com impressão tipográfica sobre tecido alemão feita pelo editor. edição para colecionadores. Pela primeira vez, desde a última impressão inglesa no fim do séc. XIX, este livro é recomposto e impresso em edição não fac. similar, mantendo-se a ortografia da época, num projeto gráfico que recupera a estética oitocentista. Edição limitada de … exemplares.   Col. A. M. (EE)

SOUSÂNDRADE.Ver. tb: CAMPOS, Augusto; CAMPOS, Haroldo. A originalidade do poeta. Memorandum.

SOUSÂNDRADE. Poesia e prosa de SousândradeVer tb.: WILLIAMS, Frederick H.;  MORAES, Jomar. Poesia e prosa de Sousândrade.

SOUZA, José HélderSonetos de São Luiz.  Brasília: 1981.  75 p.  ilus. (Coleção Machado de Assis, vol. 45) Ilustrações e capa de João Luiz Valin Batelli.  Impresso no Centro Gráfico do Senado Federal.  Autografado.  Col. A.M. (EA)

.

SPINOLA, AdrianoFala favela.  Fortaleza: 1981.

FALA FAVELA foi encenada, pela primeira vez,  em 1980, no Teatro Paschoal Carlos Magno, Teatro Universitário Universidade Federal do Ceará, pelo Grupo GRITA, dirigida por José Carlos Matos. Este livro, de edição modesta mas considerado precioso e de difícil acesso, revela os poetas que serviram de base para o espetáculo.  COMPLETAR DADOS.    Col. A. M.  (EA)  Ver também: ESPINOLOA, Adriano.

.

T——————————————————————————————————-

TÁPIA, MarceloO Bagatelista. poesia (1983-1984)   São Paulo: Edições Timbrem 1985.   s.p.  formato 9×18 cm.  Projeto gráfico e diagramação de Marcelo Tapia. Capa: xilogravura sec. XVI (detalhe). Inclui fotos de Pérola Wajnsztejn / irco “!copiadora plágio”. Fotocomposição: Studio Artgraph. Ideogramas caligrafados pr Héctor Olea. Produção Oficina gráfaica Ruy Pereira/Marcelo Tápia.  Col. A.M. (EE)

TÁPIA, Marcelo.  Primi Tipo.  São Paulo: Massao Ohno, 1982.  folhas soltas em carpeta de  cartolina.   ilus. 32 x 22cm. Inclui poemas visuais em projeto gráfico vanguardista.   Col. A.M.  (LA)

TAVARES, Odorico.   Livro de Luciano. Capa e ilustrações de Calasans Neto.  Prefacio de

Jorge Amado.  Salvador:  Edições Macunaima, 1976?   s.p.  Formato 32 x 23,5 cm.

Tiragem limitada de 300 exemplares, composta e impressa em S. A. Artes Gráficas.

TEIXEIRA, Cleber. Oito Poemas: primavera de 80 em Sambaqui – SC.  Ilha de Santa Catarina, Editora Noa Noa, 1982. 17x24cm. 9 folhas soltas dentro de um estojo. Composto e impresso manualmente na oficina da Editora Noa Noa com tipos romanos, corpo 16, sobre papel Symetrique, 120g. Exemplar de Catarina Helena Knychala.

―. Armadura, espada, cavalo e fé: fragmentos 1 a 21. Segunda edição aumentada. Rio de Janeiro: Noa Noa, 1979. 17x24cm. Capa contendo 8 cadernos soltos. Linoleogravura de Raquel Feberbaum na capa; reprodução de desenho de Iberê Camargo precedendo os poemas. Exemplar de Catarina Helena Knychala, em papel Hilmory e Raffaello Fabriano. Exemplar da primeira edição, de 1971, tiragem de 150 exemplares em papel Raffaello Fabriano, com dedicatória do autor para Oswaldino Marques. 

TIGRE, Bastos; SOLDON, RenatoMusa gaiata (Antologia da Poesia Cômica

Brasileira).Edição completa.  Rio de Janeiro: Editorial Unidade Limitada, 1949.

130 p.  Impresso na ”Emprêza “O PAPEL”” R. Lavapés, 538, em São Paulo. A edição inclui dois “fascículos” que teriam sido divulgados em Julho e em Agosto de 1949,  e os autores puseram o endereço (Rua Debret 23 sala 312 – Rio de Janeiro) oferecendo a remessa de futuros fascículos pelo correio. Pretendem resgatar e divulgar a “literatura humorística” e preservar a memória nacional.  Col. A.M. (EA)

.

TRANSCRIAR.  Org. Julio Plaza. Museu de Arte Contemporânea – USP  2 a 9 de setembro de 1985. Centro Cultural São Paulo.  12a 30 de setembro de 1985. Sala Expressão Nova.  São Paulo: 1985. ilus. TRANSCRIAR é uma seleção de Traduções Criativas e transcodificações entre as artes, nos códigos da Poesia, Artes plásticas e Literatura, nos diversos meios: videotexto, holografia, instalação ambiental, filme S-8, heliografia, fotografia, cartazes e objetos, entre outros. De reSto, a Tradução Criativa, confirma Borges, “ilustra a discussão estética”. Participaram do evento a elite da época, destacando-se Alice Ruiz, Augusto de Campos, Carlos Valero, Décio Pignatari, Erthos Albino de Souza, Haroldo de Campos, JuliO Plaza, Omar Khouri, Paulo Leminski, Régis Bonvicino, Ronaldo Azeredo e Villari Hermann. Edição limitada, circulação restrita.  Col.  (EE)

u/v/w————————————————————————————-

VALINI, AbelInfinito pessoal.  Capa: gravura de Guilherme de Faria.  São Paulo: Massao Ohno, 1984.   s.p.  formato 13,5×21 cm.  autografado  Col. A.M. (EA)

VALINI, AbelJuntos.  São Paulo:  Massao Ohno Editor, 1983.   s.p.    completar dados  (EA) 

VARELA, Alex. Em Ítaca. Ilha de Santa Catarina: Editora Noa Noa, 1985. 100 p.  (EA)

VIANA,  Arildo de Toledoprimeiro canto da mulher amada. poesia.   São Paulo: Massao  Ohno; João Farkas Editores,  1977.  s.p.  ilus. p&b. formato  20 x 27 cm. Apresentação de   Marcelo de Almeida Toledo. Impressão na Gráfica Cordial. Col. A.M.  (EA)

.

VIANNA, Fernando Mendes.   Ah!  Zaragoza, España: El último parnaso, 1998.  125 p.   (Colección El último Parnaso, 18)  formato  “15,3×11 cm.   “Traducción a cuatro manos de Fernando Mendes y Ângela Ibáñez”. Desenho e projeto gráfico de Juan Fo. Nevado y Ana Torres.   Colección dirigida por Javier Tenias y Raúl Herrero “Claudio”, tiragem limitada e circulação dirigida. ISBN  84-95049-07-4. Col. A. M.  (EA)]

VIEIRA, Paulo. livro para pescaria com linha de horizonte. Ilustrações d´Arcy Albuquerque. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2008. Edição conjunta: impressão textual e em Braile, com o apoio da Fundação Dorina Nowill para Cegos.  Formato  18×30 cm. ISBN  978-85-87690-70-8 e  IBSN 978-85-7383-403-1

Os poemas foram premiados no IV Concurso da Casa de Cultura Mário Quintana. (EE)

VILLARREAL, José Javier, trad. ESTRELLAS PÁJAROS. Treinta y dos poemas brasileños del siglo XX. Edición de José Javier Villarreal.  Monterrey, México: Universidad Autónoma de Nuevo León, 2005.   ilus. col.  Edição bilingue português e espanhol. “Edición conmemorativa del 25º aniversario de la Capilla Alfonsina Biblioteca Universitaria”.   ISBN 970-694-220-3  formato 21,5×21,5 cm. Ilustrações de diversos artista mexicanos, em cores, sobre papel couchê.  Inclui poemas de Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Mário de Andrade, Cassiano Ricardo, Jorge de Lima, Ribeiro Couto, Sérgio Milliet, Dante Milano, Murilo Mendes, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Adalagisa Nery, Augusto Frederido Schmidt, Mário Quintana e Lúcio Cardoso.  Col. A.M. (EE)

.

WANDERLEY, Sidney.  Hai quase. Jaboatão, PE: Editora Guararapes, – EGM, s.d. sanfonado. Edição artesanal e limitada, do editor Edson Guedes de Morais. (EA)

WENKE, Paula. Zoom in Zoom out.  Poesia multimídia.Rio de Janeiro: Personal, 2010. 179 p. ilus. col. Capa: Gito. Formato 15×21 cm.  Fotos de Lígia Caboclo, Bruno Wenke Teixeira e Tarcísio Candido. Inclui um CD com a trilha musical Zoom In, composta pelo pianista Pablo Lapidusas, e leitura de poemas.  Col. A. M.  (EE)

.

WILLER, Claudio.   Jardins da Provocação.  São Paulo:Massao Ohno 0 Roswitha Kempf, 1981.  95 p  Capa: Élvio Becheroni.  Apresentação: Marcos Faerman. Revisão e supervisão gráfica: Ricardo Radisch. Diagramação e arate: Toninho Mendes. Composição  e fotolito: Caminho Editorial.  Impressão da capa: Gráfica Raízes. Impressão do miolo: Santos Marcondes A.G.  Edição de 1500 ex.  formato 18×27 cm. Ex. com autógrafo do autor. Col. A.M. (EE)

.

WILLIAMS, Frederick H.;  MORAES, Jomar. Poesia e prosa de Sousândrade. São Luis: Edições AML, 2003.   536 p ilus. col.  formato 32 cm x 22 cm

Inclui toda a obra de Sousândarade: O Guesa e O Guesa, o Zac. Novo Éden.

Harpa de Ouro e Liras Perdidas (fac-símiles  dos manuscritos e textos apurados).

Trabalhos em Prosa. Documentos e Assuntos Diversos. Projeto da Primeira

Constituição do Estado do Maranhão. Col. A.M.  (EE)

WIS, LuicianaVida.  São Paulo: Massao Ohno Editor, 2000.  291 p.  Capa: Umbigo, escultura de Cristina Rogozinski. Impressão Lis Gráfica, formato 14×21 cm.  Col. A.M. (EA)

.

WOJCIECHOWSKI, Antonio Thadeu.Poemas.Curitiba:  edição do autor, 1983.     60 p. Formato: 21×16 cm.  Não apresenta folha-de-rosto nem informaçãoes sobre a edição, Reproduzimos a capa e a sobrecapa em que aparece uma foto do poeta recortada e dividida.  Col. A.M.  (EA)

x-y-z———————————————————————————————

XAVIER, Jayro JoséEnquanto vivemos.   Rio de Janeiro: Achiamé,   1981. 

         Apresentação Alfredo Bosi.   Edição de 1.000 exemplares, impressa em

papel off-set 75 g para texto e 180 g para capa, composta em caracteres

Times Roman, corpo 10 para o texto e corpo 36 para os títulos. Acompanha

uma ilustração de Júlio Görke, impressa em separado.

XISTO, PedroAs águas glaucas.   Rio de Janeiro: Berlendis e Vertecchia, 2006.   66 p.  formato 17×17 cm.  ISBN: 9788577230044   Col. A. M.  (EE)

XISTO, PedroCaminho.  Rio de Janeiro: Berlendis & Vertechia, 1979. 214 p. formato 21 cm x 21 cm   Col. A. M. (EE)

XISTO, Pedro.  Poesia em situação.   Capa de J. Figueirêdo.  Fortaleza, CE: Imprensa Oficial, 1960.  30 p. ilus. formato 21,5×115 cm.    O texto deste folheto, revisto pelo autor, foi originalmente publicado na Fôlha da Manhã, 4 e 18 de agosto e 1º e 15 de setembro de 1957, São Paulo, iniciando a crítica especializada em poesia do referido jornal.  A iniciativa da publicação coube ao “Grupo Concreto do Ceará”: Antônio Girão Barroso, Alcides Pinto, Arialdo Pinho, Anfrisio Rocha Neto, Eudes Oliveira, Eusélio Oliveira, Francisco Barroso Gomes, Humberto Espínola, João Adolfo Abreu Moura, Pedro Henrique S. Leão.  Col. A. M.     (EA)

XISTO, PedroToronto pomes.  Toronto, Canadá: Ganglia Press, 1968. Edição rudimentar mas  versão ou criação em inglês em forma manuscrita/ilustrada pelo autor publicada em Toronto, Canadá, hoje peça rara, restrita a poucas coleções especializadas em Concretismo e Poesia Visual. O título inclui a palavra “pomes” e não “poems”.   Formato xxx.  Col. A.M. (EA)

XISTO, Pedro.   Vogaláxia.  Tabulação labutação: Erthos Alnino de Souza.   São

         Paulo: Edições Invenção; Salvador: Artes Gráficas S/A, 1966.  8 p. formato

33×22,5 cm.  Edição especial de poesia do movimento concretista.

Concretismo.  Coleção A. M.

ZIRALDO. Ave Jorge. Ilus. de Antonio Maia.  Coordenação de Donatella Berlendis.  São Paulo: Berlendia & Vertecchia, 1987.   s.p.      ilus. col. (Arte para criança)  formato  25X17,5 cm.  Capa dura.  “Prêmio Jabuti “Melhor obra editorial” Coleção – Ano 1986.” Edição com o auxílio do Fundo Internacional para a Promoção da Cultura – UNESCO.  A proposta da coleção é encomendar textos de escritores e poetas para que ilustrem um conjunto de pinturas ou desenhos de artistas renomados, com toda liberdade, como explica Eliana Yunes: “as imagens não funcionam como ilustração”.  Col. A. M. (EE)

Antonio Miranda e Catarina Helena Knychala (com uma escultura de Antonio Miranda ao fundo).

Foto tomada na Biblioteca Nacional de Brasilia, por Juvenildo Moreira, 2011.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s